Preparação e prática

O que você precisa saber sobre quadro de bike downhill

Brutalidade é uma palavra que explica bem as características de um quadro de bike downhill. E não poderia ser outra, afinal, a modalidade é para quem se arrisca a descer em alta velocidade, morros, escadarias e trilhas muito técnicas e íngremes. Se você ainda não conhece esses tipos de quadro, vai se surpreender.

A modalidade que também é conhecida pela sigla DH é para quem gosta mesmo de se arriscar em saltos e terrenos quase impossíveis de transpor. Aqui no Brasil, uma famosa competição de downhill é a Descida das Escadarias de Santos, feita no final de todo ano. Se você ainda não assistiu, vale a pena.

Mas, o que faz as bikes de DH serem tão boas para conseguirem passar por cima de pedras, raízes, degraus e continuarem em alta velocidade sem rachar ao meio? Tudo isso começa pelo quadro de bike downhill, e você vai descobrir mais sobre ele, neste post!

Quadro de bike downhill full suspension

Quadro de bike downhill rígido

Por mais que essa modalidade do mountain bike seja bruta e exija mais de uma suspensão, há os quadros rígidos para a prática. Claro que eles têm suas limitações, no entanto eles não deixam de ser resistentes.

Material

O material de um quadro de bike downhill hardtail é feito, na maior parte das vezes, de alumínio. Contudo, há modelos de fibra de carbono.

Uma regra geral para esses quadros rígidos de DH é que alguns têm limite de suspensão dianteira. A maioria suporta suspensões de 120mm a 160mm. Enquanto poucos podem receber as de 180mm a 200mm de curso.

Alumínio

Um dos primeiros motivos para que a maioria dos quadros de bike downhill rígidos seja de alumínio é pelo seu custo de venda final. Assim, as empresas conseguem entregar preços mais acessíveis a muitas pessoas.

Não há muito segredo no quadro de alumínio, a não ser que ele é cheio de reforços soldados em áreas-chaves. A exemplo do tubo da caixa de direção, nos chainstays e no tubo do canote.

Fibra de carbono

A fibra de carbono também faz sua vez no quadro de bike downhill. Contudo, aqui ela precisa ser bem espessa e mais resistente do que o mesmo material usado nos quadros de XC.

Gancheira

A gancheira dos quadros rígidos de downhill pode ser tanto horizontal quanto vertical. Para você saber quando cada uma é usada, a do tipo horizontal é mais empregada em quadros ditos top de linha da categoria, enquanto a vertical, nos mais simples.

Suporte para guia de corrente

Alguns quadros contam com um suporte já soldado ao quadro, para que a guia de corrente seja instalada.

Quando o quadro não tem essa área dedicada, resta ao piloto escolher uma guia que sirva no modelo de quadro escolhido.

Caixa de direção

A caixa de direção de quadros rígidos de DH não tem um padrão mundial. Mas, elas são do tipo over, ou seja, de 1.1/8 polegadas e do tipo integrada. Isso faz com que os rolamentos ou esferas soltas fiquem na parte interna do quadro.

Aros

Dos anos 1990 até 2010, as bicicletas de downhill eram somente no padrão de aro 26. A partir da entrada dos aros 29 e 27.5 no mercado, essas mesmas bikes de DH passaram a ser no padrão de aro 27.5.

Eixo traseiro

O eixo traseiro de um quadro de bike downhill rígido é no padrão de blocagem 180mm. Mas, os melhores quadros contam com o sistema de eixo passante de 12mm, que garante muita rigidez ao conjunto.

Canote

Os canotes que servem para quadros rígidos de DH não tem um padrão. Portanto, cada marca usa uma medida — 27.2, 28.6, 30.9, 31.6.

Quadro de bike downhill full suspension

Quadro de bike downhill full suspension

A categoria de quadros que reina no mundo do downhill faz com que os maiores saltos pareçam brincadeira de criança. Um quadro do tipo tem suporte para suspensões dianteiras de 160mm a 200mm de curso.

Material

Alumínio, fibra de carbono ou ainda um misto entre os dois fazem os quadros full suspension de DH.

Alumínio

Os quadros de downhill de alumínio seguem o mesmo pretexto dos rígidos: são pesados e bem resistentes.

Fibra de carbono

A fibra de carbono é mais explorada hoje no quadro de downhill full suspension por causa da Santa Cruz Bikes. Ela foi pioneira em fazer uma bike do tipo — a Santa Cruz V10.

Alumínio + fibra de carbono

Aqui, a proposta é parecida com quadros de MTB XC: a parte dianteira do quadro é de fibra de carbono enquanto a traseira é de alumínio.

Suspensão traseira

A suspensão traseira pode vir com o quadro ou ser comprada separadamente, de acordo com as especificações do modelo. Em média, o curso do amortecedor traseiro que pode ser usado fica entre 160mm e 220mm.

Gancheira

As gancheiras dos quadros de DH full suspension são tanto horizontais quanto verticais. Não há padrão nesse sentido.

Suporte para guia de corrente

Boa parte dos quadros full suspension para downhill têm o suporte para o guia de corrente ou mesmo já vem com uma embutida. O guia pode ficar até mesmo no chainstay, sendo leve e discreto.

Caixa de direção

A peça segue tanto os padrões de tamanhos over quanto o mega over — de 1.1/8 x 1.5 polegadas —, que garante mais rigidez ao cockpit da bike e evita a quebra do tubo da caixa.

Já quanto ao padrão do tipo de sistema usado na caixa, na maior parte dos modelos no mercado, ele é integrado — quando tudo fica embutido dentro do tubo de direção.

Aros

Ainda que você encontre quadros de downhill para aros 26, hoje em dia a maior parte dos fabricantes produz quadros para o aro 27.5, que se consolidou na modalidade.

Eixo traseiro

O quadro de bike downhill full suspension adota o padrão de eixo passante na traseira, que pode ser de 10mm — padrão antigo — ou 12mm.

Canote

O canote de quadros de bikes de DH não tem um padrão estabelecido no mercado mundial. Portanto, as medidas variam como nos modelos rígidos de quadro downhill.

Descobrir cada milímetro de um quadro de bike downhill ajuda você a entender mais dessa modalidade. Se você anda pensando em começar a praticá-la, não esqueça dos equipamentos de proteção, porque as descidas são fortes e a velocidade é insana. Bons pedais!

Confira tudo sobre os materiais dos quadros de bikes e descubra o que é melhor para você!

Imagens: Unsplash

Artigos relacionados
DicasPreparação e prática

Dicas para ciclistas: 6 erros comuns de quem pedala

O uso da bicicleta para realização de atividade física, lazer, esporte ou mesmo como veículo vem…
Leia mais
Preparação e práticaTreinos

8 alongamentos ótimos para antes de pedalar

Os alongamentos para pedalar são aliados importantes dos ciclistas. Afinal, eles ajudam a prevenir…
Leia mais
Preparação e prática

Como usar sua bicicleta spinning para melhorar seu desempenho no ciclismo + dicas de treinos

Você está pronto para revolucionar seu treinamento de ciclismo? Descubra como a bicicleta spinning…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?