A Shimano, renomada fabricante de componentes para bicicletas, lançou recentemente seu mais novo grupo voltado para o ciclismo de gravel, o GRX. Esta nova linha oferece 12 marchas na roda traseira e uma infinidade de opções, mas por enquanto, apenas com câmbio mecânico. Vamos mergulhar nessa novidade e explorar o que ela tem a oferecer.
Análise do Shimano GRX
O novo GRX é completamente adequado. E isso não é dito de forma depreciativa ou em tom sarcástico. A adequação do GRX não é algo ruim – o grupo funcionará bem para a maioria dos seus usuários pretendidos. Se for algo semelhante aos grupos de mountain bike de 12 velocidades da Shimano e à geração anterior do GRX, o novo GRX será um verdadeiro cavalo de batalha.
A Shimano não decepciona com seu mais recente grupo para gravel. Também não surpreende. Depois de digerir as informações típicas da mídia e os comunicados de imprensa, o GRX deixa os analistas questionando: \”E agora?\” mais do que qualquer outra coisa. Isso porque a Shimano inseriu uma revelação ainda maior no lançamento deste novo grupo. E depois de andar com o novo GRX, a análise leva a perguntas sobre o futuro.
Evolução do gravel com o GRX
A pedalada gravel evoluiu desde que a Shimano introduziu sua primeira versão do GRX. Esta segunda geração do GRX é mais um refinamento do que uma mudança radical para a categoria. No geral, a maioria das atualizações é inteligente e sintonizada com as necessidades em evolução do mercado de gravel.
Em termos de desempenho, o GRX é, honestamente, muito melhor do que adequado. Este grupo é provavelmente o melhor conjunto de trocas mecânicas de guidão que a Shimano já lançou no mercado. O câmbio traseiro GRX realiza trocas nítidas e precisas para cima e para baixo da cassete, e o sistema faz trocas facilmente sob carga em subidas de dois dígitos, assim como em descidas rápidas por estradas de terra.
Além disso, ele vem em opções para atender a muitos estilos de ciclistas de gravel. Ah, e os freios têm bastante potência e uma boa modulação.

O que vem a seguir: GRX Di2
De forma incomum, a geralmente reservada Shimano revelou que o grupo eletrônico estava a caminho no último slide da apresentação de mídia do GRX mecânico. Quando questionada sobre datas ou detalhes das variantes Di2, uma representante de mídia dos EUA da marca se recusou a comentar.
No entanto, um contato conhecedor em uma empresa global de bicicletas informou à Bicycling que a Shimano planejava originalmente lançar o GRX Di2 com um \”atraso de 6 meses em relação ao mecânico\”, mas essa data \”continua sendo adiada\”.
Se você é um dos numerosos (e vocais) adeptos das trocas de marchas mecânicas ou se simplesmente está buscando um grupo confiável e eficiente para sua bicicleta de gravel, o GRX é uma excelente opção. Com seu desempenho suave e opções versáteis, atende às necessidades de muitos ciclistas sem a necessidade de lidar com baterias ou atualizações de software.
No entanto, para aqueles que anseiam pelo auge da tecnologia e desejam a precisão impecável das trocas eletrônicas, pode valer a pena aguardar pelo GRX Di2. Embora o futuro seja eletrônico, o GRX mecânico mostra que ainda há muito a oferecer em termos de trocas de marchas mecânicas de alta qualidade.
Opções variadas
A Shimano oferece o GRX em duas versões – com uma coroa (1x) ou duas coroas (2x) – e dois níveis de preço – RX-820 e RX-610.
Ao escolher um grupo para atualizar sua bicicleta ou montar uma nova, é importante considerar suas necessidades e estilo de pedalada. A compatibilidade entre os componentes Shimano pode ser um ponto a ser observado, pois a troca entre configurações 1x e 2x pode ser custosa, e nem todos os componentes GRX são compatíveis entre si.
Opções 1x e avaliação da performance
O uso de transmissões com uma única coroa continua a crescer no ciclismo de gravel, especialmente com frames projetados para acomodar pneus mais largos, suspensão e canotes retráteis. Com cassetes de 12 velocidades e uma ampla faixa de marchas, encontrar a relação adequada para sua pedalada é mais fácil do que nunca.
Dentro das opções do GRX 1x, há escolhas para o tipo de alavanca esquerda (com ou sem compatibilidade para canote retrátil), tamanho do coroa (40 ou 42 dentes) e comprimento do cage do câmbio traseiro (GS para cassetes de 10-45 dentes e SGS para cassetes de 10-51 dentes). Exceto para os ciclistas de elite (que podem preferir uma coroa maior) ou os cicloturistas off-road (que podem precisar de uma coroa menor para subidas), as opções de marcha disponíveis devem atender à maioria dos ciclistas.
Alavancas de câmbio
A Shimano oferece alavancas esquerdas compatíveis com canote retrátil (apenas no nível RX-820) e alavancas apenas de freio (nos níveis RX-820 e RX-610). As alavancas direitas são de 12 velocidades com câmbio mecânico (também usado no sistema 2x). Ambas as alavancas são compatíveis apenas com freios hidráulicos da Shimano.
Coroas
São oferecidas coroas de 40 e 42 dentes, em tamanhos de 170mm, 172,5mm e 175mm nos níveis RX-820 e RX-610. O tamanho da coroa determina a faixa de marchas disponível, com a coroa de 42 dentes proporcionando uma marcha mais alta para velocidades de cruzeiro mais rápidas.
Câmbios traseiros
Existem dois novos câmbios traseiros específicos para 1x. Eles diferem apenas no comprimento do cage. O RX-822-GS é para cassetes de 10-45 dentes, enquanto o RX-822-SGS funciona com cassetes de 10-51 dentes. Todas as variantes do câmbio têm um mecanismo de embreagem ajustável para ajudar a manter a corrente firme em terrenos irregulares.
Compatibilidade MicroSpline
Os cassetes usados nos grupos GRX 1x são os cassetes de 12 velocidades existentes da linha XTR, XT, SLX e Deore da mountain bike da Shimano. Embora isso facilite encontrar cassetes em lojas locais, esses cassetes usam o driver MicroSpline da Shimano, o que pode limitar a compatibilidade com certos modelos de rodas.
Opções 2x
Recebemos apenas o grupo de câmbio SGS para avaliação antes do lançamento do GRX. A Shimano está enviando em breve um grupo 2x para avaliação, e pretendemos comparar os dois grupos lado a lado.
Alavancas de câmbio
Uma alavanca esquerda compatível com sistema de duas coroas complementa a mesma alavanca direita de 12 velocidades compartilhada com o grupo 1x.
Câmbios traseiros
Há um câmbio traseiro específico para sistema de duas coroas compatível com cassetes de 11-34 e 11-36 dentes. O câmbio dianteiro de 12 velocidades do GRX também é novo.
Cassete
Enquanto o GRX 1x requer o MicroSpline, o GRX 2x utiliza cassetes de estrada HyperGlide de 11-34 e 11-36 dentes compatíveis com sistemas de cubo de rodas HG.
O que está faltando?
Algo que não se encontra no grupo são opções de alavancas e freios para guidão reto. Para os entusiastas do gravel, isso pode não parecer uma grande questão, mas muitos ciclistas desejam essas opções para sua pedalada. Infelizmente, devido às diferenças no acionamento de cabos entre transmissões de estrada e mountain bike da Shimano, os ciclistas não podem simplesmente trocar por uma alavanca de 12 velocidades de mountain bike da Shimano. Espera-se que a Shimano veja essa necessidade no mercado e a aborde em futuras versões do GRX.
Disponibilidade, peso e preços do grupo GRX
A Shimano afirma que as novas peças GRX estão disponíveis imediatamente. Estes pesos e preços incluem pedivela, coroa, câmbio, cassete, alavancas de câmbio e freio dianteiro e traseiro, rotores e corrente (com opções para sistemas de canote retrátil ou 2x, quando aplicável).
O novo grupo Shimano GRX chega ao mercado com uma série de opções para atender às necessidades dos ciclistas de gravel. Seja optando por um sistema de uma ou duas coroas, o GRX oferece desempenho suave e confiável, com uma ampla faixa de marchas para enfrentar qualquer terreno.
Embora o lançamento do GRX Di2 esteja no horizonte, o GRX mecânico já se destaca como uma escolha sólida para os entusiastas do ciclismo. Sua precisão nas trocas de marchas e a facilidade de manutenção o tornam uma excelente opção para aqueles que valorizam a confiabilidade e o desempenho.
Com uma variedade de opções de configuração e preços competitivos, o grupo GRX da Shimano promete atender às necessidades de uma ampla gama de ciclistas de gravel. Seja você um competidor ávido ou um cicloturista casual, o GRX oferece o desempenho e a versatilidade necessários para aproveitar ao máximo suas aventuras sobre duas rodas.