Quem quer potencializar os benefícios que as pedaladas trazem para o corpo, precisa de uma alimentação saudável e balanceada que faça com que os nossos exercícios causem mais efeitos. Porém, muitas vezes, a nossa rotina impõe dificuldades no preparo dessa dieta, motivo pelo qual muitos ciclistas apelam para o uso de suplementos. Veja quais deles mais podem nos ajudar a manter a boa saúde e forma física.

Multivitamínicos

Os suplementos multivitamínicos ajudam o nosso corpo a manter as quantidades certas de vitaminas e minerais. Por ter em sua composição diversos tipos de nutrientes, os multivitamínicos podem ajudar muito a rotina do ciclista. O ideal é tomá-lo logo ao acordar. Além de melhorar o desempenho físico, eles também aumentam a imunidade, o que ajuda a evitar doenças.

Probióticos

Os suplementos probióticos são essenciais para regular algumas funções do nosso organismo, principalmente a flora intestinal. Eles fogem um pouco da fama dos suplementos para ganhar músculos ou emagrecer, mas colaboram muito para a vida saudável. Com eles, a sua digestão será mais leve e rápida, diminuindo a chance de problemas durante as pedaladas depois do almoço, por exemplo.

Isotônicos                                                                                      

Quem é ciclista já está acostumado a se hidratar muito, bebendo água e bebidas isotônicas. Por isso, os suplementos deste tipo podem ser uma boa alternativa para melhorar a qualidade das pedaladas, já que a desidratação faz com que o nosso corpo perca muito sódio, causando algumas complicações, entre elas, as cãibras.

Whey Protein

Um dos suplementos mais famosos e utilizados ao redor do mundo, o Whey Protein ajuda muito na recuperação dos músculos depois de longas pedaladas. Por isso, ele pode ser muito útil para quem planeja começar a pedalar por longos trajetos e não quer sofrer tanto com a adaptação. Ele também pode ser indicado para quem visa ganhar massa muscular enquanto pedala.

Beta-alanina

A Beta-alanina melhora a performance física, além de reduzir a sensação de fadiga após as pedaladas, melhorando muito o rendimento dos treinos. Este suplemento possui essas características porque atua diretamente no aumento da força muscular.

Ferro

O suplemento de ferro colabora muito para a qualidade dos exercícios, pois a falta dele no organismo pode causar até falta de ar. Apesar de ser um nutriente presente em vários alimentos, como nos grãos e nas folhas verde-escuras, a suplementação pode ser necessária em casos extremos, principalmente para mulheres, já que o organismo sofre com deficiências do nutriente durante o período menstrual.

Cuidados essenciais

É sempre importante lembrar que você nunca pode consumir estes suplementos que citamos por conta própria. É obrigatório buscar um profissional da área, que analisará o seu corpo e as suas características, inclusive sua rotina diária. Assim, ele poderá indicar quais são úteis ou não para você.