Refletir sobre a vida e sobre os caminhos que se entrelaçam com o esporte faz com que voltemos o olhar às nossas atividades e sobre o que queremos fazer na nossa vida cotidiana. E hoje vamos contar a história da Raiza Goulão Henrique, atleta olímpica brasileira de Mountain Bike.
A atleta nasceu em 28 de fevereiro de 1991, natural da cidade de Pirenópolis, no interior do estado de Goiás. Atua hoje como atleta olímpica de Mountain Bike na modalidade Cross Country, treinando como atleta profissional há mais de 12 anos.
Atualmente percorre pelo Brasil e mundo afora nas competições e campeonatos em que participa. Ela mantém muito viva a vontade e desejo por se aprimorar cada vez mais no que faz.
![](https://blog.bikeregistrada.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Seguro-v2.jpeg)
Diálogos entre história de vida e relação com o ciclismo de Raiza Goulão
Desde quando era bem jovem, Raiza Goulão sempre foi muito proativa. Ela se envolveu em todos os projetos de esportes de sua cidade, como natação, vôlei, capoeira, basquete, sendo sempre muito ativa em suas atividades.
Ela não nutria esperança de se tornar atleta profissional, mas todo o seu percurso a levou para esse caminho. Assim, como toda criança tinha sonhos, ela conta que desde pequena sonhava em ser jogadora de basquete.
Por ser a caçula da família, acabou encontrando muitas dificuldades nesse caminho para realizá-lo. Uma vez que não pôde sair de casa para estudar e/ou ir atrás de seus sonhos, o que fez seguir sua carreira profissional por outro caminho naquele momento.
A competidora se formou em administração, tendo trabalhado na área por um período, momento ao qual ainda não tinha tido contato próximo com o ciclismo.
Foi conhecer mais sobre o ciclismo em um determinado período que trabalhava em um café de sua cidade, onde começou a comprar peças de bicicleta com o dinheiro de seus primeiros salários.
O que Raiza conhecia até então sobre ciclismo era a respeito das competições que via na televisão. Isso é algo que hoje pode ser avaliado como superficial, uma vez que os conteúdos exibidos nunca foram mais a fundo dos campeonatos e da grandiosidade que é esse esporte.
Foi a partir de um convite de um de seus amigos para assistir uma prova de ciclismo na cidade de Corumbá de Goiás que Raiza sentiu mais forte seu desejo em seguir na área.
A partir desse contato inicial, a atleta começou a participar de provas na cidade, conheceu muitos ciclistas do seu município, além de ter feito parte de um grupo de mulheres que começou a pedalar pela região.
Raiza relata que depois disso sua relação com o ciclismo mudou, tendo acontecido de forma muito espontânea, uma vez que vivenciou muitos percalços e adversidades no caminho.
Sendo que sua dedicação e determinação naquilo que almejava foram determinantes para prosseguir na luta pelo que gostaria de viver em sua vida com o ciclismo.
Percursos de sua carreira profissional, conquistas e sonhos de Raiza Goulão
Ela possui uma série de títulos ao longo de seu percurso profissional, sendo:
- tricampeã Brasileira de MTB Elite Feminina;
- Bicampeã do Brasil Ride Elite Feminina;
- 1° Lugar Pan Americano na Colômbia Elite Feminina;
- 1º Lugar Copa Internacional no Chile;
- 1º Lugar Taça Brasil Mairiporã;
- 1º Lugar Taça Brasil Goiânia;
- 1º Lugar Estrada Real Mariana;
- 1º Lugar CIMTB Araxá;
- 1º Lugar Taça Brasil XCO Amparo.
Enfim, conquistas que passaram e que permeiam toda sua trajetória de vida. Entre essas e tantas outras conquistas, a profissional conquistou também a medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de 2014 na cidade de Santiago, Chile.
Representou também o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2015, terminando em 5º lugar na categoria cross-country. Em 2016, conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Verão, terminando a fase de qualificação e competição em 20º, estando entre as 20 melhores nações no ranking mundial.
Sobre o futuro, Raiza Goulão não pretende abandonar o ciclismo tão cedo. A atleta têm metas concretas que impulsionam ainda mais todo seu esforço e dedicação para continuar a ter alta performance nessa modalidade. Seu maior desejo é conseguir uma vaga para as Olimpíadas de Paris em 2024.
Atualmente, a competidora faz parte da equipe Squadra Oggi, composta por uma equipe com ciclistas de todo o Brasil que possuem muita competência e com foco na competitividade, que representam a marca em trilhas e provas de Mountain Bike.
Dessa maneira, acredita que a prática de esportes é fundamental para a construção de um indivíduo e de uma sociedade mais saudável, é um dos valores que a Oggi traz consigo em suas ações, além de seus equipamentos e bicicletas de excelente qualidade.
Cuidados com a saúde
Os cuidados diários que Raiza precisa ter em seus treinos incluem atividades para manter um bom condicionamento físico a fim de preparar o seu corpo para as competições; o seu estilo de vida; e outras práticas podem contribuir significativamente para a longevidade e alta performance no ciclismo.
Cuidados com a sua alimentação, estilo de vida, além de práticas alternativas que podem contribuir para o cuidado com a saúde física e emocional são fundamentais, algo que a atleta busca sempre manter o equilíbrio.
Ela costuma praticr a meditação visando um maior foco e concentração nas atividades, além de conseguir, hoje, ter mais maturidade pela experiência de vida para lidar com situações cotidianas e desafios das competições. Com a meditação ela consegue separar sua vida profissional e pessoal, tendo uma melhora nos dois âmbitos.
Para Raiza, manter sua qualidade de vida e sua saúde são aspectos essenciais na sua vida atualmente.
Hoje, aos 31 anos, nossa atleta alimenta o sonho e o desejo de evoluir a cada dia, buscando se dedicar cada vez mais ao esporte. E a importância que tal atividade tem em sua vida e em seus planos futuros na perspectiva de representar tanto seu estado de Goiás quanto o nosso país nas competições no Brasil e mundo afora.
O que você achou da história de Raiza Goulão Henrique? Deixe sua opinião nos comentários.