Manutenção de bikeModelos de bicicletas

Guia completo da bicicleta aro 26

Dependendo da atividade do ciclismo, o tamanho do aro da bicicleta impacta no desempenho do ciclista. Mas, a bicicleta aro 26 já foi um tamanho mais usado durante muito tempo. Nos últimos anos, caiu em um certo desuso, dando espaço a outros tamanhos.

Porém, ela não deixou de ser utilizada totalmente, e a bicicleta aro 26 ainda segue no mercado. Ainda é muito usada por ciclistas de MTB em circuitos mais técnicos, principalmente por profissionais.

Mas por que há essa preferência no aro 26? Por que ainda há muitos ciclistas buscando esse tamanho de aro? Quais as vantagens desse tamanho em relação a outros? Vamos responder essas e outras perguntas, além de dar todas as informações sobre o aro 26 a seguir.

 

O que significa aro 26 na bicicleta?

Pode não parecer, mas o tamanho do aro em bicicleta traz benefícios diferentes para cada objetivo. Ele oferece estabilidade na estrutura da bicicleta e suporta o peso e tamanho dos ciclistas. No mtb sua importância é grande, amortecendo impactos e amortecendo vibrações das trilhas.

Para quem não está habituado com a linguagem e os componentes, o aro 26 refere-se ao tamanho da roda. A medida, entretanto, está em polegadas, e diz respeito o diâmetro que ela tem. Portanto, uma bicicleta aro 26 possui 26 polegadas de diâmetro em seu tamanho.

Isso quer dizer também que o tamanho vai interferir em outros componentes da bike. Não adianta ter uma roda com esse tamanho e compor a bicicleta com itens muito maiores ou menores. Isso ocorre principalmente no tamanho do quadro em ciclistas de menor estatura, precisando combinar o tamanho dele com a roda.

Por ter um tamanho menor do que outros aros praticados no mercado, têm menos área de contato com o solo. Isso traz menos estabilidade e tração, dificultando na hora de conduzir a bicicleta em obstáculos. Mas, uma bicicleta aro 26 apresenta mais agilidade do que outros tamanhos em trilhas.

Assim, o tamanho perdeu um pouco de espaço, uma vez que os aros maiores são mais fáceis de conduzir. Mas, o aro 26 não foi extinto, e uma grande quantidade de ciclistas ainda busca o aro 26 para praticar XC e downhill.

tamanho do aro por idade
Fonte: Pinterest

 

Qual a diferença da bicicleta aro 26 para a 29?

Como falamos a bicicleta aro 26 era a mais usada até poucos anos atrás no mtb. Era o tamanho que caracterizava a modalidade e suas derivadas. Mas, a partir da produção de aros de 29 polegadas para o mtb, isso começou a mudar. O aro 29 predomina as bikes de Speed, e chegaram ao mundo do mtb com tudo.

Porém, muito se questiona sobre as vantagens de usar a bicicleta aro 26 ou usar o aro 29 no mtb. Há diferenças marcantes entre os tamanhos, e cada um tem suas vantagens específicas sobre a outra. Como o predomínio é maior, o aro 29 é encontrado com maior facilidade e recomendada principalmente para quem está começando a pedalar em trilhas.

Mas não é só isso, o aro 29 proporciona um contato maior com o solo por causa do tamanho. Isso dá mais controle e vantagem ao passar por obstáculos em trilhas, como raízes de árvores, buracos e rochas. Sua maior circunferência possibilita um ângulo menor para atacar estes obstáculos.

Outra pequena vantagem da bicicleta aro 29 é que seu tamanho possibilita maior rendimento por pedalada. Uma pedalada com este aro ganha mais distância do que uma pedalada com bicicleta aro 26.

Mas, a comparação entre os tamanhos também apresenta vantagens para a bicicleta aro 26. Ela tem menos peso do que os aros 29. Sendo menor, usa menos material e torna-se mais eficiente em peso. Outro ponto positivo é que suas arrancadas são mais eficientes, chegando a velocidades maiores mais rapidamente.

Além disso, a bicicleta aro 26 é mais confiável na condução quando o percurso é mais técnico e veloz. A pilotagem é mais fácil com a bicicleta aro 26 em trilhas com curvas apertadas e com saltos da bicicleta.

Ela também pode servir de trampolim antes de introduzir jovens de estaturas menores antes do aro 29. Este tamanho é alto para que tem estatura de 1,30m até 1,50m, dificultando na pedalada. Assim, o aro 26 pode ser usado antes de introduzir o outro tamanho no aprendizado.

A resistência do aro 26 também é mais elevado do que o aro 29. Os raios são menores tornando o aro mais rígido em comparação com a bicicleta aro 29, aguentando mais peso e impacto. Por fim, as peças de aro 26 são mais abundantes no mercado em relação ao aro 29, facilitando as reposições caso precise.

Qual é a melhor marca de bicicleta aro 26?

Ainda presente no mercado, mas em menor número do que bikes de aro 29, há muita variedade de aro 26. Com isso, marcas continuam a fabricar peças compatíveis com bicicleta aro 26. Quanto ao público feminino, as bikes para mulheres são predominantemente neste tamanho, enquadrando melhor na estatura de mulheres.

Assim, uma marca que podemos destacar na produção de bicicleta aro 26 é a Caloi. A marca brasileira é uma das mais importantes e produzida em território nacional. Ela tem modelos de mtb com o aro tamanho 26, e por isso segue se destacando na modalidade. Os modelos Twister Easy são umas das mais procuradas no mercado.

A marca ainda se destaca com bikes direcionadas ao universo feminino do ciclismo. Com quadros modelados exclusivamente para a estatura média do gênero, a Caloi usa o aro 26 nos modelos. A melhor bike que encontramos do segmento é a Caloi 400 Confort, um modelo com peças de última geração e muito confortável. Seu câmbio é de 21 velocidades e produzida na cor vinho.

Indicações de Bike aro 26

Caloi 400 Confort Feminina Aro 26

– Quadro: Alumínio 6061

→ Transmissão: Shimano Tourney – TZ31A ou Caloi – 7v

→ Pneus: Aro 26

→ Freios: V-brake alumínio

→ Preço médio: A partir de R$ 1.650,00

Nível: iniciante e intermediário

Garantia. 90 dias

Fonte: Amazon

Em busca de bicicleta aro 26? Fique de olho em nossos classificados.

Artigos relacionados
Manutenção de bikeModelos de bicicletasSaúde e bem-estar

Conheça a handbike, bicicleta adaptada para cadeirantes

Pedalar ou “mãodalar”? Esta segunda opção fica a cargo da handbike, a bike adaptada para…
Leia mais
ComponentesManutenção de bike

Chilcotin de Knolly ganha quadro Gen 6 e se torna um pouco mais Enduro

No mundo do mountain bike, cada detalhe conta quando você está rasgando trilhas desafiadoras. O…
Leia mais
EquipamentosManutenção de bike

Melhores kit tubeless & como escolher o seu

Dentre todas as inovações tecnológicas que chegaram para transformar a maneira como nós…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?