Deixar o sedentarismo de lado pode ser um desafio para quem não está acostumado a tirar alguns minutos do dia para se exercitar. Porém, a partir do momento em que o corpo se acostuma com a atividade física, ela se torna um prazer e uma necessidade. Com o ciclismo não é diferente e os benefícios desse esporte vão muito além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, já que o exercício também auxilia em diversos fatores que mantém o corpo saudável, como por exemplo, redução dos índices de colesterol, melhora da respiração e da saúde do coração, entre outros. No texto a seguir, você vai conferir os benefícios do ciclismo para o corpo e a mente. Acompanhe!
1. Fortalece a musculatura
Pedalar é um exercício aeróbico, mas também ajuda no fortalecimento de músculos que você nem imagina. Praticando o ciclismo, você movimenta as pernas, glúteos e coxas, tonificando toda essa região e evitando, assim, lesões em outras atividades físicas.
O pedal também é indicado, pelo mesmo motivo, para quem pratica corrida, pois as pernas ganham resistência para aumentar o desempenho e evitar lesões durante a prática do esporte.
2. Auxilia na saúde do coração
Ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, o corpo passa por uma diminuição da glicemia, ajudando no controle da diabetes. Além disso, o exercício ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, o que pode reduzir em quantidades significativas as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral.
3. Reduz o estresse
O ciclismo é um esporte muito democrático e que incentiva o convívio social. Pedalar em grupo pode ser uma ótima forma de relaxar e deixar o estresse para trás. Além de ajudar a manter as boas relações interpessoais, a atividade ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar.
4. Melhora na respiração
Ao ganhar condicionamento físico, você consegue ter uma respiração com mais ritmo e constância, o que é excelente para o bombeamento do sangue para o corpo todo. Dessa forma, o fluxo sanguíneo fica regulado e os problemas de circulação ficam bem longe.
5. Ajuda no equilíbrio
Com o ciclismo, você exercita o equilíbrio sobre duas rodas e consegue transportar esse aprendizado para outros exercícios e para a mente, que acompanha o corpo ao manter a forma e balancear as emoções.
Vale lembrar que é necessário ter os equipamentos básicos para sua segurança, além de sempre fazer a manutenção da bicicleta e se preparar para os tipos de ciclismo.
Como você pôde ver, são inúmeros os benefícios do ciclismo e certamente alguns deles podem chamar mais sua atenção, seja para exercitar a mente e fugir do estresse, modelar o corpo, fortalecer os músculos, perder peso ou aumentar a autoestima. O fato é que os pedais são verdadeiros aliados de quem deseja mais qualidade de vida e saúde.
Lembra de algum outro benefício que a prática do ciclismo proporciona? Conte para nós nos comentários! E aproveite e veja nosso seguro para bicicletas. Assim você pedala com tranquilidade e segurança.
Faz mal pra quem passou por fusão lombar (cirurgia que imobiliza os movimentos da coluna, no meu caso, torácica)?
Estou pedalando 2,5 km para ir e 2,5 km pra voltar do trabalho todo dia…
Talvez Aline, recomendo sim pedalar, mas não de forma exagerada, recomendo usar um carro para ir ao trabalho.
Obs: Não sou médico, sou estudante
0
4
5
4.5
2
2.5
3.5
0.5
1
3
1.5
Eu tenho problemas de artrose nos dois joelhos e nas mãos. Há cerca de 100 dias, com muitas dores e sem condição de praticar qualquer outro esporte, comecei a pedalar. Comecei devagar fazendo uns 10 km por dia e fui aumentando gradativamente. Hoje pedalo 3 dias durante a semana numa média de 33 km/dia e, no final de semana, pedalo de 100 a 110 km. Emagreci 8 kg e minhas dores sumiram. E o melhor, perdi minha barriga e ganhei músculos poderosos nas pernas. Estou com 66 anos e estou dando trabalho para a garotada nas estradas que tem suado para me acompanhar. Agora virou vício…
Quem tem problema no figado pode pedalar sem medo
Todo mundo diz que faz mal para a coluna. Acho que é exatamente o contrário. Se o grande problema do ser humano foi quando ele deixou de andar de quatro para andar de pé. no ciclismo ele volta para a mesma posição dos macacos. E como todos os bichos metade do peso apoiado no banco e a outra no guidão. Porém faz mal quando se puxa o guidão em obstáculos subir um morro em pé. Mas também não sou médico.
Meu esporte favorito era o futebol, mas devido a problemas no joelho, foi preciso parar a prática. Comecei a praticar o MTB e hoje faz parte da minha rotina. Pedalo em média de 2 a 3 vezes por semana e o melhor, não sinto mais incômodo nos joelhos. Recomendo!!
O ciclismo tem um problema: Pode causar síndrome de Don Quixote…
Cada percurso que o pessoal conta que realizou que a matemática encontra só nos profissionais.
Pensa num povo que mente.
Kkkk
O Strava fica até corado.
Giacome, tive exatamente seu mesmo problema. Machuquei sério meu joelho e partir para o ciclismo, para minha surpresa fiquei curado do joelho.