Roupas e Acessórios

Conheça os principais modelos de sapatilhas para ciclistas

Os ciclistas se deparam com muitas opções ao buscar sapatilhas ideais. Desde alta performance até conforto para longos trajetos, os modelos variam em tecnologia e propósito. Navegar nessa diversidade é crucial para otimizar a experiência de pedalada, se adaptando ao terreno e estilo. Com esse desejo de competição, os atletas estão investindo ainda mais nos seus equipamentos, desde bikes mais equipadas, com quadros de carbono e pneus de aro 29; a capacetes com MIPS e modelos de sapatilhas mais adequados para melhorar o desempenho nos pedais.

Então, se você busca modelos de sapatilhas confortáveis, estilosas e que garantam uma boa desenvoltura na hora de pedalar, acompanhe o nosso artigo a seguir.

Imagem da capa: Reprodução Switchback travel (BRIAN MCCURDY)

 

Modelos de sapatilhas Shimano

A sapatilha de ciclismo é um acessório que está presente no vestuário da grande maioria dos ciclistas, por ser o calçado mais adequado para pedalar, devido às suas tecnologias e inovações que garantem maior segurança, rendimento e conforto aos atletas, independente da modalidade de ciclismo que eles praticam.

Existem modelos de sapatilhas para todos os tipos de ciclismo, com recursos que se adequam às necessidades de cada um deles. As sapatilhas, especialmente as da marca Shimano — referência nos modelos de sapatilhas do mercado — valorizam o desempenho e o conforto do atleta durante as pedaladas longas, que exigem mais esforço corporal, especialmente dos pés e, por isso, necessitam ter maior resistência e durabilidade.

Por se tratar de um calçado feito especificamente para quem pratica a pedalada, seu designer é diferente dos demais modelos de sapatilha, variando ainda mais de acordo com o tipo de ciclismo praticado.

Então, para que você faça a escolha certa, do modelo ideal para sua prática, é necessário entender quais as características e funcionalidades de cada sapatilha Shimano para cada tipo de modalidade de ciclismo. Vejamos a seguir:

Ciclismo de estrada

O ciclismo de estrada, também conhecido como road bike ou speed, é um tipo de competição esportiva disputada em estradas. Para essa modalidade, existe a sapatilha adequada, que oferece uma melhor transferência de potência, pois possuem as solas mais rígidas e as presilhas mais largas. Os modelos de maior destaque são a Shimano TRIATHLON TR501 e a RC3 SHIMANO SPEED.

modelos de sapatilhas para ciclistas
Foto: Bike point.

 

Ciclismo de MTB

Já o ciclismo de mtb, consiste em realizar percursos em montanhas e outros terrenos irregulares, por isso necessita de uma sapatilha de maior resistência. As sapatilhas de mountain bike possuem solas rígidas e resistentes que são cardadas para proporcionar tração em terrenos acidentados, com um design de travessa com 2 parafusos, o que as torna muito mais fáceis de caminhar.

Para essa modalidade podemos destacar o modelo Shimano Sh-ct500 Confort Mtb, desenvolvida para os ciclistas que querem ter um estilo versátil e inteligente por ser muito parecida como um tênis urbano, atendendo a todas as modalidades MTB, Cicloturismo, Urbana, Ciclismo e Caminhada.

Ciclismo de Triathlon

O ciclismo de triathlon reúne diversas modalidades em uma única prova, na qual o atleta precisa nadar, andar de bicicleta e correr, sem intervalo entre uma atividade e outra. Nessa modalidade, é indicado sapatilhas que permitam que o atleta caminhe e pedale sem nenhuma dificuldade nesses trajetos, sem que os encaixes da sola — os famosos taquinhos — atrapalhem a caminhada.

modelos de sapatilhas para ciclistas
Foto: Bike point.

 

O modelo da sapatilha Shimano CT500 é ideal para atender essas necessidades, pois foi projetado para ser versátil, oferecendo conforto e desempenho tanto durante o pedal quanto ao caminhar.

Ciclismo indoor

Para o ciclismo indoor, o mais recomendado são os modelos com solas que possuem sulcos aderentes e travessas com 2 parafusos. A sapatilha Shimano SH-IC100 foi desenvolvida especialmente para treinamentos indoor, entregando uma malha altamente respirável e confortável, permitindo treinos de grande intensidade.

Conforto, durabilidade e tecnologia

Para garantir o seu conforto, é necessário escolher modelos que te sirvam direito e sejam confortáveis desde o começo, pois as sapatilhas são feitas de materiais rígidos e têm pouca chance de “amolecer” conforme o uso.

Dessa forma, o arco do pé deve estar confortável e bem apoiado, e o calcanhar não deve conseguir se mover para cima e para baixo dentro do sapato. Então garanta que sua sapatilha e seu pedal são compatíveis entre si.

No quesito tecnologia, existem milhares de modelos de sapatilhas para ciclismo, desde as mais simples até as mais tecnológicas. Na hora da escolha, o importante é prestar atenção nas características, principalmente, dos fechos, da sola e dos tanquinhos e as tecnologias que proporcionam.

Compatibilidade e clipagem

Uma sapatilha custa mais caro que um calçado comum, mas a segurança, a durabilidade e o conforto proporcionados valem muito mais que o valor investido na compra. As sapatilhas possuem os encaixes, famosos taquinhos, regulados corretamente para evitar lesões.

Como já falamos anteriormente, a sapatilha fixa o pé do ciclista no pedal e para soltá-lo em geral deve-se torcer o pé para o lado (geralmente para fora) fazendo com que se “desclipe”. Esse encaixe é o que vai garantir a firmeza da sua pedalada durante o percurso e, dessa forma, maior desempenho do atleta.

Design e estilo

Sim, é possível pedalar com outros tipos de calçados, mas se você usa a bike com regularidade e pratica o ciclismo de forma assídua, provavelmente terá mais segurança e desempenho ao usar sapatilhas de ciclismo.

Além de confortáveis, existem modelos de diferentes tipos, como a Shimano CT500 que tem o designer de um tênis de caminhada, para quem deseja algo mais natural. Já para quem deseja realmente sapatilhas estilosas, os modelos com fecho são as melhores escolhas, a exemplo da RC3 Shimano speed.

Guia de escolha da sapatilha ideal

Agora, escolher os modelos de sapatilhas ideais ficou bem mais fácil, não é mesmo? Basta observar qual a sua modalidade de ciclismo, qual o seu objetivo com a sapatilha e verificar os modelos disponíveis para o seu perfil. Afinal, o gosto pelo design realmente será algo pessoal.

Cuidados e manutenção das sapatilhas

Após adquirir sua sapatilha, é necessário cuidar dela para preservar seu bom estado. Para isso, você deve manter sua sapatilha limpa, usando pano ou toalha úmidos para realizar a limpeza. Se a sujeira for muito pesada, use uma escova macia, água morna e um pouquinho de sabão neutro, isso vai deixá-la 100% novinha em folha.

Realizada a limpeza, seque as sapatilhas com uma toalha, e tire as palmilhas para secarem separadamente. Se os taquinhos ficarem difíceis de tirar do pedal ou se começarem a soltar dos pedais “por conta própria”, realize a troca deles, garantindo que serão compatíveis com o seu modelo.

Agora é partir para a compra!

Como vimos, as sapatilhas oferecem diversos benefícios ao ciclista, independente da sua modalidade esportiva. Por isso, investir em uma boa sapatilha é essencial para garantir uma boa prática.

Para garantir a segurança do seu pedal, adquira o seguro da bike registrada, a melhor maneira de proteger você e a sua bike.

Artigos relacionados
Manutenção de bikeRoupas e Acessórios

Tudo sobre bretelle feminino para ciclismo

As roupas específicas para ciclismo são extremamente importantes, trazendo conforto e mais…
Leia mais
Roupas e Acessórios

Usar meia cano alto para ciclistas é bom? Como escolher

Você já se perguntou por que as meias cano alto se tornaram um item essencial no guarda-roupa de…
Leia mais
Roupas e Acessórios

Jaqueta corta vento ou impermeável? Qual é a melhor para ciclistas

A escolha entre uma jaqueta corta vento ou impermeável para ciclistas depende das condições…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?