Competições

Confira as competições de ciclismo no Brasil 2024 imperdíveis

O MTB é a modalidade mais popular no Brasil do ciclismo. Surgiu no fim da década de 1980 no Rio de Janeiro, e se popularizou no país todo. Com isso, aos poucos a modalidade foi ganhando espaço com atletas dedicados ao esporte. Surgiram então, competições ao longo do país, tanto para profissionais quanto amadores. Em 2023 tivemos um calendário cheio, e então vamos conhecer as competições de ciclismo no Brasil 2024.

Não apenas no MTB há diversas competições. A tradicional corrida de 9 de Julho voltará para sua 74ª edição na modalidade speed. O Tour do Rio também terá nova edição em 2024, consolidada como maior competição da América Latina. Além disso, é reconhecida pela UCI e classifica atletas para outras competições.

Quanto a competições e eventos para entusiastas do ciclismo, o calendário será recheado de opções. Muitos destes eventos têm diversas etapas ao longo do ano, durando mais de um dia. Atletas amadores podem conhecer novos lugares e explorar seus limites com paisagens lindas. O melhor disso é que alguns eventos são voltados para famílias, então há diversão para todo mundo e todas as idades.

Portanto, confira a seguir as principais competições de ciclismo no Brasil 2024 a seguir. Vamos passar algumas informações relevantes sobre cada uma. Inclusive como se inscrever para participar. Também teremos eventos importantes para profissionais, e para quem quiser acompanhar.

Competições de ciclismo no Brasil 2024

Veja nossa lista de competições de ciclismo no Brasil 2024 com os principais eventos. Claro que haverá outros eventos no ano que vem, mas listamos os mais famosos e conhecidos. Então aproveite nossa seleção e se programe para acompanhar e participar.

Copa do Mundo de Mountain Bike – UCI

Confira as competições de ciclismo no Brasil 2024 imperdíveis compa do mundo mtb

Imagem: Reprodução Globo Esporte

O Brasil fará parte novamente do calendário da UCI na Copa do Mundo de Mountain Bike. Isso significa que conseguimos um lugar de importância na categoria. Como em outros anos, o estaremos no calendário oficial das competições mais importantes do MTB. Com isso, nossas trilhas terão que ser desbravadas pelos atletas de elite em duas etapas.

No mês de abril, seremos a capital mundial do MTB XCO e XCC. Por isso, não podemos deixar de colocar estas etapas nas competições de ciclismo no Brasil 2024. Primeiro em Mairiporã e depois em Araxá, os melhores atletas do mundo disputarão o título. Acompanhe as informações nas redes da UCI para saber onde acompanhar as provas. Veja abaixo as datas das provas no Brasil.

Tour do Rio

tour do rio

Imagem: Reprodução Tour do Rio

A organização do evento tem objetivo de fortalecer a cultura da bicicleta no país, com sustentabilidade. Não tem como o Tour do Rio estar fora da lista de competições de ciclismo no Brasil 2024. Para profissionais, uma chance de conseguir subir no ranking nacional. E melhor que isso, conseguir uma vaga na equipe brasileira que vai aos Jogos Olímpicos.

Já para amadores, uma oportunidade de pedalar na Cidade Maravilhosa em um evento de alto nível. Mesmo voltada para o alto rendimento, o Tour do Rio abre a oportunidade para amadores em um grande evento. Assim, no ano de 2024, o evento voltará ainda com percurso a ser definido em outubro.

Corrida de 9 de Julho

competições de ciclismo 2024

Imagem: Reprodução Esportividade

A corrida mais tradicional de estrada brasileira terá sua 74ª edição. Criada pelo famoso jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, o mesmo criado da São Silvestre. A corrida é presença obrigatória nas competições de ciclismo no Brasil 2024.

A corrida já foi disputada em diversos cenários diferentes da cidade de São Paulo ao longo das edições. Em 2024 deve percorrer a Marginal Pinheiros como em 2023. Mas já teve edições marcantes que passaram pelo Autódromo de Interlagos ou pelo Jockey Club da cidade. O intuito é ter uma corrida par amadores com menor quilometragem e uma para elite. A única certeza é que será disputada no dia 9 de julho de 2024.

Brasília Bike Camp 2024

Brasília Bike Camp 2024

Imagem: Reprodução Brasília Camp 2024

O Brasília Bike Camp voltará em 2024 e a organização espera o mesmo sucesso de 2023. Para as competições de ciclismo no Brasil 2024 este evento será imperdível. Serão 3 dias ao todo com diversão não apenas a ciclistas. Haverá atrações para toda família, com shows, espaço infantil, palestras e praça de alimentação.

O evento conhecido como um dos maiores do país será na Torre de TV Digital de Brasília. A produção do evento celebra poder espalhar a cultura do ciclismo em um grande encontro. As competições reúnem ciclistas de diferentes níveis. O evento acontecerá de 19 a 21 de abril de 2024.

L’Etape

Tour de France em Campos do Jordão: Tudo Sobre a L’Étape Brasil 2019

Foto: Reprodução Webrun

Quem não sonha em poder pedalar em algum evento do Tour de France? Pois bem, com o L’Etape é possível aproximar a experiência de um Tour no seu país. O L’Etape terá diversos eventos no Brasil dentro do calendário de competições de ciclismo no Brasil 2024. Serão 3 etapas durante o ano, em Cunha, no Rio de Janeiro e outra em Campos do Jordão. Acompanhe o calendário abaixo:

  • Campos do Jordão – 27 a 29 de setembro
  • Rio de Janeiro – 28 a 30 de junho
  • Cunha – 5 a 7 de abril
 

XTerra

Para quem não conhece o XTerra, o ano de 2024 será uma ótima oportunidade para conhecê-lo. Serão 6 eventos com diversas modalidades, entre elas trail run e Triathlon, e muitos obstáculos. Então, não faltarão trilhas e desafios para todo tipo de atleta. Além disso, há outras atrações e competições infantis. O XTerra reúne atletas de elite e famílias me busca de muita emoção e atrações para todas as idades.

 

 

Os eventos ocorrerão na Ilha Grande, Paraty, Búzios, Bonito, Ilhabela e Caraguatatuba. Veja abaixo o dia de cada um deles:

  • Ilha grande – 22 e 23 de março
  • Paraty – 5 e 6 de abril
  • Búzios – 26 e 27 de abril
  • Bonito/MS – 24 e 25 de maio
  • Ilhabela – 7 a 9 de maio
  • Caraguatatuba – 5 e 6 de julho

CIMTB – Copa Internacional de Mountain Bike

Desafio CIMTB Short Track tem inscrições abertas para evento inédito em  Poços de Caldas (MG) – CIMTB

Foto: Reprodução CIMTB

Em março as competições da Copa internacional de Mountain Bike estarão de volta. Presença obrigatória no calendário de competições de ciclismo no Brasil 2024, tem seu primeiro evento em março. Serão ao todo 4 edições durante o ano no país com diversos ciclistas da elite do MTB envolvidos. As competições contam pontos para o ranking da UCI, além de seletivas para Jogos Olímpicos. Veja abaixo o cronograma:

  • Nova Lima (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona) – 15 a 17 de março
  • Araxá (XCO Classe HC + XCC Classe 3 + UCI Junior Series) – 26 a 28 de abril
  • Congonhas 20 anos (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona) – 21 a 23 de junho
  • Poços de Caldas (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona)- 16 a 18 de agosto

Desafio Brou

Desafio brou competições nacionais 2024

O Desafio Brou é outro evento que fará barulho no ano de 2024. Com 6eventos ao longo do ano, além dos eventos virtuais não faltarão trilhas para MTB e trail run. Os eventos organizados pelos irmãos Brou possuem diversos patrocinadores e apoiadores de renome, mostrando grande crescimento. Assim, fica imperdível estar em algum evento da grandeza do Desafio Brou, veja abaixo o cronograma.

  • Telêmaco Borba/PR – 17 a 19 de maio
  • Serra da Canastra/MG – 1 a 4 de maio
  • Nova Lima/MG – 7 a 9 de junho
  • Brasil todo – entre julho e agosto – 750 quilômetros
  • Mariana/MG – 2 a 4 de agosto
  • Conceição do Mato Dentro/MG – 22 a 24 de novembro

Com tantos eventos para acompanhar ou participar de competições de ciclismo no Brasil 2024, há diversão para todo mundo. Assim, não deixe de conhecer um pouco mais sobre cada uma e garantir sua participação. Cada vez mais os eventos de MTB e estrada ganham mais espaço e seguidores no país. Ajude a aumentar esse público e espalhar a cultura do ciclismo.

Está emocionante calendário de competições de ciclismo no Brasil em 2024, não é mesmo? E para proteger sua bicicleta durante esses eventos e em seu dia a dia, assine o seguro Bike Registrada. Garanta cobertura completa e tranquilidade para pedalar sem preocupações. Visite Seguro Bike Registrada hoje mesmo e aproveite as vantagens de proteger seu meio de transporte preferido!

Artigos relacionados
Competições

23 Competições de ciclismo internacionais 2024 incríveis!

Com o fim da temporada deste ano, fica um vazio no coração de apaixonados por ciclismo. Mas, para…
Leia mais
Competições

Brasil recebe duas etapas oficiais da copa do mundo de MTB XC

O Brasil tem deixado de ser um país de um esporte só. Por muitos anos, nós fomos conhecidos por…
Leia mais
CompetiçõesEsporte e FitnessNotíciasNovidades

Bike Registrada é patrocinadora oficial do Desafio Flona 2023

Prepare-se para mais um evento imperdível, cercado pela beleza da Floresta Nacional de Brasília!
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?