Uma dúvida comum e que provavelmente deve ter passado pela sua cabeça é se pedalar engrossa as pernas. A resposta é sim. Mas, calma. Não saia desta página achando que já tem a resposta definitiva. Afinal, pedalar é um exercício que queima calorias e ajuda a emagrecer, mas, com as dicas certas, também traz ganho de massa muscular.

Se você pedala há um tempo, deve ter reparado que suas pernas ficaram mais torneadas. E se você acha que o motivo é apenas a pedalada, não se engane, pois, há outras coisas que influenciam esse ganho de massa nos membros inferiores.

Portanto, neste post, vamos te ensinar como engrossar as pernas, com métodos, dicas de treinos e outros truques para garantir pernas, além de bonitas, com muita força para pedalar!

Pedalar engrossa as pernas, mas quando é feita em intensidade média a alta, por poucos minutos

Treinar é a primeira coisa que você deve fazer para engrossar as pernas. Mas, não basta ir aos pedais diariamente, se ele não for feito com método.

O treino de pedalar engrossa as pernas, deve ser feito por pelo menos 3 vezes por semana, em curtos espaços de tempo. Assim, parecendo com treinos de sprints, mas em menos intensidade, suas pernas vão ganhar muita força.

Por dentro do organismo, o que esses treinos fazem, é romper muitas fibras musculares, deixando-as torneadas, ou melhor dizendo grossas.

Manter uma alimentação rica em carboidratos e proteínas

Se pedalar engrossa as pernas, saiba que a alimentação é o que as mantêm sempre firmes. Porém, não pense que basta comer mais, e ficar semanas sem pedalar, porque o resultado será gordura acumulada nos membros inferiores, e nada de força.

Para garantir que as suas pernas fiquem mais grossas, ao mesmo tempo que treinar deve ser de lei, comer alimentos que entreguem as calorias e substâncias necessárias, também é.

Nesse sentido, basicamente, dois elementos são responsáveis por ajudar no pedalar engrossa as pernas: carboidratos e proteínas. Então, invista forte mesmo em alimentos ricos nessas substâncias.

Um dos alimentos que não pode faltar no seu cardápio diário é a carne de frango. Essa ave é cheia de proteínas, e tem pouquíssima gordura, que é prejudicial à saúde e ao crescimento de massa muscular.

Também, massas com farinha branca e integral, bem como pães, batata, mandioca e alimentos que se transformam em glicose — açúcar do sangue — no organismo, são essenciais.

Além de tais consumos darem fornecerem muita energia, eles vão superlotar o seu corpo com calorias, que serão convertidas em massa muscular durante seus treinos e descansos.

A hidratação é fundamental

A água sempre foi o elemento vital à vida. E na bike e em qualquer outra atividade física, ela é o Santo Graal para engrossar as pernas.

Explicamos: a água ajuda a manter as células do seu corpo em pleno funcionamento, contribuindo para que mais oxigênio acesse os seus órgãos e músculos.

O que ela faz é, além de ajudar o seu corpo a funcionar 100% bem, acelerar o processo de crescimento muscular. Que envolve o treino, o descanso, a alimentação e a metabolização das substâncias que você consome.

Logo, beber muita água todos os dias, ajuda em pedalar engrossa as pernas, fazendo os seus músculos crescerem, além de deixar o seu corpo sempre preparado para treinos puxados.

Pedalar engrossa as pernas, ciclista tomando águaCréditos: Unsplash

Descansar é essencial para engrossar as pernas depois de pedalar

Descanso como parte dos treinos é fundamental para a mente e corpo. E pode ter certeza de que aqueles dias sem fazer nem um giro, fazem toda a diferença no resultado de pedalar engrossa as pernas.

O simples ato de descansar regenera o seu corpo do estresse sofrido no pedal. Assim, nesse período que envolve desde um simples cochilo no meio do dia, aos minutos ou horas de leitura, assistindo a filmes, e dormir, é que o crescimento muscular acontece.

Nesses momentos, o seu corpo vai reconstruir as fibras musculares que estão rompidas. Logo, ele precisa repor essas brechas nos músculos, com proteínas dos alimentos que você ingere.

Mas, sempre fique atento que, depois de um dia de treino, é preciso descansar pelo menos por 48h. Você até pode fazer um descanso de 24h e, no dia seguinte, praticar um treino regenerativo, que o resultado também será muito bom para suas pernas.

Engrossar as pernas exige mais exercícios

Nem só de pedalar engrossa as pernas. Por isso, é preciso complementar esse esporte com outros exercícios físicos que também tonificam os membros inferiores e garantem mais força e resistência.

Agachamentos

Clássicos do mundo dos esportes, os agachamentos dão ganhos consideráveis de resistência e força às pernas. Uma vez que abaixar e levantar o peso do próprio corpo, por repetidas vezes, em várias séries, rompe fibras musculares das pernas, gerando aumento de tônus.

Treinos funcionais

Os treinos funcionais são focados em entregar mais resistência e força ao corpo, para diversas atividades. Então, além da bike e das pernas, esse tipo de treinamento vai te ajudar também a ter mais qualidade de vida para trabalhar sentado no home office, no seu dia a dia, em trabalhos manuais, entre outros.

Musculação

Como atividade aeróbica, ou seja, de curta duração e alta intensidade e exigência de força, a musculação é eficaz para engrossar as pernas. Além disso, as demais atividades que envolvem essa categoria, contribuem muito para o ganho de força do corpo em geral, influenciando na melhora dos seus pedais.

Pedalar em marchas mais pesadas

Pedalar em marchas mais pesadas é uma maneira eficiente de engrossar as pernas, pois é nessa intensidade que você faz mais força para a bike avançar.

Mas, não ache que é preciso colocar a macha mais pesada de todas, em qualquer terreno. Isso deve ser feito de forma consciente, sentindo qual é uma marcha pesada ideal ao terreno que você está, sem que o pedal fique exaustivo.

De preferência para fazer isso em retas, e coloque em só uma marcha mais pesada, acima da que você está acostumado a pedalar. Assim, o seu corpo vai, aos poucos, se acostumar para pedalar cada vez mais em marchas mais pesadas.

É importante ter em mente que apenas a bicicleta não será a responsável por fazer as suas pernas engrossarem. Portanto, todas essas dicas aqui acima devem ser feitas em conjunto, para que esse objetivo seja alcançado com muito êxito.

No mais, se for conveniente para pedalar engrossa as pernas, invista em um serviço de nutricionista, que montará um cardápio focado em ganhar massa muscular. Com os seus treinos e exercícios, esse ganho será consistente.

Seu foco é ganhar pernas torneadas? Leia nosso artigo com dicas sobre como ganhar massa muscular pedalando!

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