Esporte e Fitness

O que significam as cores das camisas Tour de France?

O Tour de France é um evento realizado entre ciclistas do mundo todo. Atualmente, este se consagra como uma das competições mais assistidas a nível mundial. Mas uma pergunta constante entre os torcedores é: afinal, qual o significado das camisas Tour de France?

O grande diferencial das competições de ciclismo é separar as pontuações dos competidores por cores em suas camisetas. E para entender bem, é importante saber o que cada uma representa. 

Isso influencia na classificação final da competição em si e facilita o entendimento do espectador ao acompanhar a corrida. Neste artigo, vamos explicar e diferenciar o significado de cada uma delas. Confira!

O que é o Tour de France?

O Tour de France é a competição de ciclismo mais famosa do mundo. A primeira edição aconteceu em 1º de julho de 1963 e se encerrou no dia 19 do mesmo mês. Percorreu as cidades de Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordeaux e Nantes.

A primeira corrida, no entanto, foi dividida em apenas cinco etapas. Atualmente, o Tour de France contabiliza 21 etapas, em 23 dias de evento. 

O percurso pode variar a cada edição, mas a linha de chegada sempre acontece na avenida Champs-Élysées, em Paris. 

Em tradução livre, “A volta da França” conta com a participação de 22 equipes, cada qual dividida em 8 participantes. As etapas da corrida se diferenciam entre planas, mistas e de montanha.

As camisas Tour de France são divididas em 4 cores. Elas representam a classificação de cada participante. Afinal, a competição se divide em 5 classificações. São elas:

– classificação geral;

– classificação de montanhas;

– classificação de pontos;

– classificação do mais jovem;

– classificação por equipe.

Todas as classificações são direcionadas ao uso de uma cor de camisas Tour de France, exceto a classificação por equipe. Cada cor representa a posição do competidor no ranking e como esse se destacou ao longo das etapas.

Qual o significado das cores das camisas Tour de France?

As camisas Tour de France são divididas em 4 cores diferentes. Todas têm um significado próprio que influencia diretamente no resultado da competição. Isso porque cada cor representa uma classificação ao longo da corrida.

É importante ressaltar que as cores das camisas Tour de France foram escolhidas com base no patrocinador da competição nas épocas em que as categorias foram surgindo. Ou seja, não são escolhas aleatórias, mas sim significando e representando marcas e empresas grandes que foram parceiros no processo e fizeram a corrida acontecer.

Conheça esses significados abaixo.

Camisa amarela do Tour de France

Reprodução/LeTour

Conhecida como maillot jaune, a camisa amarela é utilizada pelo líder do Tour de France na classificação geral. Ou seja, o ciclista que somar o menor tempo individual nas etapas concluídas usa essa camisa. 

Ao longo da corrida, a camisa amarela é passada para o competidor que tiver a melhor pontuação. Assim, a cada etapa, quem estiver liderando a classificação geral usa a camisa amarela.

Os sprinters costumam utilizá-la nas primeiras etapas, já os escaladores tendem a conquistar esse posto na etapa das montanhas, por exemplo. Vale ressaltar que a camisa amarela é a de maior prestígio no Tour de France.

Camisa branca com bolinhas vermelhas 

Reprodução/LeTour

A camisa branca com bolinhas vermelhas serve para coroar “o rei das montanhas”, ou seja, o ciclista que detiver o melhor desempenho na etapa de ciclismo em montanhas fica com a camisa e o título de honra.

Esse título existe desde 1933, porém, a camisa com bolinhas vermelhas apareceu pela primeira vez em 1975. Cada subida possui uma classificação, sendo a categoria 1 a mais difícil e a 4 a mais fácil. O ciclista com maior pontuação na etapa de montanhas fica com a camisa.

Camisa verde 

A camisa verde, ou vert maillot, é utilizada pelo ciclista que acumular mais pontos durante a corrida. Seu surgimento ocorreu em 1953 para celebrar o 50º aniversário do Tour de France.

O novo desafio da corrida, então, seria acumular pontos a fim de finalizar a competição com a maior quantidade. Enquanto a camisa amarela define a classificação geral do Tour de France, a camisa verde representa a classificação por pontos.

Reprodução/LeTour

Camisa branca no Tour de France

A camisa branca surgiu em 1975, foi descontinuada em 1988 e retornou de forma definitiva em 2000. A função é basicamente a mesma da camisa amarela, pois presenteia o competidor com maior pontuação na classificação geral, porém, é destinada aos jovens com menos de 25 anos participantes do Tour de France.

Essa classificação foi responsável por revelar grandes talentos do ciclismo, como Denis Menchov em 2003, Alberto Contador em 2007, Andy Schleck de 2008 a 2010, e Pierre Rolland em 2012.

Reprodução/LeTour

Giro d’Italia

As cores das camisas do Tour de France são extremamente importantes para diferenciar e destacar os competidores com melhor desempenho. Além disso, facilitam o entendimento do espectador ao assistir a corrida, seja presencialmente ou em casa. 

Outras competições do meio do ciclismo também utilizam essa tática. Com isso, demonstram retornos satisfatórios dos amantes dessa modalidade esportiva.

Além do Tour de France, uma competição de ciclismo muito relevante para os atletas e apaixonados por bike é o Giro D’Italia. E o ponto interessante é que ele também conta com camisas coloridas para definir as classificações dos competidores ao longo da corrida. As cores das camisas são rosa, branca, verde, azul e preta.

A camisa rosa, conhecida como maglia rosa, possui o mesmo significado que a camisa amarela no Tour de France. Ou seja, representa o competidor com melhor classificação geral nas etapas da competição. 

A branca também representa a classificação geral, mas, neste caso, dos competidores mais jovens. A verde é a classificação por pontos. Já a azul é para o líder do intergiro, classificação específica da prova. Por fim, a preta é dada ao último competidor a finalizar a corrida.

Para saber mais sobre o assunto, assine a newsletter do Bike Registrada e fique por dentro das novidades esportivas!

Artigos relacionados
Esporte e FitnessMTB

O que é ciclocross?

O que você vai ver nesse artigo Toggle O que é ciclocross?O que é ciclocross?Como…
Leia mais
CompetiçõesEsporte e FitnessNotícias

Conheça o XTERRA, esse incrível campeonato brasileiro (2024)

O XTERRA é uma competição com diversas etapas disputada no Brasil, originado nas ilhas do Havaí…
Leia mais
CompetiçõesEsporte e Fitness

O que é o Desafio Brou? Veja tudo que rola (2024)

Uma das maiores satisfações do ciclismo é superar os próprios limites e conhecer lugares novos.
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?