Viajar de bike não é simplesmente pegar a magrela e sair pedalando pelos quatros cantos do nosso país. Para não ser surpreendido durante o trajeto, é fundamental seguir algumas orientações. 

Neste artigo, desenvolvemos um verdadeiro guia para que você aprenda como viajar com segurança. Falaremos sobre questões importantes, como destinos, organização da mala, segurança, entre outros. 

Vamos nessa?

Compre a melhor bike 

Antes de viajar, não economize na hora de comprar a sua bike. Dependendo da distância do seu trajeto, será necessário escolher um modelo bastante resistente, pois pode ser que você encontre várias adversidades no caminho.

Por exemplo: você já pedalou contra o vento? Quem viveu essa experiência sabe o quanto é complicado. Quanto melhor for sua bike, mais fácil será encarar certos desafios. Pense nisso!

Escolha o seu trajeto 

Ao escolher o seu percurso. não se deixe levar apenas pela beleza das cidades. Verifique o clima da região, a segurança e as condições das estradas. Infelizmente, alguns destinos não são indicados para os ciclistas, então fique de olho! 

Faça um registro nacional de bike

Outra dica bastante interessante é fazer um registro nacional de bike antes de viajar. Assim, caso ocorra algum imprevisto, como furto, você será notificado e terá como recuperá-la depois. 

Além disso, o Bike Registrada possui um Selo de Segurança com a funcionalidade do Bike Vida, que permite acessar as informações vitais do ciclista com muita facilidade, tais como:

• Identificação do ciclista;
• Contato de emergência;
• Ficha médica;
• Tipo sanguíneo;
• Alergias;
• Doenças;
• Medicamentos.

Defina se vai sozinho ou acompanhado 

Pedalar em grupo, ou em dupla, pode ser uma experiência muito divertida. Quando temos companhia, ficamos mais motivados a seguir em frente e podemos compartilhar experiências únicas! 

Porém, tome cuidado ao escolher quem vai te acompanhar. Opte por alguém que esteja no mesmo nível de desempenho que você para evitar problemas no trajeto. 

Informe a viagem a um parente 

Mesmo que você tome todas as medidas de segurança, lembre-se de avisar a sua família sobre o trajeto da viagem. Se você usa GPS ou alguns aplicativos, compartilhe o percurso com eles, por exemplo.

Assim, seus parentes ficarão mais tranquilos com a aventura.

Faça as malas 

Quanto menos itens levar, melhor será a sua performance na viagem. Dessa forma, você pode pedalar no frio, na chuva ou no calor com mais tranquilidade.

Contudo, não se esqueça de alguns itens imprescindíveis, como:

  • Kit de reparo; 
  • Câmeras extras de pneu;
  • Bomba;
  • Chaves;
  • Óleo de corrente;
  • Equipamento de proteção.

O resto fica por sua conta! Lembre-se de checar como vai estar o clima em cada parte do seu trajeto para não ser pego desprevenido.

Leve documentos pessoais 

Imprevistos acontecem em qualquer viagem. Por isso, não deixe de separar documentos de identificação e de informações de saúde.

É fundamental ter consigo um papel indicando o seu tipo sanguíneo, se toma algum medicamento ou se tem restrições relacionadas à saúde.

Tenha um dinheiro à mão

Não seja surpreendido em lugares que não aceitam cartões ou cheques. Sempre tenha dinheiro em espécie no bolso. O ideal é reservar, pelo menos, uma boa quantia para pegar condução até a próxima estrada. 

Treine antes da viagem

Uma boa sequência de treino evita cansaços excessivos e cãibras durante o trajeto. Então, faça exercícios antes de viajar de bike, para se preparar e melhorar a disposição.

Quando estiver pronto, é só aproveitar as maravilhas de cada região. 

Cuide da sua saúde

Nunca é demais lembrar da importância dos equipamentos de segurança, da alimentação e da hidratação. Esses três pilares são fundamentais para o sucesso de qualquer viagem, combinado? 

Depois de conhecer as nossas dicas, você certamente está ansioso para viajar de bike. Mas não deixe de assinar a nossa newsletter. Quem sabe uma novidade aparece no meio do seu percurso?