Estudar, trabalhar, guardar dinheiro e comprar a sua bike. Esse caminho para a compra de uma magrela pode ser lento para uns e rápido para outros. Mas nenhum ciclista está imune de ter sua bike roubada. Aí entra a questão: vale a pena ter seguro de bicicleta?

Se você pondera qual é o custo-benefício de contratar um seguro de bike, é sinal de que sabe que ela pode ser furtada ou roubada. E esse medo, comum a qualquer ciclista, não deve impedir você de pedalar. Esse já um bom motivo que leva a pessoas fecharem negócio com esse serviço.

Para entender o uso de um seguro, você deve considerar diversos pontos que envolvem o uso da bike, e claro, a sua segurança. Então, confira neste post, os porquês de ter um seguro de bicicleta!

Motivos que indicam que vale a pena ter um seguro de bicicleta

Os diferentes contextos do uso da bike

Todo ciclista está em algum grupo de usuários de bike, seja ele urbano, profissional ou apenas para lazer. Entender que cada uso tem seus riscos facilita a compreensão de adotar um seguro para bike.

Hoje, nas grandes cidades, há um grande número de ciclistas pedalando por ruas e avenidas por lazer. Mas não apenas eles, há também os bikers que usam a bicicleta para ir ao emprego. E há também, aqueles em que a bike é sua ferramenta de trabalho (entregadores do iFood, por exemplo).

Boa parte das bikes de ciclistas urbanos geralmente são de baixo a médio custo. Ainda assim são constantemente alvo de furtos e roubos. E o motivo é por estarem em uso nos centros urbanos, locais conhecidos por terem altos índices de furtos e roubos.

Em outra ponta temos os ciclistas amadores e profissionais, de speed e mountain bikes. Esses realizam os treinos nas cidades e, aos finais de semana, vão para locais afastados, com trilhas e estradas.

O valor das bikes usadas por esse segundo grupo chega a quantias mais altas, podendo até ultrapassar os R$5 mil. E tanto pelos locais de uso como pelo alto padrão das bicicletas, esses ciclistas também se encontram em grupos de alto risco.

Pense nos riscos que você corre com a sua bike

Imagine que a sua bicicleta fica exposta a diversos perigos em seu uso. Ou, pelo menos, se encontra dentro de algumas dessas situações:

  • Deixar a bike numa garagem ou estacionada na rua, mesmo que com um cadeado forte, não impede um furto.
  • Durante um pedal, alguém pode assaltar você e levar a sua bicicleta.
  • Sofra alguma queda ou acidente que cause danos a sua bicicleta, ou algum acidente que envolva queda ou um veículo, pode acontecer.
  • Para ciclistas esportistas (amadores ou profissionais) que acabem perdendo a bicicleta e não desejam demorar muito para adquirir uma nova bike de alto valor.

Pensar nessas questões ajuda a perceber que contratar um seguro de bicicleta é a melhor solução para uma das piores situações de um ciclista: ter sua bike roubada.

Benefícios de contratar um seguro de bike

Valores ajustáveis

Hoje é possível ter planos de cobertura ‘sob medida’ para cada ciclista. Assim, o seguro pode ser feito de acordo com a frequência e tipo de uso da bike. O próprio mercado identificou as condições de cada perfil de biker e, com isso, criou serviços ‘calibrados’ pra cada um.

A diluição do valor — que pode incluir seguro e franquia — durante o ano, facilita o investimento em segurança. E, com certeza, ele será sempre um valor muito menor que total pago em sua bike.

A facilidade de dividir o valor em diversas vezes, sabendo que ele está dentro do preço de mercado da bike, traz um investimento justo. O que evita pagar mais pelo seguro e onerar as suas finanças familiares. Afinal, você tem contas a pagar, e deixar tudo equilibrado é sempre a melhor opção.

Amplas coberturas

Ter uma cobertura para diferentes situações com a bicicleta garante mais proteção para pedalar por muito mais lugares e usar a bike para além de apenas passear. Tudo com a certeza de pedais mais tranquilos, seja onde eles forem.

Roubo ou furto qualificado

O roubo e o furto da bike são situações com cobertura feita pelo novo seguro da Bike Registrada. Essas situações são grandes preocupações do ciclista, em que ele está totalmente vulnerável. E a cobertura do novo serviço foca nesses perigos, garantindo mais segurança aos seus pedais.

Dessa maneira, tanto se você deixar a sua bike estacionada em algum local e ela for furtada, deixando vestígios, como um cadeado quebrado; como sair para pedalar e tiver a bike roubada, ela terá cobertura.

Vale a pena ter seguro de bicicleta, bike estacionada com cadeado

Créditos: Visual Hunt

Acidente ou quebra

Quebras ou acidentes com a bike são quase que inevitáveis e eles fazem parte do risco. Desde uma simples queda no asfalto a um acidente com a bicicleta sendo transportada em racks no carro.

Assim, caso alguma peça ou mesmo a bicicleta inteira seja danificada, você pode ficar com a cabeça tranquila. Por isso, esse é um reforço de que vale a pena ter seguro de bicicleta.

Responsabilidade civil

Basta sair para pedalar, principalmente em cidades, que os acidentes com terceiros podem acontecer. Por isso, pensando no cenário real, especialmente de quem pedala bastante nas ruas, o seguro da Bike Registrada traz essa cobertura contra danos físicos e materiais de outras pessoas.

Assistência 24h por dia

Às vezes, o seu pneu fura no meio de uma avenida e você está só. E para piorar essa situação, você não tem nem câmara reserva, nem chave de corrente e power link.

Para situações como essa, perda de chaves de cadeado, acidente, entre outras, a assistência 24h por dia é perfeita. Com um serviço feito por um profissional da seguradora, a ajuda chega em minutos depois de acionada.

Assim, você tem a certeza de voltar para casa em seguraça, sem correr o risco de ficar pelo meio do caminho.

Serviço de reboque

Falando em reboque, se a sua bike “der pau” de vez, o seguro oferece essa mão para te levar a uma oficina, a sua casa ou a um ponto de apoio que você consiga consertar a sua magrela e sair pedalando depois.

Transporte

Você já passou mal de repente enquanto pedalava? Essa é uma situação que exige rápido atendimento, principalmente se você estiver sozinho.

O serviço de transporte serve para te ajudar nesse momento de mal súbito, levando você dentro de um automóvel seguro, a um hospital.

Planos para todos os perfis de ciclistas

Os ciclistas têm diferentes necessidades no pedal. Por isso mesmo, um serviço que é dividido pensando nesse critério faz a pergunta “vale a pena ter seguro de bicicleta?” ter uma resposta rápida.

O seguro de bicicleta da Bike Registrada tem 3 formatos — Bike Performance, Bike Ativo e Bike Urbano. Todos pensados nas maiores necessidades de cada perfil dos grupos predominantes de ciclistas. Por isso, descobrir como cada plano funciona já é meio passo para você saber que vale a pena ter seguro de bicicleta, independente do seu uso.

Bike performance

Para quem pedala com muita frequência e precisa de um seguro de bike para trilhas, estradas, viagens, competições e tudo o que requer segurança total para a bicicleta, em qualquer lugar e situação.

Este plano inclui cobertura para:

  • Roubo e furto qualificado.
  • Acidente ou quebra.
  • Responsabilidade civil.
  • Assistência 24h por dia.
  • Transporte e reboque.
  • Extensão para transporte internacional.

Bike ativo

Com o nome já remete, o plano Bike Ativo é voltado diretamente para quem usa a bike com regularidade. Seja em um passeio pelo parque aos finais de semana, no pedal de manhã de segunda a sexta ou mesmo em um treino longo.

Este plano inclui cobertura para:

  • Roubo e furto qualificado.
  • Acidente ou quebra do equipamento.
  • Assistência 24h por dia.
  • Transporte e reboque.

Bike urbano

Para quem pedala pela cidade, principalmente em um período em que usar o transporte individual faz toda a diferença, é preciso ter segurança. Aquela saída à padaria, à feira ou o pedal de 30 minutos pelas ruas do bairro, para manter o corpo em forma e a bike longe da ferrugem, têm um plano especial: o Bike Urbano.

Este plano inclui cobertura para:

  • Roubo e furto qualificado.
  • Assistência 24h.
  • Transporte e reboque.

Vale a pena ter seguro de bicicleta, homem pedala em ponte

Créditos: Visual Hunt

Agilidade de serviço

Os serviços online no mundo da bike já são uma realidade. E o seguro de bicicleta faz parte dessa digitalização, entregando muita agilidade de ponta a ponta. Ou seja, da cotação a acionar o seguro quando for preciso.

Contratar um seguro de bike é simples e rápido, basta ter algumas informações em mãos e falar com uma empresa especializada, como a Bike Registrada, que o atendimento rápido é garantido em cliques.

Pedalar com mais tranquilidade

Esse é o grande objetivo de qualquer ciclista.

Sair com amigos e ter o prazer de pedalar e sentir liberdade são algumas das melhores sensações que a bike pode oferecer. E o seguro de bicicleta reforça essa segurança e oferece mais tranquilidade na hora de sair com a bike.

Então, ficou convencido de que vale a pena ter seguro de bicicleta? A Bike Registrada está mais uma vez inovando seus serviços e está oferecendo à comunidade do pedal, um seguro para bike bastante acessível.

Quer saber mais detalhes sobre nossos serviços que fazem você pedalar protegido? Entre em contato com a gente!