DicasPreparação e Prática

Como guardar bicicleta: 11 ideias criativas

Para quem é apaixonado por ciclismo mas enfrenta o desafio de ter pouco espaço disponível, especialmente em apartamentos onde não há bicicletário ou espaço designado para guardar as bikes, surge a questão de como armazená-las de forma prática e segura.

Felizmente, com um pouco de criatividade, essa situação pode ser facilmente contornada. Existem soluções inteligentes que não só ajudam a economizar espaço, mas também podem adicionar um toque especial à decoração da sua casa. Acompanhe as sugestões inovadoras que reunimos para você!

Como guardar bicicleta em apartamento?

Morar em apartamento é a realidade de inúmeros brasileiros. Mas se você for ciclista, encontrar um cantinho especial para a magrela pode ser um desafio. Veja algumas sugestões interessantes.

1- Suporte de parede

Como guardar bicicleta

Imagem: Pinterest

Se você tem alguma parede “sobrando” no apê, que tal usar um suporte de bicicleta e aproveitar para decorar esse cantinho? Existem suportes específicos para guardar a bicicleta pendurada na parede, mas você também poderá produzir o seu com cano de PVC.

O mais bacana dessa ideia é que, além de guardar a bike, você estará criando um atrativo para a sua decoração, deixando a sua casa com o seu estilo.

Só é preciso um cuidado extra para que as rodas não sujem a parede. Com os suportes específicos, a roda dianteira fica protegida, mas a traseira não. A dica é posicionar adequadamente o suporte, de modo que a roda traseira fique levemente afastada da parede, ou incluir algum apoio nessa roda.

Outra solução é pintar essa parede onde a bike ficará com uma cor mais escura.

2- Prateleiras

Imagem: Pinterest

Comprar uma prateleira pronta para guardar a sua bicicleta poderá ser uma missão bastante complicada. Então, a ideia é mandar fazer um móvel específico e desenhado para acomodar perfeitamente a sua bike.

Além da prateleira, outra ideia são os nichos, que podem ser posicionados de maneira diferenciada na parede, funcionando como uma espécie de suporte.

3- Poste fixo ou móvel

Como guardar bicicleta

Imagem: Pinterest

Se você não quer correr o risco de sujar a sua parede, uma solução é instalar um poste que pode ser fixo ou móvel. O modelo fixo fica preso no chão e no teto e na versão móvel há apenas um apoio para o chão.

A vantagem do móvel é que você poderá levar o poste para qualquer lugar que desejar. Existem modelos que já têm o suporte para as bicicletas e outros em que você terá que “amarrar” a bike com uma corrente.

4- Na sacada

como guardar bicicleta

Imagem: Pinterest

Quem mora em apartamentos com sacada, pode aproveitar essa área “externa” para guardar a bicicleta. Basta colocar um gancho ou um suporte na parede e deixar a bicicleta pendurada. Só tome cuidado garantindo que a varanda tem proteção adequada para que a sua bicicleta não acabe tomando chuva ou outras intempéries.

5- Na garagem do prédio

Essa é uma solução bem prática, porque você não terá que levar a bike para dentro do seu apê. Contudo, é importante verificar com o síndico se a convenção do condomínio permite que a magrela seja guardada na sua vaga de garagem.

Se for permitido, você poderá usar tanto um suporte de parede como um de teto, dependendo de onde a sua vaga é localizada, ou ainda um suporte de chão, colocando a sua bike próxima do carro.

Como guardar bicicleta no teto?

Outra alternativa bem interessante tanto para quem mora em apartamento como em casas pequenas é suspender a bicicleta no teto. Você pode fazer isso de algumas maneiras. Veja as ideias abaixo.

Como guardar bicicleta

Imagem: Pinterest

6- Ganchos no teto

Imagem: Pinterest

É possível fixar dois ganchos no teto e pendurar a bicicleta de ponta cabeça, pelas rodas. Para funcionar, é claro, os ganchos precisam ser de qualidade e o teto precisa aguentar o peso da bicicleta. O inconveniente, dependendo da altura do teto, é quando você tiver que colocar e retirar a bicicleta, principalmente para quem é mais baixinho.

7- Sistema de polia

Imagem: Pinterest

Uma forma de facilitar içar e descer a bicicleta do teto é investir em um sistema de polia. Você poderá comprar algumas roldanas fixas e livres com gancho, além de uma corda de nylon. Para a corda não escorregar, use dois ganchos parafusados em uma parede.

O sistema é parecido com aqueles varais de teto (muito comuns em apartamento). Só que, ao invés de você suspender o varal, estará suspendendo a bike. Essa é uma solução genial para trazer mais facilidade – e bem baratinha, que você mesmo poderá instalar.

Como guardar bicicleta em casa?

Se você mora em uma casa com pouco (ou nenhum) espaço externo, também pode sofrer na hora de pensar como guardar bicicleta. Veja algumas possibilidades!

8- Debaixo de uma escada

Mora em um sobrado? Use a área debaixo da escada para pendurar a sua bike. Geralmente, esse é um espaço pouco aproveitado de casa e que pode ser excelente para a sua magrela.

Além de deixar a bike em pé ou encostada em uma parede nessa área, você poderá inovar, pendurando-a pelos pneus na parte debaixo dos degraus e deixando-a de ponta cabeça.

9- Móvel no chão

como guardar bicicleta

Imagem: Pinterest

Existem móveis pensados e planejados para guardarem a bicicleta e ainda decorarem. Você pode se inspirar nesses modelos e mandar fazer o seu próprio, de acordo com as dimensões do cômodo onde a bicicleta ficará.

Eles são tipo racks, porém, a parte de cima tem pequenas aberturas para você colocar os pneus da bicicleta e deixá-la em pé.

10- Estrutura aramada em uma parede externa

como guardar bicicleta

Imagem: Pinterest

Mesmo que a sua casa seja pequena e não tenha quintal, é provável que ela tenha alguma parede externa, como um corredor, um hall ou até alguma área da lavanderia.

Nesse caso, a dica é criar uma estrutura com tela aramada na parede, instalar alguns ganchos e pendurar as bicicletas de toda a família. Dependendo do tamanho do espaço, você também poderá usar os ganchos para pendurar os acessórios de ciclismo, como os capacetes, mochilas e outros.

É claro que é importante que essa área seja coberta e protegida.

11- Em um armário

Imagem: Pinterest

Pensando em termos de marcenaria, são muitas as opções personalizadas que você poderá investir. Uma delas é criar um armário em uma das paredes disponíveis da casa.

O móvel deverá ser mais “fininho”, permitindo guardar a bicicleta e todos os acessórios. É uma ideia bacana para quem não curte bagunça. Afinal, é só fechar a porta do armário e a bicicleta ficará escondida.

Depois de todas essas ideias, já sabe como guardar bicicleta? Ajude seus amigos a decorarem a casa e manterem a magrela em um local seguro: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!

Artigos relacionados
Preparação e PráticaSaude e Bem-Estar

Descanso como parte dos treinos de bike: Importância da recuperação do corpo/mente

Fazer um pedal intenso é ótimo, mas depois dele, o corpo pede descanso e precisa de um alívio.
Leia mais
Preparação e PráticaTreinos

Treinos regenerativos: O que são e quais os benefícios?

Fazer um pedal intenso depois passar um dia descansando não é a melhor solução para recuperar o…
Leia mais
DicasManutenção de Bike

Como fazer um suporte para pendurar bike na parede

O suporte para pendurar bike na parede é uma excelente alternativa para quem não tem muito espaço…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *