É comum que a gente só pare para pensar sobre um cabo de freio de bicicleta quando ele para de funcionar. Certo? Mas essa peça é fundamental e importantíssima para o bom andamento do seu equipamento e consequentemente, do seu transporte e da sua segurança. Você e ele são os responsáveis por controlar o ritmo da pedalada.
Neste artigo vamos responder o que é e para que serve um cabo de freio de bicicleta, como operar os cabos de freio e marcha da bike, explicar a diferença entre cabo de freio e tração e também esclarece o que é um equipamento de estrada e mountain bike. Também vamos explanar se vale a pena comprar cabos caros de freio e câmbio e como podemos resolver problemas que podem aparecer.
Se você tem interesse em ter uma execução segura no pedal, continue aqui e boa leitura!
O que é e qual a função do cabo de freio de bicicleta
Em bicicletas comuns, os cabos de freio são acionados por um cabo com o intuito de paralisar as rodas da bicicleta. Os cabos consistem em duas partes: existe um cabo interno de fio de aço inoxidável trançado e uma capa que reveste esse cabo. Na prática, eles trabalham juntos quando utilizamos a força que tensiona o cabo interno e comprime essa capa.
Por isso é comum que o cabo interno se desgate com o tempo, seja por esticar demais ou por se danificar de outra forma.
Para operar os cabos de freio da bicicleta é muito simples, basta apertar a alavanca presente no manete para que as rodas parem. Após a parada do veículo, você solta as mãos da alavanca.
Cabos de freio vs. cabos de tração – qual é a diferença
Existe uma grande diferença entre os freios de aro tradicionais e os freios a disco (feitos por cabos de tração): o local onde as forças de frenagem atuam.
Ao acionar os freios de aro, os cabos fixam-se direto nas duas laterias do aro da roda. Aqui as alavancas estão conectadas à pinça de cabos trançados (tipo Bowden) que deslizam. Na prática, você puxa a alavanca, ela puxa o cabo, o que resulta na pinça prendendo o aro.
Já os cabos de tração ou freio a disco acionam essas funções de frenagem para um mini-rotor localizado no cubo (parecido com o processo de motocicletas, automóveis e qualquer outro veículo com rodas).
Ao puxar a alavanca em um freio hidráulico, ele empurra um cilindro chamado \”êmbolo\”, que através dessa energia interna, torna-se mecânica. Por meio de uma mangueira, o fluido chega até a pinça da outra extremidade, abrindo-as e prendendo as pastilhas de freio a disco no motor.
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Equipamento de estrada vs. mountain bike e cabos de freio
Os cabos de freio, tanto para MTB, quanto para Road (Estrada) podem ser usados em bicicletas com freios que são acionados por cabo – freios de aro e freio a disco não-hidráulicos. Aqui incluem-se:
• Freios de pinça: usados na maioria das bicicletas de estrada.
• Freios Cantiliver: Famosos \”V-brakes\” de tração lateral, geralmente presentes em MTBs e urbanas ou os cantis de tração central encontrados nas bicicletas Cyclo-X.
• Freios a disco ativados por cabo: como o popular Avid BB5, usado em bicicletas MTB básicas a intermediárias e também em bicicletas Cyclo-X e de estrada.
Para finalidades diferentes, cabos de freios de bicicleta diferentes.
Uma característica diversa é a espessura, já que um freio reforçado precisa transmitir mais força à pinça de freio a fim de melhorar a performance.
Os bicos em suas extremidades também se diferem. Os cabos de freio de mountain bike são cilíndricos, enquanto o de estrada são em forma de pêra. Essa diferença técnica deve-se, principalmente, à velocidade de resposta que um freio de estrada necessita ter. Na prática, esse formato de pêra garante que não haja mais compressão de ar, facilitando o processo da frenagem precisa.
Algumas marcas como a Shimano e a Campagnolo tem diferentes padrões, mas o mais importante é ter aquele que encaixe na sua bicicleta, que atenda suas necessidades e aja como o esperado.
Vale a pena comprar cabos caros de freio e câmbio
Sim, mas dependerá exclusivamente da necessidade do seu uso. Cabos de freio básicos são mais baratos e podem te atender bem, porém cabos e carcaças de orçamento mais alto terão maior resistência à corrosão e revestimentos que reduzem a fricção no fio interno e na carcaça.
Ou seja, sim, eles podem te ajudar a melhorar seu desempenho de uma forma relativamente barata para aumentar o poder de frenagem de sua bicicleta.
Aqui você encontra tudo sobre os preços e valores de freios de bicicletas.
Como resolver problemas no cabo de freio
Para entender o que você necessita, é necessário analisar qual peça exata foi danificada. Caso tenha sido apenas o cabo interno, você poderá comprar só o cabo interno.
Com o novo equipamento em mãos, você pode instalar uma ponteira anti-contaminação em cada extremidade do cabo. Isso protegerá o fio de corrosão e outros cascalhos que normalmente sujam o utensílio.
Agora é ideal você dar uma leve lubrificada em seu novo cabo interno ao encaixá-lo. Porém, novos conjuntos de cabos de alta qualidade geralmente vêm pré-lubrificados.
Mas se você precisa de uma atualização geral ou mesmo a carcaça está dobrada, ou danificada (o que prejudica o bom desempenho do cabo), você poderá adquirir um kit de cabos completo com carcaça.
Veja nosso guia e aprenda a instalar freio na bicicleta !
Para prolongar a vida útil do seu cabo de freio, essas dicas importantes podem ajudar:
- Acione o freio de mão apenas quando o veículo já estiver totalmente parado;
- Puxe a alavanca com suavidade;
- Pressione o botão da alavanca somente para destravá-la, ou seja, não mantenha o botão pressionado durante o manuseio do freio de mão;
- Faça a revisão do seu equipamento a cada 15 ou 20 mil km rodados.
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