A facilidade para a mobilidade urbana, os momentos de lazer e a prática de uma atividade física são alguns dos benefícios que surgem após a decisão de comprar uma bicicleta.
Entretanto, a escolha pelo modelo e pelo item é uma decisão séria e que precisa ser pensada levando em consideração qual será o uso e quais são os seus objetivos com essa nova aquisição.
Ainda não sabe o que avaliar antes do sim? Então confira o conteúdo completo e veja algumas dicas que podem fazer a diferença!
Qual é o seu objetivo?
Antes de sair por aí dizendo sim ou não para as bicicletas, o primeiro passo é levar em consideração quais são os objetivos, ou seja, o que você pretende fazer.
Isso porque muitas pessoas estão em busca de um momento de lazer aos fins de semana, ou seja, de uma bicicleta que possa ser utilizada em um parque, pedalando tranquilamente e nos momentos de descanso.
Entretanto, existem aqueles que enxergam na oportunidade uma chance de não depender mais do transporte público ou do carro, e desejam se locomover pela cidade com esse meio de transporte.
As duas opções são válidas, mas alteram os critérios de seleção. No primeiro caso, por exemplo, é possível escolher por um item mais barato, já que o uso não será contínuo.
Mas, se a escolha é por algo que será utilizado no dia a dia, é preciso ter atenção a qualidade da bicicleta e quais manutenções já foram feitas, afinal, é a sua vida que está em jogo.
Opte por modelos que combinam com você
Além de pensar no uso, levar em consideração o seu gosto também faz a diferença! Sabemos que existe bicicletas de todas as cores e modelos e o segredo é encontrar uma que combine com a sua personalidade.
Enquanto algumas pessoas preferem aquela básica, que não chama a atenção, alguns estão em busca de um modelo colorido e que possa arrancar olhares por onde passa.
Sendo assim, durante a escolha, tenha em mente qual é o seu gosto e quais opções combinam com o seu estilo!
Pense no tamanho certo
Esse é um critério importante: o tamanho da bicicleta. Muitas pessoas acabam se apaixonando pelo primeiro modelo, sem pensar na versatilidade e usabilidade.
Mas, logo nas primeiras pedaladas, o desconforto começa a surgir, já que o tamanho pode estar errado.
A dica é levar em consideração a sua altura e a postura correta na hora de pedalar. Antes de comprar, aproveite para fazer um teste e veja se está se sentindo confortável.
Se a mesma for utilizada por mais de uma pessoa, leve em consideração a altura de ambos e tente encontrar um modelo que possa confortável.
Não esqueça de levar em consideração a altura para as pernas e como está sendo a movimentação durante a pedalada.
Não deixe de fazer esse teste. Esse momento é importante e pode modificar a sua decisão. Melhor mudar de opinião antes da compra do que se arrepender depois, não é mesmo?
Leve em consideração o tamanho do quadro
O desconforto com o tamanho do quadro também é algo que atrapalha. No momento da compra, algumas pessoas esquecem de levar o item em consideração, mas esse é um dos principais motivos de arrependimento.
Para deixar mais explícito: o quadro da bicicleta é a estrutura, ou seja, a base em que são colocados os demais itens que compõe o veículo. A distância entre os eixos também influência nesse resultado e deve ser avaliado.
Por isso, antes de comprar, o ideal é que você faça o teste e que ande com ela por alguns minutos. Uma outra dica que pode ajudar é fazer um teste de medida.
O primeiro passo é ficar descalço e com as pernas ligeiramente afastadas. Aproveite para utilizar uma peça de roupa que pretende pedalar. Agora, perto de uma parede, faça a marcação de onde deve estar o cavalo. Agora é só medir essa altura.
Esse número pode ser utilizado como referência na escolha de uma nova bicicleta.
Não esqueça dos acessórios
Existem alguns acessórios que não podem ser deixados de lado, seja pela segurança ou comodidade. Lembrando que a escolha dos itens depende do uso do veículo, mas existem aquele obrigatórios e que não podem faltar. Confira:
- Capacete;
- Luvas;
- Joelheiras;
- Roupas apropriadas para pedalar;
- Sinalizadores;
- Suporte para garrafa de água;
- Óculos;
- Luzes e faróis;
- Bomba de ar;
- Buzina.
Conforme você for pedalando e conhecendo novos lugares, a necessidade de mais itens vai surgindo.
Como por exemplo você pode ter que utilizar o seu carro para chegar até o destino do pedal, então precisará de um suporte para bicicleta no seu carro para ter o transporte facilitado.
Entretanto, vale destacar que andar de bicicleta, principalmente em vias públicas, é uma ação de merece cautela e atenção.
Por isso, nada de andar por aí sem os equipamentos de segurança, colocando a sua vida em risco! Esteja protegido e, sempre que possível, dê preferência para as opções de ciclofaixa ou vias maiores.
4.5