Uma das modalidades mais tradicionais do ciclismo é o mountain bike. Conhecida pelas subidas, descidas e curvas em terrenos irregulares, a modalidade ganhou espaço em trilhas e corridas, exigindo maior esforço dos ciclistas e proporcionando maior adrenalina. Além disso, o mountain bike é realizado junto à natureza e oferece belas paisagens.

Entretanto, para praticar o mountain bike não basta simplesmente pegar a sua bicicleta e sair pedalando em alguma trilha. Existem diferenças para essa prática que devem ser levadas em consideração. Separamos aqui algumas dicas valiosas para quem deseja praticá-la. Acompanhe!

Defina a melhor bicicleta 

Existem grandes diferenças entre mountain bike e esportes para bicicletas comuns, uma vez que a finalidade do primeiro é andar em terrenos irregulares. As bikes para essa modalidade devem ser resistentes, a fim de suportar maiores impactos, e preparadas para obstáculos, como pedras, lama, galhos, aclives e declives. Portanto, algumas peças são fundamentais para esta modalidade: o câmbio (dianteiro e traseiro), os garfos de suspensão e o freio (discos mecânicos ou hidráulicos).

De modo geral, três tipos de bicicleta merecem atenção se você pensa em praticar mountain bike:

Bicicletas rígidas

Elas são mais simples e não possuem garfos de suspensão. Portanto, são mais difíceis de utilizar em terrenos irregulares.

Bicicletas hardtail

Possuem o garfo de suspensão apenas na roda dianteira, além de pneus mais largos e com travas para dar melhor aderência. É o modelo mais indicado para iniciantes.

Bicicletas full suspension

São muito semelhantes ao modelo anterior, mas possuem suspensão também nas rodas traseiras, fazendo com que sejam mais macias e confortáveis ao pedalar.

Tenha acessórios extras

Alguns equipamentos são indispensáveis para o ciclista em qualquer modalidade, como capacete, luvas, bermuda acolchoada, camisa de ciclista, joelheiras e cotoveleiras. No mountain bike não é diferente. Portanto, é sempre bom levar na mochila:

  • água, em garrafa térmica ou em mochila de hidratação. Por exigir muito do ciclista, naturalmente a pessoa precisa se hidratar mais quando pratica essa atividade;
  • kit de primeiros socorros, pois as quedas sempre podem acontecer, seja o mountain biker iniciante ou experiente;
  • com as quedas, naturalmente a bicicleta pode ser danificada. Tenha sempre um kit de remendos, multiferramentas, bomba e câmara de ar;
  • uma fruta ou barrinha de cereal para repor as energias;
  • um celular, mesmo se o local não tiver sinal.

Conheça o local

Conhecer a trilha onde praticará o mountain bike é fundamental para saber o que esperar. Converse com outros ciclistas que já fizeram o percurso para verificar se ele é do seu nível de habilidade.

Saiba também se o local é rota de outras pessoas, se passam animais ou outros veículos por este percurso para que possam ser evitados acidentes. Se preciso, caminhe pela trilha antes, para se familiarizar com o local e não ser pego de surpresa.

Leve companhia

Ir acompanhado de pessoas conhecidas para as trilhas é sempre bom. Além da companhia e da diversão de realizarem o percurso juntos, é ótimo ter alguém por perto em caso de necessidade.

A companhia de mountain bikers experientes também é importante, principalmente se você estiver iniciando na modalidade. Ver de perto como eles lidam com as adversidades do mountain bike é a melhor maneira de adquirir habilidade. Mesmo assim, saiba os seus limites e tenha conhecimento do que é possível ou não fazer. Não tente acompanhá-los em algumas situações caso você não esteja preparado.

Prepare-se antes

Prepare a sua musculatura antes para praticar o mountain bike. Com até uma semana de antecedência, exija do seu corpo com pedaladas longas e percursos mais extensos e difíceis para que ele crie melhor resistência. A alimentação rica em carboidrato e proteínas é importante para a recomposição muscular e reposição de energia, juntamente a uma boa noite de sono.

Durante a semana, realize caminhadas e pedaladas leves e, em pelo menos 20 minutos antes da prática, faça aquecimento.

Antes de praticar o mountain bike, certifique-se de que o funcionamento de sua bicicleta está adequado. Verifique os freios, câmbios, suspensão e se os pneus estão calibrados corretamente para que não haja imprevistos. Detalhes como esses podem garantir que a sua prática seja uma experiência prazerosa.

Gostou das dicas sobre o mountain bike? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de mais posts como este!