ComponentesManutenção de Bike

Hierarquia SRAM para road bikes (atualizado 2023)

Entender mais sobre os grupos de marchas para o ciclismo de estrada é a base para fazer a melhor escolha de um. E nesse quesito, a hierarquia sram para road bikes é extensa e reserva modelos do básico ao mais avançado, cada qual com seus diferenciais. Você já conhece cada linha dessa marca que está conquistando a atenção dos ciclistas?

A SRAM é uma marca conhecida por ser perita em inovar em peças de bike, como suspensões, freios e demais tecnologias para bicicletas. No entanto, apesar do forte deles serem os grupos SRAM de marchas, disponíveis para as MTBs e as Road Bikes, eles conseguiram se firmar no mercado do ciclismo por meio da junção de inovação e economia. Nesta categoria, os modelos eletrônicos são os mais ousados e garantem alta performance para quem os escolhe.

E em 2023 os grupos SRAM trouxeram novidades nos seus componentes para quem ama uma aventura: a SRAM XPLR para o cascalho. Mais para frente te contamos todos os detalhes em torno desta novidade para sua bike.

Mas antes, o que seriam esses grupos de bike?

Mas antes, vamos começar pelo começo: o que seriam esses grupos de bike? Se você é novo no ciclismo ou não entende muito bem sobre isso, nós da Bike Registrada te ajudamos a compreender melhor esse lado da história.

Os grupos de bike é um conjunto de grupos de bicicleta que compreende todos os aspectos mecânicos deste meio de transporte, indo desde as peças responsáveis por gerar o impulsionamento para frente – que é conhecido pelo trem de força – até o freio, que é o ato responsável por parar a bicicleta.

Retirando o quadro, rodas e pontos de contato (selim, pedais e guidão), o grupo de bike é composto – de forma geral -, por: coroas e braços da manivela, movimento central, cassete, desviadores dianteiros e traseiros, alavancas de freio e alavancas de câmbio, correntes e freios a disco ou freios a aro, além das correntes.

E no mercado há alguns tipos de grupos de bike, como a SRAM, Campagnolo e Shimano, que, sem dúvidas, são as maiores e mais reconhecidas do mercado. No entanto, hoje, a Bike Registrada vai ter de falar um pouco mais sobre a história do primeiro grupo de bike e tudo o que ela disponibiliza no mercado, que é a SRAM.

Conheça a história da SRAM

Desde o início da sua história, a SRAM está envolvida em sistemas tecnológicos únicos na produção de componentes de e para bikes. Fundada em 1987, nos Estados Unidos, a empresa possui uma fábrica na cidade de Chicago, em Illinois. Seu nome SRAM significa Scott, Ray e Sam: o nome dos três fundadores originais da empresa.

Seu lugar no concorrido mercado do ciclismo foi conquistado devido ao desenvolvimento do “Grip Shift”, ou seja, o passador de marchas. Você sabia? Foi um grande sucesso na época, o que ajudou a consolidar a marca. Essa invenção que revolucionou o mercado de bike foi uma resposta inovadora para o alcance do tubo inferior, ainda quando os câmbios de fricção eram padrão.

Porém, em 1990, ela se viu envolvida em um grande problema ao ir na justiça contra a japonesa Shimano. Sua acusação era a de que a empresa asiática, sua rival de vendas, estava realizando práticas ilegais. Um resumo, de forma geral, a concorrente estaria oferecendo aos fabricantes de bicicleta uma propina.

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, a situação foi resolvida fora dos holofotes e da presença das autoridades. De qualquer modo, esse posicionamento ajudou a marca a assumir uma atitude firme contra o monopólio de componentes – política que segue invicta até os dias de hoje.

Esse posicionamento, a inovação e qualidade das peças foi crucial para que ela conseguisse se fortalecer como uma das principais indústrias de componentes no mundo. No entanto, esse lugar foi conquistado também por conta de um forte trabalho. Na SRAM, como falamos anteriormente, a alta qualidade está presente desde a escolha dos materiais, como também na seleção da mão de obra qualificada e também nas pesquisas de inovação – que são a base para qualquer tipo de produto produzido pela empresa.

Por dentro da sua linha de produtos – atualizado 2023

A empresa norte-americana possui uma grande variedade de componentes em seu catálogo, como suspensões, freios e outras peças exclusivas para a bicicleta. Contudo, o sucesso da SRAM no mundo do ciclismo se dá devido, em especial, aos grupos de transmissão que são comercializados pela empresa.

Além disso, outra característica que é um fator determinante para o sucesso da empresa é porque ela consegue atender perfeitamente diferentes modalidades e variados tipos de ciclistas. Seja para quem está iniciando, praticando o ciclismo por hobby ou para quem já está atingindo a alta performance e levando a sério como um esporte: todos têm vez com os grupos de transmissão da SRAM.

Ainda assim, ao contrário de muitas empresas que acabam optando por entrar na fabricação de bicicletas, a SRAM continua firme em seu propósito de fornecer os melhores componentes para os seus consumidores. Ainda hoje, desde a sua inauguração, segue focada na produção somente de seus componentes, com inovação e tecnologia necessária para continuar se destacando no mercado.

A SRAM trabalha com a hierarquia SRAM para Road Bikes, tendo os seguintes produtos: Apex, Rival, Force, Red e agora, em 2023, ela chegou com a SRAM XPLR Groupset – que vamos te contar tudo sobre ela daqui a pouco. E é sempre importante ressaltar que a SRAM também atua fortemente com a hierarquia SRAM para MTB.

Confira toda a hierarquia sram para road bikes – atualizado 2023

As bicicletas de estrada estão cada vez mais seguras, rápidas e mais capazes do que nunca. Por conta das novas tecnologias, os ciclistas que hoje optam em trabalhar com componentes da SRAM podem vivenciar o que há de melhor no mercado, tendo a segurança nunca vista com um desempenho incrível, graças aos componentes tecnológicos fornecidos pelo mercado.

Se você ama se atualizar sobre o que há de melhor no mercado de bikes, realizamos uma lista com tudo que SRAM pode proporcionar para você. Veja abaixo toda a hierarquia SRAM para Road Bikes:

APEX

A linha Apex é a de entrada da marca e chega inaugurando a hierarquia SRAM para Road bikes com muita qualidade, tecnologia e segurança.

Esse grupo já conta com 20 velocidades e um range bastante atrativo que pode comportar cassetes de 11-36 dentes, e é justamente isso que traz uma relação de marchas bastante aliviada para quem está começando nas estradas. Esse modelo de grupo é ideal para quem busca trocas de marchas confiáveis sem sair do orçamento.

Além disso, outros detalhes do SRAM Apex incluem o conjunto de freios ferradura em aço, e os trocadores de marchas integrados aos manetes de freio – que podem ser hidráulicos ou mecânicos. O padrão de trocas é DubleTap — feito com dois toques no manete.

Sem contar que o SRAM Apex possui um sistema WiFli. Calma, não é Wi-fi. Esse sistema é incrível, pois é mais amplo, mais rápido e mais leve… Tudo o que um ciclista iniciante deseja, não é mesmo?

APEX 1

O Apex 1 é um grupo direcionado tanto para quem quer rodar nas estradas quanto nas trilhas. Isso faz dele ideal para quem quer uma gravel bike.

A razão que faz de o Apex 1 ser na hierarquia SRAM para Road bikes tão versáteis, é que ele já conta com 22 velocidades. Além disso, ele pode comportar apenas 11 marchas, se o usuário quiser aliviar peso da bike e deixa-la ainda mais ágil. Essa composição é muito comum nas Mountain Bike, sendo um item diferente para quem vai rodar nas estradas.

Também, o cassete da linha Apex 1 já traz mais combinações, com seus 11-42 dentes. Sem contar nos freios hidráulicos — um grande diferencial para uma linha básica.

RIVAL

Na hierarquia SRAM para road bikes, o Rival se enquadra no melhor custo-benefício para quem busca boa performance nas estradas e já está no nível intermediário. E o motivo é muito simples: essa é a linha que já traz boas tecnologias da categoria, como o uso de peças em alumínio muito mais leves.

O conjunto é composto por pedivela, passadores de marchas, câmbios dianteiro e traseiro e freios ferradura ou a disco. Já o número de velocidades é perfeito para vários terrenos: 22.

RIVAL 1

O Rival 1 é a linha de quem quer montar uma bicicleta de estrada leve, com pretensões de se jogar em terrenos acidentados. Ou seja, é também o conjunto da hierarquia SRAM para road bikes, feita para o gravel.

Logo, o que você encontra nessa linha da SRAM são um pedivela de coroa única, freios a disco hidráulicos e bem potentes e cassete com 42 dentes para subidas íngremes. No total, são 11 marchas que oferecem combinações capazes de dar conta de diferentes terrenos, e proporcionar muita diversão.

RIVAL AXS

O Rival AXS é um dos mais avançados grupos de marchas na hierarquia SRAM para road bikes.

Sua construção é toda em alumínio e segue basicamente o mesmo design da versão Rival. Porém, a linha AXS designam os grupos eletrônicos e sem fio da SRAM, o que os torna ainda mais leves, rápidos e precisos nas trocas de marchas.

Outro diferencial da linha Rival AXS é que ela já tem 24 velocidades, um ganho e tanto para quem deseja treinar pesado e competir.

RIVAL ETAP AXS

Apresentado a tecnologia que os ciclistas mais desejam, o SRAM Rival eTap AXS possui diferenciais que surpreendem. Com deslocamento sem fio intuitivo, engrenagem inovadora, medição de energia integrada, conectividade AXS e freios a disco hidráulicos refinados. A engrenagem de 12 velocidades fornece um alcance mais amplo e saltos mais apertados para que o pedal esteja sempre na marcha certa.

Ele é um grupo de baixa complexidade e simplicidade ímpar, no entanto é rico em recursos. Conta com um sistema seguro e totalmente confiável. A lógica de mudança sem fio eTap é simples e intuitiva de montar: um botão para ir mais fácil, um para ir mais difícil. Pronto, não precisa de mais nada!

Lembrando que esse sem fio intuitivo é da SRAM, que consiste em falar que não existem fios entre os shifters e os mecanismos. Ou seja, não há cabos conectando os componentes. Com isso, há uma diminuição drástica nas confusões e simplificação dos layouts.

FORCE

O SRAM Force traz muita versatilidade para a linha de grupos para road bikes da marca. E a principal razão dessa vantagem são os modelos com 22 ou 11 velocidades. Assim o grupo atende diversos ciclistas de uma vez só.

Ponto alto desse grupo dentro da hierarquia SRAM para road bikes, é que ele tem muita resistência para ser usado ao extremo. E o que o torna um conjunto tão robusto para pedais agressivos são peças que misturam alumínio e fibra de carbono.

Por fim, o SRAM Force pode acompanhar tanto os freios ferradura em alumínio como as pinças de freios a disco. Os trocadores são no mesmo padrão nos dois casos, mudando apenas a ligação a cabo de aço e a óleo entre elas.

FORCE 1

Cria do sistema de transmissão 1x, o SRAM Force 1 nada mais é do que a evolução da inovação. Ficou confuso? Explicamos! Ele é mais leve, mais forte e mais simples – possui anéis de corrente não aeronáreos, que podem ser instalados com uma única ferramenta.

Além disso, é bem silencioso, requer baixa manutenção e é muito resistente. Quer um grupo para te acompanhar em absolutamente tudo? Versátil, ele encara qualquer tipo de aventura ou deslocamento. Vai do terreno plano até a estrada cheia de cascalho. Seu desempenho é muito sólido, por isso é sempre bem recomendado.

FORCE AXS

Mais um investimento da SRAM em grupos eletrônicos. O grupo Force AXS tem as mesmas características de seu “irmão” na versão mecânica, porém, com funcionamento eletrônico e wireless.

FORCE ETAP AXS

Engrenagem moderna, gerenciamento avançado de corrente e fácil personalização. Estes são apenas alguns dos diferenciais que o SRAM Force eTap AXS oferecem, dentre seus principais recursos. Tudo isso no pacote mais acessível da série.

Ele reúne o melhor dos dois mundos: mudança eletrônica sem fio e frenagem hidráulica a disco. Ainda assim, o sistema de freio de deslocamento SRAM Force eTap AXS HRD integra a tecnologia de ponta. Em um pacote eficiente, ele oferece o sistema AXS para facilitar a personalização.

Projetados para sistemas 1x e 2x, os desviadores traseiros Force eTap AXS aproveitam a tecnologia de engrenagens X-Range para maior alcance. Utilizando o amortecedor de fluido Orbit , ele garante um bom gerenciamento de correntes.

RED

A linha Red da SRAM se preserva há muitos anos como o ápice em desenvolvimento de tecnologia da marca na hierarquia sram para road bikes.

Peças em fibra de carbono, titânio e alumínio dão o tom do grupo de estrada mais avançado da SRAM. Esse é um dos conjuntos mais leves do mercado, levando em consideração todas as peças: pedivela, freios, passadores, câmbios e outros.

Ao todo são 22 velocidades que o SRAM Red oferece, além de muita resistência e trocas extremamente precisas. Além de alta durabilidade também.

RED ETAP

O SRAM Red eTap foi o primeiro grupo eletrônico sem fio do mercado mundial. E ele permanece fiel às suas raízes com suas 22 velocidades e peso pena. No mais, suas características seguem os padrões da versão mecânica.

RED AXS

A hierarquia SRAM para road bikes tem a sua joia rara: Red AXS. O jogo de componentes é levado ao seu máximo, numa versão que tem melhorias tanto na mecânica das peças quanto na eletrônica.

Assim, o SRAM Red AXS é a última palavra em tecnologia para road bikes, com 24 velocidades e funcionamento de alta performance.

Começar ou progredir no ciclismo de estrada pede peças que acompanhem o seu estágio de pedal. Assim, descobrir mais sobre os grupos da hierarquia SRAM para road bikes só vai te ajudar a decidir pelo melhor conjunto ao seu objetivo nas estradas.

RED ETAP AXS

O SRAM RED eTap AXS oferece um maior alcance e uma progressão mais próxima, para que o ciclista esteja sempre na marcha certa. Garante um passeio tranquilo, seguro e suave, seja qual for a estrada. Ele é um sistema que faz exatamente o que o ciclista quer e do jeito que ele quer. O domínio é total e, além do mais, ele ainda é sem fio. Bárbaro!

O desviador traseiro do modelo faz com que o coração do quadro esteja sempre conectado. Isso proporciona o gerenciamento avançado de corrente o mantém o pedal silencioso e seguro, independentemente do tipo de terreno. Já a mudança frontal do SRAM RED eTap AXS está bem mais responsivo e rápida.

Começar ou progredir no ciclismo de estrada pede peças que acompanhem o seu estágio de pedal. Assim, descobrir mais sobre os grupos da hierarquia SRAM para road bikes só vai te ajudar a decidir pelo melhor conjunto ao seu objetivo nas estradas.

SRAM XPLR AXS Groupset

HIERARQUIA SRAM PARA ROADS

Assim como os outros grupos da hierarquia sram para road bikes, o SRAM XPLR AXS Groupset possui tecnologia e inovação para facilitar a vida dos ciclistas. E ela foi pensada especialmente para aquelas pessoas que buscam aventura e transitar em ambientes que não foram muito percorridas. Mas, como assim?

As estradas de cascalhos são muito utilizadas por pilotos que buscam aventura, sem deixar de lado a segurança e o rendimento em cima da bike. Nestas situações, o melhor grupo é o o SRAM XPLR AXS Groupset, pois ele preenche a lacuna existente entre Moutain Bike (MTB) e o conjunto para grupos específicos na estrada.

Com um câmbio eletrônico e um cassete com engrenagens em até 12 velocidades, essa XPLR AXS Gruposet proporciona conforto e segurança por meio dos freios hidráulicos e uma gama de 10 a 44 dentes.

Sem dúvidas, um dos grandes diferenciais deste tipo de grupo é a peça central: o cassete. Ele proporciona ao ciclista, mesmo em estradas com cascalho, uma gama de marchas que proporciona pedaladas leves, mesmo nos terrenos irregulares e em subidas íngremes.

Com tecnologia e estudos em tornar a vida do ciclista mais fácil e tranquila, a SRAM consegue se diferenciar do mercado com qualidade e inovação. Para isso acontecer é preciso pensar fora da caixinha e ir além do que já está sendo feito por outros concorrentes. Lembre-se: cada objeto fabricado pela empresa tem o objetivo de tornar mais leve as pedaladas na estrada.

COMO FUNCIONA A GARANTIA NA SRAM? Atualizado 2023

A SRAM oferece uma garantia de dois anos em materiais e mão de obra em todos os produtos. Desde que o reclamante seja o proprietário original do produto. Todos os problemas de garantia SRAM e atendimento ao cliente devem ser tratados diretamente com a loja de bicicletas onde a compra foi efetuada.

HIERARQUIA SRAM PARA ROADS

Todo o processo que envolve defeitos é direcionado para a revendedora, que no Brasil é a empresa Proparts. Localizada em São Paulo, ela atua em todo território nacional. É considerada uma das maiores empresas de distribuição de produtos de esportes e lazer do país.

Para agilizar a avaliação, é importante levar o recibo do produto até o local original de compra. O revendedor fará uma avaliação básica. Se tudo estiver dentro do padrão da empresa, o produto será encaminhado para uma assistência de serviços técnicos.

Escolher produtos e componentes de boa qualidade só resultam na melhoria do desempenho e em uma maior segurança durante todo o percurso. Você sabia disso? Já conhecia esses componentes da marca norte-americana? Gostou de saber da grande novidade para 2023? Comente aqui abaixo o que achou deles e qual modelo você mais se interessou!

Para continuar antenado no mundo do ciclismo, continue acessando nosso site diariamente para saber das novidades.

Artigos relacionados
Manutenção de BikeModelos de Bicicleta

Bikes dobráveis: 10 melhores modelos para você

Praticidade, sustentabilidade e saúde, esses são alguns dos principais eixos no uso das bikes como…
Leia mais
ComponentesManutenção de Bike

Discos de freio de bike: Tipos, tamanhos e como escolher

Os discos de freio de bike foram uma inovação significativa na magrela devido à sua eficiência…
Leia mais
Manutenção de BikeModelos de BicicletaMTB

Veja o comparativo de bicicletas MTB de Entrada Nacionais

No universo do ciclismo, o Mountain Bike (MTB) destaca-se como uma das modalidades mais empolgantes…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *