No mundo inteiro, são cada vez mais as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte. E, na verdade, sobram motivos para andar de bike. Pedalar na magrela traz benefícios para o corpo e a mente, além de ajudar a cuidar do meio ambiente e, inclusive, melhorar as relações sociais e a qualidade de vida nas grandes cidades.

Muita gente, de fato, está adotando a bicicleta como seu principal meio de locomoção, deixando carros ou motocicletas para trás. Inclusive só indo para o mercado ou a praça, já podemos sentir seus benefícios no corpo e na mente.

Porque adotar a bicicleta como meio de transporte?

A lista de benefícios é praticamente infinita, mas nesse artigo vamos falar das 10 principais vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte.

1. Saúde

O principal benefício, sem dúvidas, é a saúde. Andar de bike melhora o condicionamento físico, em geral:

  • Melhora nossa capacidade pulmonar.
  • Ajuda ao nosso coração, reduzindo o risco de ataque cardíaco.
  • Fortalece e tonifica os músculos das pernas, como quadríceps ou isquiotibiais.
  • Fortalece a região lombar, reduzindo assim a possibilidade de ter hérnias.
  • Melhora a nossa resistência.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Fortalece os joelhos, diminuindo a possibilidade de sofrer lesões nessa área.
  • Aumenta a circulação, sendo excelente para mulheres no combate à celulite.

Outro ponto que vale a pena destacar é que, embora possa ser praticado profissionalmente ou com intensidade, também é um esporte de baixo impacto. Ou seja, fortalece os músculos e articulações sem castigá-las e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.

bicicleta como meio de transporte

2. Mente

Andar de bike tem a capacidade natural de liberar tensões e preocupações.

Embora nas academias existam as bicicletas fixas, não podem ser comparadas com a sensação da brisa na cara e o calorzinho do sol.

Pedalar ao ar livre aumenta a secreção de endorfinas, conhecidas popularmente como o hormônio da felicidade. Por isso, após andar de bike é possível experimentar uma prazerosa sensação de satisfação graças, também, ao aumento da irrigação do cérebro.

É fato que usar uma bicicleta como meio de transporte reduz o estresse, e muito. É uma atividade que nos coloca aqui e agora, e não exige muita concentração. Enquanto pedalamos podemos pensar, ouvir música ou simplesmente esquecer de tudo por um momento.

Além disso, o uso de bikes nas cidades ajuda a descongestionar o trânsito, melhorando a qualidade de vida e, em consequência, a nossa saúde mental.

3. Peso

Andar de bike ajuda a baixar ou controlar o peso. Além de ser muito benéfico para o sistema cardiovascular, uma hora de pedalada sem exigências permite queimar cerca de 500 calorias. Isto significa que andando de bike podemos queimar gordura e também lutar contra o colesterol, uma das principais doenças entre as pessoas das cidades.

4. Meio ambiente

Segundo a ONU, o uso de carros e transportes em geral é responsável por quase um quarto das emissões de gases nocivos para o meio ambiente. Mais especificamente, partículas finas e óxidos de nitrogênio, que são a principal causa de polução nas cidades.

Mais e mais pessoas estão ficando cientes de que adotar a bicicleta como meio de transporte não é mais uma escolha, e sim uma necessidade para melhorar nossa vida e curar o mundo de nossas agressões.

Um lugar mais saudável significa menos doenças e maior qualidade de vida.

5. Economizar dinheiro

Muitas pessoas utilizam seu carro até para ir fazer comprar na esquina, mas isso faz sentido? Para que usar o carro e gastar combustível se podemos ir de bike? Quanto é gasto na manutenção, limpeza e outras despesas que um carro requer?

Certamente, quanto menos utilizemos o carro e mais a bike, veremos o impacto disso refletido nas contas no final do mês.

6. Relações sociais

Sim! Andar de bike melhora nossas relações sociais. Pedalando podemos fazer amigos facilmente. Sem dúvidas, ir na magrela em companhia é muito melhor do que sozinho.

Além disso, o exercício frequente faz com que tenhamos melhor predisposição, melhor humor e uma excelente aparência graças aos benefícios físicos. Portanto, estamos mais seguros e abertos para conhecer pessoas e viver novas experiências.

7. Trabalho e projetos pessoais

Se estamos mais relaxados e com uma boa saúde, sem dúvidas podemos trabalhar melhor, com maior concentração, ou ter o ânimo para levar para frente aquele projeto que amamos. Nossa performance aumenta, assim como o nosso humor, gerando melhores resultados em todos os âmbitos da nossa vida.

Também diminui, e muito, a ansiedade, que atualmente é um dos principais problemas do mundo laboral e das cidades em geral.

Outro ponto é que muitas vezes realmente não temos tempo ou vontade de fazer exercício, mas usar a bicicleta como meio de transporte permite solucionar esse problema: enquanto vamos trabalhar ou cumprir com as nossas obrigações, fazemos exercício pedalando.

8. Melhora o sono

Andar de bike é ótimo para o metabolismo que, como todos sabemos, vai sofrendo as consequências do tempo.

Pedalar ajuda a estabilizar o ritmo biológico e reduzir os níveis de cortisol, que é um hormônio relacionado ao estresse e uma das principais causas de insônia ou sono leve. Ou seja, usar a bicicleta como meio de transporte aumenta a profundidade do sono, reduzindo o tempo que precisamos descansar e aumentando nossa energia durante o dia.

9. Não precisa de muito tempo

Como dissemos, só pegando a bike para ir ao mercado ou dar uma volta na praça já podemos tirar proveito dos benefícios da magrela. Nem falar se dedicamos uma hora todos os dias, ou aproveitamos cada final de semana ou feriado para fazer uma trilha.

Não é preciso ficar horas treinando e sofrendo para ter uma melhor qualidade de vida. Basta com adotar a bicicleta como meio de transporte.

10. Melhora a digestão

É isso mesmo. Se você tem digestão lenta, então vai logo pegar uma bike, porque pedalar diariamente um pouco ajuda combater a constipação e pode ser um ótimo complemento para qualquer tratamento médico.

É claro que há mais vantagens e nós convidamos você a descobri-las por si mesmo! Enquanto isso, leia nosso artigo sobre como tirar ainda mais proveito da pedalada para a saúde e o bem-estar.

seguro de bike