Roubo de bikeSegurança do CiclistaSelo Bike Registrada

Como funciona o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas

A frustação de qualquer ciclista é estar em um pedal com os amigos e ter sua bike roubada ou furtada. E foi assim que surgiu o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas.

Esse cadastro possibilita a consulta das informações sobre uma bike e pode ser feito de forma online. Mas você já conhecia esse cadastro? Não?

Então, confira agora nesse conteúdo mais sobre o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas e como ele funciona.

Aproveite!

 

Como nasceu a Bike Registrada?

Antes de mais nada, para explicar o que é o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas, é preciso passarmos um pouco sobre a história da Bike Registrada.

Criada em 2014, o Bike registrada surgiu com a intuito de ajudar o mercado de bikes, mais precisamente na segurança dos ciclistas, visando diminuir o número de bicicletas roubadas e aumentar o uso desse meio de transporte no dia a dia das pessoas.

E, infelizmente, os roubos são muito mais comuns hoje em dia. E mesmo com a ajuda de policiais, quando recuperadas as bikes, dificilmente conseguiam localizar os respectivos donos.

Quatro amigos reunidos, localizados no Distrito Federal, foram convidados por outras pessoas para pedalar, descobrindo que o volume de roubos era alto, causando a insegurança no dia a dia de todos os ciclistas.

Incentivados por essa situação e a falta de informações sobre a bicicleta, criaram um aplicativo que os usuários poderiam realizar o cadastramento das bicicletas. Incluindo todos os dados da bicicleta e as informações de contato.

Assim, qualquer pessoa poderia consultar os dados da bicicleta. E caso seja roubada, o sistema emite um alerta de roubo. Isso ajuda na consulta dos policiais para devolver as bikes encontradas ou recuperadas.

Essa consulta é feita em tempo real através do aplicativo. Atualmente, diversas polícias são parceiras da Bike Registrada, como nas cidades de Brasília e Manaus, além dos Estados do Pará, Espírito Santo e Santa Catarina.

E foi com essa tecnologia, que ajuda os donos de bicicletas na recuperação da sua bicicleta, o Bike Registrada criou o sistema de cadastramento de bikes, que ajuda a identificar, de forma rápida e simples, os dados das bicicletas e seus donos, conhecido como o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas.

O cadastro pode ser feito de forma gratuita e atualmente são mais de 300 mil bicicletas cadastradas no país inteiro. Dessa forma, conseguimos diminuir o comércio de bikes roubadas e ajudamos os policiais a localizarem os proprietários das bikes recuperadas.

cadastro nacional de bicicletas

Como funciona o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas?

Agora que você viu um pouco da história da Bike Registrada e o que é o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas, vamos explicar agora como você pode realizar esse cadastro no sistema.

Como falamos, hoje existem diversas bikes registradas e em todo o território nacional e o cadastro é gratuito e feito através do aplicativo. Após realizar esse cadastro, você poderá emitir alertas em caso de roubos ou furtos.

O alerta é feito de forma rápida e objetiva, já que os dados pessoais e as informações de características da bike, como cor e número de série, já foram registradas no sistema.

Além do alerta, o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas funciona para quem deseja comprar uma bicicleta, mas não sabe ao certo o paradeiro do vendedor e da bike que está comprando.

Para isso, você pode consultar o registro da bike, uma forma de verificar se o modelo está dentro da conformidade ou se é um produto ilegal, derivado de um furto ou roubo. E caso seja, você consegue entrar em contato com o dono para informar sobre onde ela está nesse momento.

Como registrar minha bike?

Esse é um processo muito simples e vamos explicar em um passo a passo para você logo abaixo:

  1. Acesse www.bikeregistrada.com.br e faça seu login;
  2. Clique na opção “Registrar uma bike” localizada na parte superior da página;
  3. Para fazer o registro, utilize todos os números e letras constantes no quadro da sua bicicleta. O número de série normalmente está localizado no movimento central (local de fixação do pedivela). O número de série pode ser composto de um ou vários blocos alfanuméricos. É importante que você digite todos os grupos, pois dessa forma, seu cadastro ficará mais seguro. Não se preocupe com a ordem dos blocos, nosso sistema organizará para você.Exemplo: 1D2345 – GF298645 – F264598G ou F264598G – 1D2345 – GF298645, a ordem dos blocos não fará diferença para o sistema.

    Caso você não encontre esse número, recomendamos que entre em contato com o fabricante da sua bicicleta e obtenha mais informações.

  4. Cada bloco alfanumérico deverá ser informado em um campo do formulário de registro. Preencha separadamente, exatamente como está no quadro da sua bicicleta.

Se tiver dúvidas, assista o vídeo tutorial abaixo:

O que é o Selo de Segurança Bike Registrada?

Pensando em ajudar ainda mais na identificação, a Bike Registrada criou o Selo de Segurança. Ele é desenvolvido com um material de alta resistência e uma cola específica, facilitando a consulta.

Além de diminuir o comércio das bikes roubadas, esse selo complementa o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas no apoio aos policiais para identificarem os donos quando encontram bicicletas roubadas.

Ainda, a Bike Registrada tem como objetivo fechar parcerias com as Secretarias de Segurança dos estados, para incentivar ainda mais o uso e a consulta das bicicletas.

Este selo é comercializado com o valor de R$69,90 e é possível comprá-lo no site da Bike Registrada ou em lojas parceiras pelo Brasil.

E quem adquire o selo, além de contar com qualidade e segurança, ainda recebe dois serviços que também são oferecidos pela Bike Registrada, o Bike Vida e o Bike Loc.

O Bike Vida é um serviço que permite você consultar suas informações vitais e fornece contatos de emergência que poderão ser acionados em caso de acidentes.

Já o Bike Loc permite a localização de onde a bike foi consultado. Isso quer dizer que, mesmo que alguém arranque o selo, se o chassi foi consultado, o proprietário vai receber um alerta de roubo com a localização aproximada da consulta.

Vantagens do Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas

Ainda está com dúvida se deve registrar a sua bike e informações de contato? Veja algumas vantagens que serão fundamentais na sua decisão:

Consulte a bicicleta

Faça a consulta, confirme o nome do proprietário e se a bike não é roubada e reduza as chances de adquirir bicicletas roubadas.

Transferência de propriedade

No caso de venda ou doação da bike é possível transferi-la para o novo proprietário.

Bike Loc

Notificação com a localização de quem consultar sua bicicleta.

Alerta de roubo

Com a bike registrada é possível emitir um alerta de roubo informando para quem consultar que aquela bicicleta foi roubada.

Bike Vida

Informações vitais do ciclista e contato de emergência em caso de acidente (Disponível apenas para bike com selo ativo.)

Notificação

Com o alerta de roubo ativo, qualquer pessoa que localizar sua bike roubada, poderá enviar uma mensagem diretamente para você.

Fotos da sua bicicleta

Inclua fotos da sua bicicleta e torne a identificação mais fácil.

Agora que você viu a importância do Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas, que tal acessar o site da Bike Registrada agora mesmo e manter a sua bike em segurança? É simples e rápido!

E aí, gostou do conteúdo? Não esqueça de avaliar e deixar o seu comentário com dúvidas ou sugestões.

Artigos relacionados
Segurança do Ciclista

Como prevenir acidente e atropelamento de ciclista

Sair para fazer um pedal na estrada é sua praia? Então você deve ficar atento para evitar muitos…
Leia mais
EstudosNotíciasSegurança do Ciclista

Mortalidade de ciclistas em São Paulo: uma análise de duas décadas

Bem-vindo ao nosso blog no Bike Registrada! Hoje, vamos mergulhar em um tópico crucial para todos…
Leia mais
Segurança do Ciclista

12 Responsabilidades e deveres dos ciclistas

Quem anda de bicicleta tem o direito de exercer as suas atividades com segurança e liberdade, mas…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?