Competições

23 Competições de ciclismo internacionais 2024 incríveis!

Com o fim da temporada deste ano, fica um vazio no coração de apaixonados por ciclismo. Mas, para que esse vazio não seja grande, podemos criar expectativas como calendário do próximo ano. Como todo ano, o calendário de competições de ciclismo internacionais 2024 promete muito. Muitas rivalidades serão colocadas frente a frente novamente, junto de novas cidades e montanhas exploradas nas provas.

Ao longo do ano veremos diversas competições nas estradas espalhadas por todos quase todos os continentes. América do Sul e do Norte, Oceania, Ásia e claro, Europa. As grandes voltas estão no calendário, então prepare-se para o Giro d’Itália, Tour de France e Vuelta a España. Além delas, algumas voltas menores reúnem diversos ciclistas importantes. Assim como as provas Clássicas, disputadas em um dia. Como um plus, este não teremos Jogos Olímpicos e o ciclismo está presente sempre nas edições modernas dos jogos.

Competições de ciclismo internacionais 2024 incríveis!
Fonte: Pinterest

 

A temporada do ciclismo de estrada começa na Austrália, de 16 a 21 de janeiro com o Tour Down Under. Na Colômbia temos o retorno do Tour Colômbia em fevereiro, em março temos as clássicas como Milão-San Remo. Em abril teremos o Paris-Roubaix, a clássica mais importante. Em junho a Volta da Suíça e em julho teremos os Jogos Olímpicos. O Giro d’Italia será em maio, o Tour de France em julho e a Volta a Espanha em agosto. Para fechar as principais competições, em setembro será disputado o Mundial da UCI.

As competições internacionais de 2024

Para facilitar na leitura, separamos as competições por categorias. Isso ajudará a entender o funcionamento de cada e seu grau de importância. Primeiramente, as grandes voltas que mencionamos anteriormente. Elas são disputadas em 3 semanas, com etapas planas, de montanha e contrarrelógios individuais ou por equipes.

Além das grandes voltas, há voltas menores que tem duração média de uma semana ou mais alguns dias. Funcionam como uma grande volta, mas em menor duração. Já as Clássicas duram apenas um dia, com percursos já conhecidos e consolidados. A quilometragem destas provas é maior assim como seus desafios.

O Mundial e os Jogos Olímpicos possuem formato parecidos. Com disputas separadas entre a estrada e o contrarrelógio, atraem toda elite do ciclismo mundial. Confira o calendário a seguir das competições de ciclismo internacionais 2024.

Grandes voltas

As grandes voltas são as competições mais duras do calendário do ciclismo e provas mais tradicionais e cobiçadas. Dentro delas, ciclistas mais completos são coroados com o título. Então a regularidade em montanhas, etapas planas e contrarrelógios é fundamental.

Além disso coroam atletas que se destacam nas montanhas, sprints, mais combativos por etapas e equipes. Há ciclistas que se preparam o ano todo para as disputas as grandes voltas, principalmente do Tour de France. Sem dúvidas o Tour é uma das competições de ciclismo internacionais 2024.

Em 2024, a primeira grande volta será o Giro d’Italia disputado entre 4 e 26 de maio. Serão 19 etapas e 2 dias de descanso, onde o vencedor será conhecido em Roma na última etapa. Em seguida a volta mais tradicional, o Tour de France que começará no final de junho. Ele será disputado entre 29 de junho e 21 de julho com a tradicional chega em Paris. A camisa amarela será disputada em 21 etapas com 2 dias de descanso.

A última grande volta de 2024 será a Vuelta a España. A tradicional prova terá a largada em Lisboa em Portugal, no dia 17 de agosto. O campeão será conhecido no dia 8 de setembro em Madrid após 19 etapas e 2 dias de descanso.

Clássicas e voltas curtas

A provas de um dia são conhecidas como as Clássicas no ciclismo mundial. Com algumas provas marcantes e para lá de tradicionais o calendário de 2024 promete muita emoção. A primeira grande prova será a Strade Bianche no início de março. Em seguida a Milan-San Remo e depois o Tour de Flanders no mês.

Em abril ocorrem as provas mais cobiçadas do ano, como o Paris-Roubaix. A tradicional prova com dezenas de trechos em paralelepípedos ocorre no dia 7. Em seguida vem a La Flèche Wallonne e encerrando as clássicas de abril a Liège–Bastogne–Liège. Fechando as principais clássicas do ano, em agosto a Clássica de San Sebastian e a II Lombardia em outubro.

Competições de ciclismo internacionais 2024 incríveis!
Fonte: Pinterest

 

Já as menores voltas ocorrem durante o ano todo, e já abrem a temporada em janeiro na Austrália. O Tour Down Under abre oficialmente o calendário usado como preparação para o restante da temporada. Em fevereiro o Tour da Colômbia e o UAE Tour diversificam o calendário com outras localidades longe da Europa.

A temporada de voltas na Europa começa em abril com a Paris-Nice e o Tirreno-Adriático simultaneamente. Em seguida, a Volta da Catalunya fecha o mês. Em abril a Volta do País Basco e o Tour de Romandia sevem de preparação para as grandes voltas. Fechando o calendário de voltas menores o Critérium du Dauphiné e o Tour da Suíça antecedem o Tour de France. Confira abaixo as datas completas de competições de ciclismo internacionais 2024 das clássicas e voltas menores.

  • Tour Down Under – 16 a 21 de janeiro – Austrália
  • Tour Colombia – 6 a 11 de fevereiro – Colômbia
  • UAE Tour – 19 a 25 de fevereiro – Emirados Árabes
  • Strade Bianche – 2 de março – Itália
  • Milão–San Remo – 16 de março – Itália
  • Tour de Flanders – 31 de março – Bélgica
  • Paris–Nice – 3 a 10 de março – França
  • Tirreno–Adriático – 4 a 10 de março – Itália
  • Volta a Catalunya – 18 a 24 de março – Espanha
  • Paris–Roubaix – 7 de abril – França
  • La Flèche Wallonne – 17 abril – Bélgica
  • Liège–Bastogne–Liège – 21 abril – Bélgica
  • Volta do País Basco – 1 a 6 de abril – Espanha
  • Tour da Romandia -23 a 28 abril – Suíça
  • Critérium du Dauphiné – 2 a 9 de junho – França
  • Tour da Suíça – 9 a 16 de junho – Suíça
  • Clássica de San Sebastián – 10 de agosto – Espanha
  • II Lombardia – 12 de outubro – Itália

Mundial e Jogos Olímpicos

O Campeonato Mundial de Ciclismo UCI 2024 ocorre de 21 a 29 de setembro, em Zurique na Suíça. Com provas separadas de contrarrelógio e de estrada, os principais ciclistas estarão na disputa pela famosa camisa arco-íris. O Mundial também possui as mesmas disputas para categoria sub-23. Com isso, são coroados campeões masculinos e femininos da elite e dos mais jovens.

Por fim, a competição que ocorre de 4 em 4 anos no ciclismo, e de enorme prestígio. Quem não sonha em ganhar uma medalha olímpica, afinal? Nos jogos de Paris, o percurso pela cidade terá ares de Tour de France. Com isso, as disputas de contrarrelógio ocorrerão em 27 de julho, seis dias após o fim do Tour. Já as provas de estrada ocorrerão dias 3 no masculino e 4 no feminino, de agosto. Estas duas serão umas das competições de ciclismo internacionais 2024 mais aguardadas. A chance de surgir campeões inéditos é muito grande.

Vai participar de alguma competição? Então assine nosso seguro Bike Registrada e participe com toda segurança.

Artigos relacionados
Competições

Confira as competições de ciclismo no Brasil 2024 imperdíveis

O MTB é a modalidade mais popular no Brasil do ciclismo. Surgiu no fim da década de 1980 no Rio de…
Leia mais
Competições

Brasil recebe duas etapas oficiais da copa do mundo de MTB XC

O Brasil tem deixado de ser um país de um esporte só. Por muitos anos, nós fomos conhecidos por…
Leia mais
CompetiçõesEsporte e FitnessNotíciasNovidades

Bike Registrada é patrocinadora oficial do Desafio Flona 2023

Prepare-se para mais um evento imperdível, cercado pela beleza da Floresta Nacional de Brasília!
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?