O checklist para pedalar já está pronto: manutenção da bike em dia, garrafa cheia e pneus calibrados… Mas, a insegurança de ser roubado sempre existe, e você ainda não contratou um seguro de bicicleta porque tem dúvidas sobre o serviço?

Para resolver essa questão, a gente vai ajudar você a entender como funcionam os seguros de bicicleta aqui do Brasil.

E com a escolha certa, é hora de pegar a bike e partir para as trilhas e estradões com muito mais segurança. Confira agora tudo sobre os principais tipos de seguro de bicicleta!

QUAIS SÃO OS TIPOS DE COBERTURAS DE SEGURO DE BICICLETA?

Os seguros de bike são divididos basicamente pelos tipos de coberturas que eles fazem. Ou seja, quais sãos principais pontos que eles contemplam na segurança da bicicleta e de você.

Então já que você deve avaliar as coberturas, aqui estão as principais encontradas no mercado de seguro de bicicleta, e suas vantagens e desvantagens. Afinal, é bom saber de tudo antes de partir para a contratação!

1. DE RESPONSABILIDADE CIVIL

Esse modelo se baseia na cobertura em relação à algum prejuízo material ou físico causado em terceiros. Ou seja, qualquer pessoa que não o responsável pela bike. Acidentes que danifiquem uma pessoa, bicicleta ou um automóvel são exemplos da cobertura de responsabilidade civil.

VANTAGENS

Caso algum acidente aconteça, envolvendo você e a bike contra alguma pessoa ou carro ou outro objeto, a cobertura cobre. Isso garante uma tranquilidade maior, caso você se envolva em algum acidente com pedestres por exemplo.

DESVANTAGENS

O que é mais fácil, um carro atropelar uma bicicleta ou uma bicicleta atropelar um carro? Essa resposta dá uma dimensão do ponto fraco dessa cobertura.

No mundo da bike, terceiros são potencialmente mais ameaçadores do que os ciclistas, em relação aos acidentes. Esse tipo de seguro de bicicleta gera uma despesa sobre uma cobertura que dificilmente você vai usar.

2. DANOS À BICICLETA

Esse perfil de cobertura já é um pouco mais próximo da realidade frequente do ciclista, já que abrange diretamente os danos à bike provocados por terceiros ou não.

Estão inclusos nesse tipo de seguro de bike, cobertura para acidentes durante o pedal e também no transporte da bicicleta, em racks no automóvel.

VANTAGENS

Nesse modelo de seguro, se a bike sofre alguma avaria no transporte, em racks no carro, por exemplo, a cobertura cobre.

Ou então, imagine que alguém provoque um acidente e sua bicicleta tenha uma roda ou suspensão danificadas. Esse seguro também cobre esses estragos.

DESVANTAGENS

Apesar de cobrir danos parciais ou totais da bike, essa opção não incide sobre roubos ou furtos. O que implica que caso você tenha sua bike furtada, terá que desembolsar o dinheiro para comprar uma nova.

3. CONTRA ROUBO E FURTO QUALIFICADO

Essa opção é a que busca resolver o grande pavor do ciclista. Infelizmente, com o crescimento do uso de bikes no Brasil nos últimos anos, o índice de roubo e furto delas também aumentou.

Seja pedalando ou parado, ou então com a bike guardada em casa, se o roubo ou furto acontecem, a cobertura garante que você terá um valor em mãos para adquirir uma bike nova.

VANTAGENS

Esse serviço tem o foco de resolver os problemas mais comuns e frequentes dos ciclistas, que são o roubo e o furto. Ou seja, investir uma quantia nessa cobertura vai trazer além de mais segurança, uma grande garantia para você adquirir uma bike nova sem desembolsar tudo de novo.

DESVANTAGENS

Por funcionar totalmente voltado aos dois problemas, as coberturas de responsabilidade civil e de danos à bicicleta não são feitas.

Apesar da desvantagem, o seguro de bicicleta contra roubo e furto garante uma solução melhor e mais prática, no momento em que é acionado.

Seguro de bicicleta, bike presa ao poste com cadeado

Créditos: PxHere

4. ASSISTÊNCIA 24H POR DIA

Seja para qualquer situação que aconteça enquanto você esteja pedalando, a assistência presta o serviço de socorro adequado. Assim, se a bike tiver algum problema ou você se envolver em algum acidente que exija o acionamento do seguro de bicicleta, você é atendido.

Até para situações como agressão física e outras que causem ferimentos pessoais, você pode contar com a assistência para ter o apoio de locomoção e outras necessidades.

VANTAGENS

Para qualquer problema que envolve você a bike, a assistência estará lá 24h por dia para te atender onde e quando você precisar mais dela. Ainda mais em situações em que você esteja só e precise de um apoio profissional.

DESVANTAGENS

Com atendimento em qualquer hora do dia e o serviço que você mais precisa quando a bike apresentar algum problema ou você estiver em situação de risco, praticamente não há desvantagem nesse serviço.

5. TRANSPORTE

Acidentes de bike não são nada bem-vindos, mas, às vezes eles acontecem e podem ser na trilha, na estrada ou na cidade. E para atender você, o transporte é uma ótima cobertura que o seguro de bicicleta.

O serviço leva você a um hospital ou outro local de atendimento médico assim como também faz o transporte para a sua casa ou outro espaço seguro que você precise.

VANTAGENS

Fazer o leva e traz para um local que faça o atendimento médico, chegar a tempo e ainda saber que a sua bike também “está te acompanhando”, são grandes vantagens dessa cobertura.

DESVANTAGENS

Para distâncias grandes como, por exemplo, acima de 50km, alguns serviços podem não abranger um raio dentro dessa quilometragem. Nessa hora, será preciso contar com o apoio do atendimento de saúde pública ou privada emergencial em caso de acidente e ferimentos.

Já para o caso de problemas com a bike, será preciso contar com o apoio de algum serviço de transporte de pessoas e objetos, como carros de aplicativo, ônibus, metrô e trem.

6. EXTENSÃO PARA TRANSPORTE INTERNACIONAL

Para quem se aventura por trilhas, estradas, campeonatos e cicloviagens fora do país, essa cobertura é uma excelente escolha. Pois abrange assegurar a bike para transporte internacional. Logo, se você pretende pedalar pelo Deserto do Atacama ou ir ao Circuito do Vale Europeu, vale a pena.

VANTAGENS

100% de vantagens na hora de empacotar a sua bike e partir para terras estrangeiras, já que muitas vezes o transporte internacional deixa a desejar. Ou seja, se caso alguma parte ou mesmo a bike por completo for danificada ou ainda desviada, o seguro de bicicleta cobre esse prejuízo.

DESVANTAGENS

Nenhuma, porque você só usa essa cobertura do seguro de bicicleta quando faz o trajeto internacional, e pode usá-la sem restrições de destinos.

Seguro de bicicleta, bikes de cicloviagem

Créditos: PxHere

7. REBOQUE

Se um pneu furar, uma corrente quebrar ou outro imprevisto acontecer no meio do seu caminho, a modalidade de cobertura faz o “resgate”.

Tanto para pessoas experientes em mecânica de bike como principalmente para ciclistas iniciantes, essa cobertura é perfeita. Pois, para ambos perfis, algum problema que não tenha uma solução imediata pode acontecer, como a quebra de um câmbio ou roda.

VANTAGENS

Todas as vantagens possíveis, já que se algum problema acontecer com a bike mesmo por locais próximos de sua casa ou de um ponto de apoio, você tem resgate. O que evita caminhar empurrando a bike por vários quilômetros e correr riscos que você não quer.

DESVANTAGENS

Nenhuma, pois toda ajuda é bem-vinda em uma hora de sufoco com a bike ou sem ela, mas nesse caso aqui voltado ao ciclismo, mais anda, já que você precisará transportar a sua bike junto.

COMO FUNCIONA O SEGURO DA BIKE REGISTRADA?

Para garantir a sua segurança no pedal, o Bike Registrada oferece 3 planos de seguro, com a parceria da Kakau plataforma digital, e a ESSOR Seguros S.A. uma companhia seguradora do Grupo SCOR SE, uma das maiores resseguradoras mundiais, com presença em diversos países.

Assim, as coberturas vão além de garantir proteção enquanto você pedala ou não, dentro de fora de sua residência. E o melhor, a cobertura vale em todo o território nacional.

Também, o novo seguro da Bike Registrada é feito por meio de assinatura mensal, ou seja, você dilui o pagamento durante o ano e não compromete as suas contas.

Mais uma vantagem do seguro no modelo mensal, é a opção de pausar ou até cancelar o serviço, quando quiser. O que garante que você só o pague enquanto usar — sem o prejuízo de pagar pelo ano todo e perder parte do seu dinheiro.

Além dessas vantagens, para facilitar a contratação, todo o serviço é feito de forma online e sem burocracia. Em minutos, você fica com a bike segurada e pode sair para pedalar com tranquilidade.

Agora que você já conheceu os tipos de seguro de bicicleta que existem aqui no Brasil, que tal entrar em contato com a gente e ver todas as vantagens do nosso serviço?

Já é hora de tirar a bike de casa e partir logo para a trilha, com muita segurança! Obtenha o seguro Bike Registrada!