Manutenção de bikeNotíciasNovidadesPreparação e práticaRoupas e AcessóriosSaúde e bem-estar

Uso de ciclocomputadores avançados (GPS, monitoramento cardíaco etc)

Acompanhar sua evolução nos pedais exige equipamentos que traduzam em dados todas as atividades da pedalada. Os ciclocomputadores avançados servem justamente para isso, e fornecem além de informações do treino, vários outros recursos importantes.

Os ciclocomputadores, também chamados de velocímetros oferecem, em versões básicas, medidas de velocidade, distância total e pedalada, entre outras informações simples. Já os modelos de velocímetros avançados contam com GPS e outras ferramentas novas, perfeitas para extrair um conjunto de informações completo sobre seus treinos.

Agora conheça as principais funções dos ciclocomputadores avançados e como eles podem ajudá-lo a acompanhar seu desempenho em treinos!

 

Por que usar ciclocomputadores avançados?

Como um velocímetro comum, os ciclocomputadores avançados têm aspecto compacto e simples, porém com muito mais funcionalidades.

A principal proposta desses aparelhos é transmitir o máximo de informações para o ciclista, num só equipamento. Gasto calórico, rotações por minuto, altimetria, temperatura corporal e GPS são algumas funções que se destacam entre modelos avançados.

Vale reforçar que muitos desses equipamentos possuem versões wireless, e alguns ainda têm tela touchscreen, o que facilita muito o uso do aparelho.

Quais são as funções de um ciclocomputador avançado?

Conheça abaixo as principais funções de um ciclocomputador avançado.

Odômetro

Mostra a velocidade atual da bicicleta.

Velocidades máxima, mínima e média

Dá dados precisos de sua maior e menor velocidade durante o treino, além de fornecer uma média baseada no percurso total.

Tempo de velocidade média

Expõe por até quanto tempo você manteve a velocidade média no trajeto.

Distância total e pedalada

Qual foi a distância total do percurso, independente de você pedalar ou não. Além dela, os ciclocomputadores avançados também oferecem uma amostra separada de quilometragem pedalada, ideal para saber quanto foi, de fato, o desempenho do seu exercício exercício.

Tempo pedalado

Mede o tempo você realmente pedalou. Por exemplo, se você treinou por 2h mas pedalou apenas 1h30 e precisava treinar por 1h20, é possível ver na tela o tempo com exatidão.

Rotações por minuto (RPM)

Uma função que monitora quanto é a rotação de giros no pedivela por minuto.

LAP

Funciona como um contador de voltas. Se você irá fazer um circuito de trilhas curto e fechado, pode dar várias voltas e avaliar como foi sua performance em cada uma.

Frequência cardíaca

Mostra qual é a frequência de batimentos do coração. Isso expõe se o esforço feito está acima ou abaixo do usado normalmente para diferentes situações de pedal, seja de terreno ou de ritmo.

Altimetria

Informa a variação de altitude do terreno, ou seja, quantos metros variaram entre subidas e desceu, além de picos e mínimos.

Consumo de calorias

Fornece informações sobre o gasto calórico — ótimo para quem busca emagrecer e precisa ter uma base de gastos por treino.

GPS

Detalha a sua localização exata, o que é perfeito para treinos longos e cicloviagens. A partir desse dado você consegue planejar o quanto falta para chegar ao seu destino, quais são as cidades próximas, e outras informações vitais para um pedal extenso.

Temperatura corporal

Aliada ao monitoramento cardíaco, essa função oferece dados de como seu corpo varia de temperatura durante o treino.

Fornece arquivos

Exporta arquivos para aplicativos e também para seu computador via cabo USB, com todas as informações selecionadas. O acompanhamento de dados é muito bom para ter um panorama e uma avaliação completa sobre a evolução do seu desempenho em treinos.

Quais são as vantagens de usar esse equipamento?

Ter um ciclocomputador avançado em sua bike auxilia seu pedal em diversos pontos. Confira abaixo todas as vantagens desses equipamentos para seus treinos:

  • oferece dados de desempenho em tempo real;
  • fornece sua localização;
  • mapeia trajetos;
  • entrega informações relevantes sobre o percurso;
  • tem integração com aplicativos de ciclismo;
  • reúne dados de desempenho físico;
  • permite melhores planos de treinos;
  • gera relatórios de resultados exatos do desempenho de pedal.

Sem dúvidas são muitas as vantagens dos ciclocomputadores avançados, e elas oferecem um panorama completo se você quer treinar com base em dados exatos. Quem sabe você até já esteja treinando bem, mas ainda não mediu seu desempenho?

Acompanhe tudo do melhor em bicicletas para fazer seus ótimos treinos. Assine a newsletter da Bike Registrada e receba conteúdos originais em seu e-mail!

Artigos relacionados
Saúde e bem-estar

Caiu e bateu a cabeça? Veja o que fazer em caso de concussão

As concussões são mais comuns e sérias do que muitos imaginam, especialmente entre ciclistas. A…
Leia mais
ComponentesManutenção de bike

Pedivela para MTB: tudo o que você precisa saber

O pedivela é uma peça fundamental na configuração de uma mountain bike (MTB), sendo o coração…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Bicicleta TSW é boa? Saiba aqui!

Nascida em 2018, a bicicleta TSW é uma opção nacional e com um custo mais acessível. Porém…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?