Manutenção de bikeModelos de bicicletas

O que é uma bike chopper?

Sabe aquela sensação de chamar a atenção por onde passa, atraindo olhares de admiração e curiosidade? Quem tem a oportunidade de ser dono de uma bike chopper, conhece de perto todas estas situações que estamos falando.

A bike chopper é um bicicleta que possui um design diferenciado, sendo altamente personalizada e construída de acordo com um estilo único. Com ela, a paixão pelo ciclismo e por modificações se unem, resultando sempre em bicicletas cheias de personalidade.

 

Bike chopper: como tudo começou

Bike chopper
Foto: Reprodução Pinterest

A história da bike chooper tem origem no final dos anos de 1940, quando os militares americanos que voltaram da guerra, sentiam a necessidade de manter a camaradagem que existia na linha de frente. Eles começaram a se reencontrar com o objetivo de andar de moto e bicicleta, mantendo assim a mente ocupada.

Logo depois, os antigos soldados começaram a cortá-las, com o intuito de torná-las mais rápidas e leves. Era um trabalho de modificação totalmente artesanal. Com isso, começou a acontecer uma mudança visual e a ideia de alcançar um melhor desempenho foi ficando para trás.

Somente no final dos anos de 1960 é que a cultura chopper foi realmente apresentada para o mundo, por meio do filme Easy Rider. Este road movie é um marco não apenas na história do cinema, mas também na vida de todos os ciclistas que se aproximam do estilo chopper. A marca Harley Davidson cresceu muito por conta disso.

Bike Chopper: uma paixão sem limites

Por mais que o termo chopper em inglês tenha uma conotação no sentido de cortar, o movimento da bike chopper vai além da simples substituição de peças originais por outras personalizadas. Hoje em dia o bike chopper é um movimento que reúne pessoas com o mesmo interesse em encontros periódicos.

Características principais

O céu é o limite para quem gosta de trabalhar com as modificações na bicicleta, porém a bike chopper geralmente é caracterizada por alguns elementos. Elas possuem:

  • Garfos estendidos criando uma frente longa.
  • Pneu traseiro mais grosso.
  • Rebaixamento do quadro.
  • Selim alongado.
  • Guidão alto.
  • Espaço vazio no quadro, podendo ser posteriormente inserido um motor.

Comprar ou montar uma bike chopper: o que é melhor?

bike choper
Foto: Reprodução Pinterest

Esse é um assunto muito polêmico, pois existem diversas opiniões que divergem sobre o assunto. Há quem acredite que uma bike chopper deve ser totalmente feita a mão e existem grupos que incentivam isso, usando a máxima de que “um chopper comprado não é um chopper”. A ideia é de que nenhum corte foi feito, apenas uma transação comercial.

Por conta disso, muitos ciclistas fazem da própria garagem de casa o seu ateliê, soldando tubo, modificando a angulação do garfo, desmontando o aro. Tudo isso para criar a bike mais personalizada possível, de acordo com o seu próprio estilo.

Por outro lado, como nem todo mundo possui aptidão, espaço em casa ou mesmo tempo para fazer uma, existem empresas que comercializam a bike chopper já pronta. Elas são vendidas para quem curte um jeito mais diferenciado de andar de bike, mas não pretende colocar a mão na massa. Podemos citar alguns desses modelos mais conhecidos:

  • Spoiler Series Chopper Sting-Ray.
  • Caloi Drag Chopper.
  • Caloi Knucklehead.
  • Raleigh Chopper.
  • Giant DUB Chopper.
  • Rocket Beach Motor.
  • Sting Ray Three Speed.
  • Giant Stiletto Chopper.
  • Chopper Switchblade.

Algumas delas não estão mais disponíveis no mercado, por estarem fora de linha. De qualquer modo, algumas podem ser encontradas apenas em plataformas de bikes usadas como os Classificados da Bike Registrada.

Encontros dos amante de Bike Chopper

Existem espalhados pelo mundo diversos grupos e clubes de ciclismo que unem somente ciclistas de bike chopper. Podemos citar os mais emblemáticos, como o Chunk 666, SCUL, Chopaderos, DHC Den Haag Cruisin e Freakbike Militia. Todos eles são americanos ,já que a cultura Chopper é muito forte por lá.

No Brasil, é interessante citar os mais conhecidos, que são o Bike Chopper Predadores, em Porto Alegre e o Clube da Bike Chopper, de São Paulo. Eles não realizam encontros específicos, mas reúnem diversas informações sobre o tema.

Bike Chopper
Foto: Reprodução

Geralmente as bike chopper brasileiras possuem espaço em encontros de bicicletas, carros e motos antigas, em passeios que acontecem aos finais de semana. Elas ficam expostas aos olhares de curiosos e admiradores do estilo junto com outros veículos. Nestes encontros, é possível também encontrar bancas com peças únicas para ajudarem na personalização..

Participar destes encontros é uma ótima oportunidade para ter contato com outros ciclistas da modalidade, buscar inspiração em cada um dos modelos e claro, começar a arquitetar o planejamento da sua própria. Uma recomendação é ficar sempre atento aos grupos que existem nas redes sociais da sua região. Geralmente é lá que esse tipo de encontro é divulgado.

O que levar em consideração na hora de montar uma bike chopper

Para fazer uma bike chooper na raça é preciso muito mais do que força de vontade. Aptidão para serviços manuais, muita pesquisa e tempo são apenas alguns dos fatores importantes para a realização da mesma.

Existem profissionais que trabalham somente com personalização e são capazes de entregar para você o projeto completo. Com ele, você pode participar de todas as etapas de desenvolvimento, criando junto a sua bike chopper dos sonhos.

bike chopper
Foto: Reprodu

O quadro é sempre a tarefa mais difícil, pois é dele que parte toda a sustentação da bike. Além disso, o quadro na bike chopper tem a função principal de ser totalmente diferente. É ele quem carrega o símbolo do estilo.

Outro fator que diferencia o estilo chopper é a pintura dela. Muitas são consideradas obras de arte também por conta da criatividade empregada ao criar um visual completamente diferenciado.

Bike chopper motorizada

Fique atento se você está pensando em inserir um motor na bike. É que pela legislação vigente, uma bike chopper motorizada deve seguir algumas regras no que diz respeito à combustão, sendo permitido apenas até 25 cilindradas. No caso da potência, o máximo permitido é de 350 watts.

Passando destes limites, o ciclista deverá emplacar a bike, além de portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Autorização para Condução de Ciclomotores (AAC).

Quanto investir em uma bike chopper?

Existem projetos dos mais variados quando o assunto é bike chopper. E por este motivo, por serem propostas personalizadas, fica difícil existir uma tabela ou um limite de valor.

bike chopper
Foto: Reprodução Pinterest

Alguns planos são simples, onde a bicicleta remete a uma criatura do Frankentein com peças unidas sem pensar em uma composição única. Por outro lado, existem bike chopper de luxo, por conta de uma customização mais elaborada onde cada peça é realmente única e o designer muito bem desenvolvido.

No entanto, é sempre bom fazer um planejamento detalhado do modelo que pretende fazer, reunindo também uma tabela de gastos. O que mais vemos por aí, são ciclistas que começam a fazer o processo de singularização e acabam não conseguindo chegar ao fim, por conta dos gastos altos não estimados. Tenha sempre um plano B ou até um C.

Que tal encantar seus olhos e ver mais alguns modelos fora de sério. Confira neste vídeo alguns dos projetos mais incríveis de bike chopper. Inspire-se!

Já conhece o nosso canal da Bike Registrada no Youtube? Siga a gente por lá e fique por dentro das novidades do universo do ciclismo!

Artigos relacionados
EquipamentosManutenção de bike

Melhores kit tubeless & como escolher o seu

Dentre todas as inovações tecnológicas que chegaram para transformar a maneira como nós…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Hupi Naja é boa? Confira a análise completa

Você já ouviu falar da Hupi Naja? Esta não é apenas uma bicicleta, é uma verdadeira obra-prima…
Leia mais
Manutenção de bikePasso a passo

Sinais de que está na hora de trocar a corrente

Cada ciclista possui uma maneira particular de viver a vida em duas rodas. Há quem costume preferir…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?