Durante a pedalada a pele fica muito exposta ao frio, à chuva e principalmente ao sol. E isso traz riscos sérios à saúde. Por isso, longe de ser uma frescura, usar produtos para o corpo é necessário no treino de bike.

Para mulheres ciclistas, o cuidado com o corpo é um assunto conhecido, e faz parte da rotina delas mesmo quando não estão pedalando. Se elas sabem se cuidar, cabe aos rapazes aprenderem mais sobre esse detalhe que faz toda a diferença para a saúde.

Conheça neste artigo quais são os produtos para o corpo que você deve usar toda a vez que sair para fazer um treino de bike!

Produtos para o corpo, indispensáveis ao treino de bike

Aprenda mais sobre alguns produtos já conhecidos, e conheça outros que colaboram muito com os pedais.

Protetor solar

O protetor solar é indispensável para quem pedala, e deve ser usado “sem miséria” em dias de calor extremo.

Seja líquido ou aerossol, o protetor evita as queimaduras de 1º, 2º e 3º graus. A última chega ao ponto de deixar “na carne viva” e pode fazer com que o ciclista seja levado ao hospital, com sérios riscos de ter lesões e manchas permanentes na pele.

Além desses perigos, usar um protetor também impede a ação de raios ultravioletas, que podem causar o câncer de pele.

Para ter a proteção certa, sempre use um protetor de acordo com o seu tom de pele. Peles mais claras precisam de maior fator de proteção, enquanto mais escuras, menor.

Sempre passe o protetor com pelo menos 10 minutos de antecedência ao pedal, e espalhe-o por todas as partes do corpo que ficarão expostas. Também repasse o protetor após uma hora de pedal, já que o efeito protetivo diminui depois desse período por causa do suor.

E lembre-se: ainda que o sol não apareça em um dia nublado, os raios ultravioletas estão lá, então proteja-se.

Protetor solar facial

O protetor solar só para o rosto diferencia-se de um protetor comum porque é feito especificamente para a área, que tem a pele mais sensível em relação a outras partes do corpo.

Além disso, um protetor facial é pouquíssimo oleoso, e isso evita que durante o pedal ele escorra e suma rapidamente, além de não deixar a sua cara “brilhando”.

Na hora de passar o protetor pelo rosto, veja se todas as ondulações são preenchidas; o nariz e a área perto da boca pedem uma atenção nesse sentido. E cuidado com os olhos enquanto se prepara na frente do espelho.

Creme antiassadura

O creme antiassadura, também chamado de creme antiatrito previne assaduras e ferimentos nas virilhas.

A ação desse creme cria uma camada protetora que evita com que a fricção na pele, misturada ao suor, deixe a região avermelhada e inflamada. Além disso, esses produtos para o corpo também previnem que fungos e bactérias infeccionem a pele e acabem com seu treino de bike por semanas.

O creme deve ser usado antes dos pedais, e a área em que ele é usado precisa estar seca antes da aplicação.

Além do creme, outros fatores contribuem para que as assaduras não façam do seu treino de bike uma sessão de dor:

  • usar um selim ajustado e de acordo com a sua necessidade;
  • pedalar com uma bermuda própria para ciclismo com um forro adequado;
  • fazer um bike fit.

Agora que você conhece os perigos das assaduras, esse é um dos produtos para o corpo que terá espaço reservado na sua lista de compras relacionadas à bike.

Hidratante para pele

A pele sofre ressecamento embaixo de sol, chuva ou frio, e precisa ser hidratada depois de um treino de bike.

Os produtos para o corpo que hidratam a pele servem para mantê-la longe de rachaduras, infecções, escamações e manchas. Toda essa proteção ainda melhora a elasticidade e textura da pele — o que a deixa com uma aparência sempre jovem.

Há uma infinidade de tipos de hidratante para a pele, e você pode, por exemplo, escolher o seu em forma de pomada, gel ou óleo. Isso facilita a escolha do produto mais adequado ao seu tipo de pele, que pode reagir de uma forma melhor com um ou outro.

Vale reforçar que não fazemos o papel de um dermatologista. Portanto, consultar um especialista é o melhor caminho, mesmo que seja só para pedir indicações de cremes. Assim, o profissional poderá até pedir exames que confirmem se você tem alergia a algum dos vários tipos de produtos para o corpo, e evitar um problema maior.

Receba conteúdos especializados em ciclismo de estrada, mountain bike, e tudo o mais do mundo da bicicleta, em seu e-mail. Assine a newsletter da Bike Registrada!