Bicicletas elétricasManutenção de bikeReviews

Caloi e-vibe elite é boa? Veja nosso review

O Mountain Bike é um dos percursos mais intensos que temos dentro do ciclismo, por isso exige bikes mais potentes. E a Caloi é especialista no assunto, entregando inclusive, modelos elétricos, como a caloi e-vibe elite.

Então se você está procurando uma bike elétrica com um desempenho perfeito para o moutain bike, conheça um pouco sobre a história da Caloi e o modelo caloi e-vibe elite.

Boa leitura!

 

A história da Caloi

Com mais de 120 anos de história e uma das percursoras da bike no Brasil, a Caloi carrega histórias de geração em geração.

A marca chegou ao Brasil por volta do século XIX, mas muitas pessoas confundem com a história da bicicleta no País. Em 1898, o italiano Luigi Caloi e seu cunhado, Agenor Poletti chegaram ao Brasil no porto de Santos.

Após alguns anos, decidiram fundar seu próprio estabelecimento, a Casa Poletti & Caloi, um lugar em que os clientes podiam alugar, consertar ou reformas suas bikes, afinal, o cunhado de Caloi era um ótimo mecânico.

Seus principais clientes eram ciclistas que competiam em corridas e participavam de disputas no Clube Atlético Paulistano, em São Paulo.

Com o sucesso do negócio, Caloi conseguiu tornar-se um representante exclusivo da fábrica italiana Bianchi, uma das principais fábricas do país, dando origem a Bianchi do Brasil. Mas, infelizmente em 1924 Luigi veio a falecer.

Assim, os seus herdeiros assumiram a responsabilidade dos negócios. Henrique, Guido e José Pedro decidiram fundar uma nova sociedade, conhecida como Casa Irmãos Caloi.

Como todo negócio, houve desentendimentos. E isso ocasionou na separação da sociedade, ficando com Guido a responsabilidade de continuar o negócio, mudando o nome para Casa Luiz Caloi, em homenagem ao pai.

Anos mais tarde, em 1945, a marca começa a produção própria no Brasil, com a primeira fábrica localizada em São Paulo, no bairro do Brooklin.

Empregados da Caloi na primeira fábrica da marca.
Empregados da Caloi na primeira fábrica da marca.

E desde então, a Caloi foi se consolidando ainda mais no mercado, tornando-se referência para as outras marcas que surgiram no decorrer dos anos. Com modelos para todos os tipos de modalidades do ciclismo, incluindo as bicicletas elétricas.

O mercado de bicicletas elétricas

Em 2017, a Caloi decidiu ingressar no mercado de bicicletas elétricas no Brasil, com o lançamento da linha E-vibe. E isso teve o intuito de apresentar uma bike destinada ao uso urbano e a prática de mountain bike.

Sua proposta com essa linha não era somente oferecer uma facilidade no dia a dia, já que as pessoas que percorrem longas distâncias e percursos com altas subidas sofrem com esses desafios diariamente.

A sua intenção era incluir mais pessoas no uso da bicicleta, sem a necessidade de estar no ciclismo pedalando durante anos, mas também iniciantes de todas as idades e com diferenças nas resistências físicas de cada um deles.

E claro que foi um investimento muito consciente e pensado para o futuro da empresa. O mercado de bicicletas elétricas tem crescido cada vez mais e as marcas querem investir no negócio.

Somente em 2021 as e-bikes ultrapassaram o valor de R$ 289 milhões, batendo o recorde de vendas, segundo a Aliança Bikes. E a projeção para esse ano é um crescimento de 22%.

E agora que você já viu um pouco da história da Caloi no mercado das ebikes e como ele tem crescido cada vez mais, vamos a pergunta principal desse conteúdo.

A caloi e-vibe elite é boa?

Como vimos, a linha e-vibe surgiu em 2017, quando a Caloi decidiu investir no mundo das bicicletas elétricas. Mas será que a marca entregou uma tecnologia de ponta assim como as bikes tradicionais?

Para começar, vamos entender um pouco sobre o modelo.

A caloi e-vibe elite é uma opção elétrica para o mountain bike, com um sistema Shimano Steps, da série E-6100, que é recomendada para uso urbano, como especifica a fornecedora japonesa.

Sua bateria é de 504Wh, também da Shimano, com botão satélite integrado ao quadro para ligar a bike, display e motor de 250W com torque de 60 N.m.

O quadro foi pensado para que sua bateria fosse totalmente integrada e com a tecnologia para eixo Thry axle e post mount. É equipada com o grupo de drivetrain da Shimano de 10 velocidades da nova linha Deore.

Veja suas especificações completa:

– Quadro: Quadro de alumínio 6061 tratado, com suporte de freio a disco post mount e cabeçote tapered

→ Transmissão: Cassete Shimano Deore – CS-HG500 10v – 11-42D; Pedivela Shimano FC-E6100- 175mm; Corrente E6090 – X10; Câmbio traseiro Shimano Deore – M6000 – 10v; Movimento Central Shimano Motor DU-E6100

→ Motor: Shimano Steps – E6100

→ Bateria: Shimano BT-E8035 504Wh (36V 14Ah)

→ Potência/Torque Máximo: 250W/ 60 N.m.

→ Voltagem: 36V

→ Velocidade máxima: 25km/h

→ Suspensão: Rockshox – Solo Air – Remote lock – 100mm de curso

→ Pneus: Schwalbe Racing Ralph / Ray 29×2.25

→ Freios: Shimano – MT400 ou MT410 – Hidráulico

→ Peso: 2,880 kg

→ Grafismo, cor: Preto e azul

→ Preço médio: R$25.959,99 (Preço sugerido pela marca)

Nível: Iniciante.

Garantia: 5 anos para o quadro. Pintura do quadro e demais componentes: 90 dias

Caloi e-vibe elite

Vamos ver alguns fatores positivos e negativos que possam te ajudar a decidir se a Caloi e-vibe elite é uma boa bike?

Positivos

Para começar, os usuários relatam que, apesar de não parecer, a bike é mais leve do que esperado, facilitando o controle durante os percursos.

Já o seu motor de 250W está sempre alinhado com a força que você emprega no seu pedal, ou seja, se você forçar pouco, o motor auxiliará com pouca potência, mas caso você deseja algo mais potente, o motor acompanhará a sua entrega.

Por mais que seja um ponto que gere dúvidas, o sistema de assistência elétrica Shimano Steps E6000 entrega bons resultados para os percursos árduos, mesmo sendo desenvolvido para uso mais urbanos e de passeios.

Outro fator muito interessante dessa bike é a possibilidade de escolha dos modos de ação do motor.

Você pode optar pela versão Eco, que entrega aproximadamente 70w (~120 km), o normal, que é o mais recomendado, entregando uma potência intermediária de 150w e por último o modo High, com toda potência disponível.

E não podemos esquecer do modo off, onde você pode pedalar como uma bike tradicional e um modo walking, onde o motor é pouco acionado, ajudando no momento de empurrar a bike nos trechos mais difíceis.

Negativos

Apesar da bateria e o motor terem um bom desempenho nos percursos, eles são mais adequados a passeios e pedaladas nas estradas de terras, com trilhas leves e moderadas com até 70 km ou 80 km.

Então se você quer algo mais duradouro, talvez possa sair um pouco prejudicado.

Os usuários também reclamam de problemas na parte elétrica da caloi e-vibe elite e também na bateria. E sabemos que manutenção nesse sistema é mais complicada, podendo demorar muito tempo e gerar um gasto elevado na manutenção.

A qualidade do quadro é muito boa, mas ainda sim a furação para suporte de caramanhola é muito alto, que dificulta no uso de garrafinhas maiores, como as de 750ml.

Apesar de vir com o computador no guidão que contém informações de bateria, potência e autonomia, o material desse display aparenta ser frágil e ele é muito exposto. Então se você sofrer uma queda, poderá perder o aparelho.

De modo geral, a caloi e-vibe elite é uma ótima bike se você está procurando algo para estradas de terras e trilhas mais leves. O sistema elétrico, apesar de alguns relatos, entrega bons resultados em diversas situações.

E aí, gostou do conteúdo? Deixe nos comentários o que você achou da caloi e-vibe elite e se você pretende comprar essa opção de bike elétrica.

Artigos relacionados
Bicicletas elétricas

Kit de bike elétrica: Tudo que você precisa saber

A bicicleta elétrica vem ganhando terreno no mundo todo, combinando a praticidade do pedal com um…
Leia mais
Reviews

Análise da Whyte T-160 RS: uma mountain bike de suspensão total que define o padrão

A Whyte T-160 RS é uma mountain bike de suspensão total que tem chamado a atenção de ciclistas e…
Leia mais
Bicicletas elétricas

Motor de cubo vs motor central: qual é melhor para uma bicicleta elétrica?

As bicicletas elétricas estão ganhando popularidade devido à sua capacidade de facilitar a…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?