Dentre todas as inovações tecnológicas que chegaram para transformar a maneira como nós pedalamos, com toda certeza, no topo desta lista está o kit tubeless. Ter a possibilidade de não se preocupar com furos no pneu durante uma pedalada, realmente tira um grande peso das costas de qualquer ciclista.
As vantagens do uso do selante nos pneus são diversas, mas ainda existem muitas dúvidas em relação à instalação, a manutenção e os melhores kit tubeless. Deste modo, vamos apresentar para vocês um resumo básico sobre o funcionamento, os produtos necessários e quais deles são possíveis de serem encontrados facilmente no mercado.

Tubeless: guia rápido
Antes de mais nada, é bom saber que os tubeless são pneus que têm uma característica técnica particular: não possuem câmera de ar interna. Por este motivo, a sua estrutura é completamente diferente de um pneu comum. Isso, pois, sua sustentação é feita pela fusão entre a borracha e o aço.
Logo, por conta desta distinta armação, apenas pela flexibilidade já é possível reconhecer se o pneu é tubeless. Já com o aro da bicicleta, é necessário conferir se ele possui as inscrições “tubeless ready” ou “radial tubeless”, que aponta que o material está preparado para receber o selante.
O selante nada mais é do que um líquido à base geralmente de látex, que auxiliará a vedação do ar interno e, em caso de furo, retêm a abertura.
Após verificar se o pneu e aro são realmente apropriados, é neste momento que precisamos da utilização do kit tubeless de instalação para fazer a conversão. Geralmente este kit tubeless é composto por:
- Válvula específica para tubeless.
- Fita de aro.
- Frasco de selante.
Alguns kits podem também conter a seringa para selante. Ela não é obrigatória, mas ajuda a não ter que tirar o pneu no momento da instalação. De qualquer forma, todos estes itens podem ser comprados de maneira avulsa. Apenas algumas marcas, internacionais, vendem todos os produtos em um conjunto.
Instalação com o Kit Tubeless
Com o tempo e a prática será bem mais simples fazer a instalação. Você deve primeiro retirar o pneu, limpar internamente e aplicar a fita por todo o aro. Tenha o cuidado de deixar um furo no local exato da válvula.
O selante é composto por diferentes produtos químicos e micropartículas de impermeabilização. Por isso, sempre é bom agitar a embalagem antes de usar. Aliás, sempre sigam as recomendações do fabricante impressas no frasco. Principalmente no que diz respeito a quantidade de uso do produto.
Depois de feito todos estes procedimentos, podemos inserir o selante com uma seringa pela válvula ou diretamente no pneu. Com ele já instalado, distribuía todo o produto pela superfície, girando a roda. Depois encha o pneu com uma bomba de alta pressão.
Kit Tubeless: os melhoes do mercado
Listamos alguns dos produtos mais presentes no mercado nacional e importado, para apresentar os diferenciais de cada um deles. Assim, ficará mais fácil para você escolher qual o melhor para a sua bike.
Algoo
Possui dois modelos de selante. Um deles é com amônia, feito de látex natural. O outro, é produzido com tensoativo biodegradável e livre de amônia. A linha de kit tubeless conta também com dois tipos de fitas de aro de 11m e 66m. Na internet, conseguimos encontrar selantes em frascos de 500 ml por até R$ 50,00.
Arstop
Com uma linha completa de kit tubeless, com selantes, fitas, válvulas e ferramentas de reparo, a Arstop costuma oferecer preços acessíveis. Os selantes possuem uma variedade de tamanho, com frascos que vão de 100 ml a 1 litro. O custo de kit da ferramenta de reparo de tubeless da Arstop está aproximadamente R$ 60,00 em alguns lugares.
Elephant
Os selantes da marca são destinados para pneus com ou sem câmara de ar, em frascos de 100 ml ou 1 litro. O pote maior, pode ser encontrado por R$ 130,00. A empresa também fabrica fita de aro exclusiva para a conversão de pneu para o sistema tubeless.
Finish Line
Em parceria com a marca francesa DuPont, a empresa criou o Finish Line Tubeless Tire Sealant, um produto superior ao látex, sendo fabricado com microfibras de kevlar. Atóxico e sem amônia, a proposta deles é que o produto não precisa ser reposto constantemente. No mercado brasileiro, o preço de 1 litro do selante gira acima de R$ 300,00.
Joe’s No-Flats
Empresa israelense, o Joe’s é um dos mais bem avaliados selantes. Possui uma grande linha com mais de 7 diferentes produtos, sendo o mais popular deles o Super Selante. Costuma ter um foco inovador com uma postura tecnológica. O selante básico de 1 litro varia em torno de R$ 250,00 e R$ 300,00.
Muc-Off
Marca britânica conhecida na área de limpeza, apenas em 2018 é que entrou no disputado mercado de produtos para tubeless, chamados de Muc-Off No Puncture. Desde então, possui como diferencial os secantes com sistema de detecção de furos, utilizando uma espécie de corante especial que atua reagindo à luz ultravioleta. Um kit selante da marca, com 140 ml, pode ser encontrado no país na média de R$ 130,00.
Stan’s No Tubes
Sem dúvidas uma das marcas mais conhecidas do mundo quando o assunto é tubeless. Possui uma linha completa de kits, que incluem diferentes tipos de válvulas, fitas e injetores. Já os selantes, eles possuem o tradicional e o race, específico para competidores, pois o material cristaliza muito rápido.
No geral a linha possui uma ótima qualidade, mas não é tão atrativa quando o assunto é custo. Por exemplo, uma fita de aro 55m X 36mm custa em média R$ 350,00 no Brasil. Já uma válvula universal pode chegar a custar R$ 200,00.
Quando o Kit Tubeless deve ser trocado?
O selante do kit tubeless vai se diluindo naturalmente conforme a utilização da bicicleta, ou seja, não podemos prever ao certo quando é o momento exato da necessidade de troca. O que sabemos é que a permanência do líquido selante dentro de um pneu não deve passar mais do que 6 meses.
A recomendação é sempre ficar atento em perceber os possíveis furos que o selante conseguiu evitar. Se tiver muitos, é hora de fazer uma troca. Normalmente isso ocorre no terceiro mês, mas como já dissemos anteriormente, não existe regra. Conforme o uso e chegado o momento da troca, será necessário raspar por completo o produto já utilizado. Depois de meses, ele estará seco.
Trabalhosa, no entanto necessária, a manutenção do tubeless deve ser rigorosamente realizada periodicamente. Um selante velho pode formar bolas de borracha, fazendo com que o material perca as suas propriedades de vedação e cause o desbalanceamento das rodas.
Para não ser pego de surpresa ao começar a perceber que chegou a hora de trocar, convém comprar alguns plugs de reparo. Existem para venda plugs de reparo para pneus tubeless. Eles ajudam a garantir o fechamento de buracos, que o sistema pode ter deixado passar.
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