A Cannondale Lefty é considerada uma das melhores suspensões disponíveis no mercado. Desenvolvida de uma maneira diferenciada, ela tem amantes em todo o mundo — e também gera muitas dúvidas nos ciclistas.
Seu design com a suspensão presente apenas de um lado é bem curioso e capaz de trazer muitos avanços em relação à segurança e ao conforto na pilotagem. Na verdade, a roda com o encaixe de apenas um dos lados não é exatamente novo, já que a indústria de carros, motos e aviões já usam esse sistema.
No ciclismo, contudo, a suspensão Lefty garantiu um eixo mais resistente que os garfos convencionais. Quer entender melhor como funciona e quais os diferenciais da Cannondale Lefty? Siga com a gente!
O que você vai ver nesse conteúdo?
O que é a Cannondale Lefty e como funciona essa suspensão?
A Cannondale Lefty é um tipo de suspensão criada pela Cannondale. Visualmente, ela é bem diferenciada, já que possui apenas a perna esquerda, por isso seu nome, “lefty”.
Para funcionar, internamente, essa suspensão tem 4 chapas de rolamento que trabalham em cima de pistas de aço. É um eixo quadrado com 4 pistas de rolamento, por isso, ela não gira de forma alguma, sendo extremamente confiável.
Esse tipo de rolamento é chamado de agulha, que não tem atrito inicial, não emperra, não hesita e oferece um funcionamento suave e consistente, mesmo sob cargas elevadas em frenagens, impactos ou curvas.
Embora tenha um lado só, o ciclista não sente nenhum desconforto. Ela é fabricada, na maior parte, com carbono. Por isso, é bem leve, pesando em torno de 1,2 kg.
Outro diferencial é que a Lefty possui 2 coroas, enquanto a maioria dos garfos convencionais usam apenas uma. Isso faz com que a carga seja distribuída nas duas coroas, tornando o garfo mais forte.
Além disso, diferentemente dos outros garfos, em que a parte mais grossa fica embaixo e o tubo mais estreito em cima, a Lefty tem uma configuração invertida, chamada de Upside Down – um design muito melhor porque há menos peso para ser trabalhado pela suspensão e melhor distribuição de material para suportar grandes cargas.
Em resumo, a Lefty é mais rígida, mais resistente, mais macia e mais leve que outros tipos de suspensão.
Prós e contras
Apesar de ser uma suspensão extremamente desejada, antes de investir nessa tecnologia, é importante conferir seus prós e contras – e ter certeza de que ela é ideal para suas necessidades e seu pedal.
Entre as vantagens estão:
- A parte superior da suspensão é presa como um garfo de downhill de coroa dupla, que é mais rígido do que uma coroa única;
- A principal diferença está dentro da suspensão. Enquanto os garfos normais têm tubos redondos que deslizam sobre o filme a óleo, a Cannondale Lefty usa rolamentos de agulha em um perfil quadrado;
- Mesmo a suspensão Lefty mais pesada ainda é bem mais leve que as suspensões com duas pernas;
- É possível substituir o pneu sem ter que remover a roda;
- Inacreditável rigidez e precisão na pilotagem.
Já como desvantagens, temos:
- Quando precisar remover a roda dianteira, também será preciso remover a pinça de freio;
- O eixo apenas funciona com cubos Cannondale;
- Os modelos anteriores a 2013 não são selados, exigindo manutenções mais frequentes. Os modelos pós 2013 já são selados, com manutenções em períodos semelhantes aos garfos normais;
- A manutenção e o reparo da Cannondale Lefty exige conhecimento específico e um mecânico especializado na marca.
Como surgiu a Cannondale Lefty?
Há quem ame e quem odeie a Cannondale Lefty. Mas o que não podemos negar é que este é um design inovador e uma solução de engenharia bastante diferenciada no universo das bicicletas.
Toda essa história teve início em 1992, com uma suspensão Headshock. Esse novo design moveu a mola e o amortecedor das pernas do garfo para dentro do tubo superior, proporcionando 50 mm de curso.
Ainda na década de 90, a Cannondale empregou um recurso que seria importantíssimo para a criação da Lefty: os rolamentos agulha. Ao invés de usar as buchas presentes em outros garfos, o Headshock se movia sobre 4 tiras de rolamento de agulha imprensadas entre os tubos interno e externo, mantendo o atrito mínimo.
Com o avanço das exigências dos ciclistas, a Cannondale criou o garfo Moto, em 1996, voltado para grandes declives e mudando a tecnologia para fora do tubo superior. O Moto era um garfo de coroa dupla composto de dois Headshocks montados em cada lado. A versão mais famosa foi o garfo Moto DH na lendária Downhill Fulcrum.
Nascimento da Cannondale Lefty
Rapidamente, os engenheiros da Cannondale começaram a experimentar uma nova versão de um garfo Moto mais leve voltado para XC e corridas em trilhas. Eles notaram que a solução mais simples para conseguir isso era cortar o garfo ao meio. Foi assim que, em 1999, nasceu a primeira versão da suspensão Lefty.
Durante seus mais de 20 anos, a suspensão Lefty passou por inúmeras transformações, sendo, contudo, basicamente um garfo XC com 100-120 mm de curso.
Em 2013, a suspensão passou por uma modificação importante. Ela deixou de ter a parte de borracha na parte inferior do garfo, graças à modificação do formato do braço da suspensão que antes era quadrado (impossível de selar) e passou a ser redondo e revestido em teflon, melhorando a selagem da suspensão.
Com esse novo sistema, a suspensão passou a ter uma durabilidade maior e passou a exigir menos manutenções.
Recentemente, foi lançada a Lefty Supermax com versões de curso mais longo para MTBs e bikes de enduro, com 130-160mm de curso. Para as fat bikes, nasceu a Lefty Olaf. Em 2015, surgiu a Lefty Oliver, para bicicletas gravel.
E, mais recentemente, temos a Lefty Ocho, sobre a qual dedicamos um tópico exclusivo.
Lefty Ocho: a evolução da Cannondale Lefty
O mais recente lançamento da Cannondale é a Lefty Ocho – a oitava iteração da Cannondale Lefty em um aspecto Cross-Country. Ela é, sem dúvida, a mais rígida do mercado, com melhor leitura de terreno e a melhor pilotagem.
Alguns dos seus diferenciais são:
- Apenas 57 mm de offset, praticamente o dobro de distância e ângulo avançado à frente das principais concorrentes, o que significa que a roda dianteira ficará sempre adiantada em relação à bicicleta, transferindo menos vibração para o quadro, chicoteio de guidão e uma pilotagem mais ágil e firme, pontos fundamentais principalmente em alta velocidade e em terrenos complicados;
- Rolamentos em pista vertical, que oferece uma leitura de terreno 20 vezes mais precisa que qualquer outra suspensão do mercado, isso deixa sua bike mais ágil, macia de pilotar e com melhor controle de tração;
- Maior peso está junto à testa da bicicleta, o que faz com que o peso da suspensão fique melhor distribuído ao longo do quadro, deixando a roda mais livre e dando mais agilidade e segurança nas mudanças de direção nas trilhas;
- Mesmo com uma variação do solo pequeno, a Lefty Ocho já começará a trabalhar, trazendo ainda mais segurança e conforto na sua pilotagem.
Internamente, a principal mudança é o uso de três conjuntos de rolamento, ao invés dos quatro tradicionais. A marca explica que esse arranjo triangular ajuda a reduzir significativamente o atrito e o peso.
Os três conjuntos de rolamento, agora, são mantidos unidos por uma espécie de gaiola de plástico, garantindo que os rolamentos não se movam separadamente, o que também ajuda a reduzir o atrito.
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Fala quanto custo a manutencao!!!
E se tiver q trocar tds reparos???? Qto vai ser a paulada???!!!
Fala, Amilcar!
Tem que ver o custo benefício!😊
Abraço e boas pedaladas! 🥰🤝🚴