Não é incomum encontrarmos ciclistas que se queixam de dor no joelho ao pedalar. Afinal, sem dúvida, essa é a articulação mais exigida do nosso corpo durante o pedal.

Embora existam diferentes motivos para essa dor, é importante se atentar a algumas que podem ser corrigidas pelo próprio ciclista. E, claro, ficar atento a sinais de piora, que indicam a necessidade de buscar ajuda especializada.

Quer saber mais sobre a dor no joelho ao pedalar? Siga conosco!

Quais as principais causas da dor no joelho ao pedalar?

Nem toda dor no joelho é igual – e o ciclista deve conseguir identificar a dor que está sentindo, para saber a sua origem e a possibilidade de resolvê-la. Abaixo separamos as dores mais usuais e as possíveis causas.

Dor na parte posterior do joelho

Essa é uma dor pouco comum e geralmente envolve lesões nos tendões posteriores. A causa mais provável é o selim alto demais ou posicionado muito para trás.

Se você usa uma bike de engrenagem fixa, também está mais suscetível a sentir essa dor no joelho ao pedalar, porque nesse caso os músculos isquiotibiais (posteriores da coxa) são mais exigidos na desaceleração do pedal, causando sobrecarga e, consequentemente, dor.

Dor na frente do joelho

A dor anterior, que acomete a parte da frente do joelho, está ligada à patela (rótula). A causa provável é selim muito baixo ou muito para frente.

Se você coloca o selim em uma posição incorreta, acaba exigindo mais dos músculos anteriores da coxa, o quadríceps, e, assim, ocorre o cisalhamento de toda a articulação.

A dor pode indicar uma lesão tanto no tendão como na cartilagem patelar, chamada de condromalácia.

Dor no interior do joelho

A dor medial, ou seja, dentro do joelho, está ligada à colocação inadequada do clipe/taco no pedal. Normalmente, ela acontece quando os pés do ciclista estão muito afastados lateralmente da bicicleta, o que gera uma sobrecarga na parte interna do joelho.

O ideal é que o espaçamento seja suficiente para que as cargas dos joelhos para os pedais sejam aplicadas verticalmente, sem que o ciclista tenha que empurrar o joelho para fora ou para dentro.

Se você faz o movimento forçando o joelho, acabará sobrecarregando os ligamentos colaterais de cada joelho, levando a dor.

Então, evite posicionar os grampos muito próximos do interior da sua sapatilha, porque isso poderá aumentar a distância entre os pés, estressando os ligamentos e causando a dor interna no joelho.

Dor na lateral do joelho

Outra possibilidade é sentir uma dor no exterior do joelho. Esse é um sintoma clássico da síndrome do atrito da banda iliotibial, SABI.

A dor ocorre quando uma banda de TI (banda fibrosa do tecido conjuntivo que vai do quadril, passa pela coxa e se estende até a tíbia), se torna inflamada e estressada.

A lesão é bem frequente em ciclistas iniciantes que, tentando aumentar a força no pedal, jogam os joelhos para dentro, o que gera atrito entre a banda fibrosa espessa e o epicôndilo (trato ileotibial no ossinho lateral do fêmur).

O atrito crônico causa uma inflamação e, com o tempo, passa a degenerar a estrutura, com sintomas que atrapalham diversos movimentos básicos do dia a dia, como dirigir, caminhar e até descer escadas.

Como tratar esses problemas?

Se você já está sofrendo com dor no joelho ao pedalar, a dica é, claro, procurar um médico ortopedista que fará uma avaliação completa do seu estado.

Em geral, você terá de fazer fisioterapia, seguida de fortalecimento muscular e reequilíbrio dos grupos musculares. Em alguns casos, também podem ser feitas infiltrações com ácido hialurônico, no caso de lesões na cartilagem.

Como evitar a dor no joelho ao pedalar?

Parta evitar a dor no joelho ao pedalar, a principal recomendação é realizar um bom bike fit. Ou seja, ajustar a sua bike corretamente de acordo com a sua altura, peso, nível, modalidade e até tipo de bicicleta.

Existem empresas e lojas especializadas nesse serviço. Em alguns casos, pode ser necessário trocar ou ajustar a posição de alguns componentes da sua bicicleta, como clip, mesa, pedivela e outros necessários para que você consiga ficar na melhor posição possível para pedalar, de acordo com a modalidade que escolheu.

Além disso, contar com um treinador também pode ajudar. Pois o profissional lhe orientará sobre quais treinos realizar para fortalecer a área e também como pedalar adequadamente, evitando sobrecarregar o joelho e outras estruturas adjacentes, impedindo que as lesões ocorram.

Dor no joelho ao pedalar

Quem tem problemas no joelho pode andar de bicicleta?

Se você já tem um diagnóstico de problema no joelho, saiba que pedalar pode ser uma aliada, especialmente no fortalecimento muscular.

Contudo, é de suma importância consultar com seu médico antes de iniciar a atividade, pois somente ele poderá lhe orientar especificamente, indicando se você realmente pode pedalar e dando dicas ideais para o seu caso.

Quem está sofrendo com dores agudas ou inchaço nos joelhos, contudo, deve evitar os pedais até que a situação esteja resolvida. Pois, você pode estar com uma lesão no início e, ao pedalar, poderá agravar o quadro.

Outra dica para quem já tem problemas nos joelhos é investir em um bom fortalecimento muscular. A musculação ajudará a deixar seus músculos preparados para grandes esforços, poupando a sua articulação.

Então, antes de sair encarando grandes subidas no pedal, comece um plano de treinamento na sua academia, garantindo que seus joelhos estarão saudáveis. E, claro, não se esqueça de ajustar corretamente a sua bike, pois, além dos joelhos, o mau posicionamento poderá causar dores em outras partes do corpo, como nas costas e no pescoço.

Outras dicas importantes são:

  • quando for começar a pedalar, prefira terrenos planos e evite as subidas;
  • use um calçado adequado, nunca pedale de chinelos ou sapatos abertos;
  • adeque o banco à sua altura, de modo que seus joelhos não fiquem muito flexionados e nem muito estendidos;
  • antes de começar a pedalar, alongue as pernas e os pés;
  • se você tem problema nos joelhos, prefira pedalar com bicicletas com várias marchas, para poupar suas articulações;
  • caso sinta dores no joelho antes ou depois do pedal, dê uma pausa na atividade e procure seu médico!

Agora você já sabe quais as principais causas e como evitar a dor no joelho ao pedalar? Assine a nossa newsletter e receba as dicas aqui do blog direto no seu e-mail!