Manutenção de bikeRoupas e Acessórios

Tudo que você precisa saber sobre capacetes de bike

Pedalar na cidade ou pelas trilhas exige segurança, sempre! E como a sua cabeça é a parte mais sensível do corpo, é mais do que essencial protegê-la bem. Saiba agora tudo sobre os capacetes de bike e acerte no seu modelo!

 

Capacetes de bike: conheça tudo sobre esse item de segurança

Material

O material predominante de qualquer capacete de bike que se preze, é o isopor. Cada fabricante usa uma composição desse produto, que dá diferentes resistências dependendo do modelo.

Por fora, os capacetes de bike são revestidos em plástico ou outro material, como a fibra de carbono. A função dessa ‘capa’ do isopor é receber primeiro a pancada e diminuir a carga de impacto que o isopor vai absorver.

Ventilação

Capacetes de bike devem ter o mínimo de ventilação para que você não pedale — literalmente — de cabeça quente! As aberturas em cima e nas laterais de um capacete devem oferecer uma boa passagem de ar.

Você vai saber se investiu bem no modelo, quando pedalar no ‘calor de rachar’, e não suar muito na cabeça.

Design

O design de um capacete de bike não deve ser o melhor só na aparência. Mas sim, a forma como ele se encaixa em sua cabeça deve proteger todo o formato do crânio.

Veja se o capacete conta com um desenho que começa a proteger desde sua testa até próximo da nuca. Isso garante que vários pontos de sua cabeça estarão bem protegidos.

Sistemas de ajustes

Essa parte do capacete é tão importante quanto sua construção, afinal é ela que vai travá-lo em sua cabeça. Um bom capacete conta sempre com ajustes nas partes traseira, laterais e frente.

A trava traseira sustenta o capacete em sua cabeça; as laterais, em tiras de nylon, são para os ajustes nas orelhas. E a trava ajustada embaixo do queixo é para garantir que o capacete não saia voando de sua cabeça, em um acidente.

Cada marca trabalha com um tipo de trava, mas sempre busque modelos com sistemas confiáveis.

Tamanho

Os tamanhos do capacete seguem o padrão de pequeno, médio e grande. O ideal é que ao colocar o capacete, ele se encaixe sem folgas, mesmo sem fazer ajustes.

Os melhores modelos vêm com espumas removíveis na parte interna. Elas dão conforto, e ajustam a sua cabeça no capacete sem você usar os outros ajustes no limite.

Peso

O peso de um capacete é igual à soma das gramas de todos esses itens anteriores. Capacetes leves são sempre melhores porque poupam seu pescoço do desgaste físico. Principalmente para pedais de longas distâncias, a leveza do capacete colabora muito no seu desempenho.

As melhores marcas constroem capacetes com baixo peso e alta proteção. Então não desconfie de ‘capacetes pesos pena’, pois esses critérios andam juntos nesse item de segurança!

Tipos de capacetes de bike: escolha o seu modelo

Urbano

Esse modelo é bastante usado para uso urbano, lazer, BMX e street. O seu formato privilegia um bom design, mas não tem muito pontos de entrada de ar. A maioria dos conhecidos ‘capacetes coquinho’ só tem o ajuste de queixo.

Mountain bike (MTB)

Conta com mais entradas de ar mesmo em modelos simples, e geralmente tem os três ajustes. Seu uso é voltado ao MTB e suas vertentes, como o trail e o all mountain. Conta com uma viseira também, para proteger do sol e galhos no percurso, e que pode ser removida.

Alguns modelos desse tipo também têm uma telinha de proteção interna. Ela tem a função de impedir que insetos e outras coisas, como pedrinhas, entrem no capacete.

Estrada

São parecidos com os capacetes de MTB, porém mais leves e com design para cortar vento. Muitos capacetes de bike de estrada não possuem viseira, já que não há muita necessidade de uso para a categoria.

Downhill (DH)

Esses modelos são pesados e protegem toda a face, já que o downhill, enduro e outras modalidades extremas são perigosos.

O DH, por exemplo, envolve descidas em meio a pedras, árvores e escadarias. Por isso a construção do capacete exige proteção reforçada.

Se você estava com dúvidas sobre os capacetes de bike, agora já pode tirá-las da cabeça. Escolha sempre um capacete que atenda suas necessidades e cuide bem dele, para garantir sua segurança.

E assim como a sua cabeça merece segurança, sua bike também. Você ainda não registrou sua bicicleta no sistema gratuito que já conta com mais de 200 mil ciclistas cadastrados?

Esse é o modo de proteger sua bike contra furtos e roubos, e garantir muito mais segurança na hora de pedalar. Garanta agora o seu registro gratuito e pedale com mais tranquilidade — só escolha um desses capacetes de bike antes!

Artigos relacionados
ComponentesManutenção de bike

Pedivela para MTB: tudo o que você precisa saber

O pedivela é uma peça fundamental na configuração de uma mountain bike (MTB), sendo o coração…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Bicicleta TSW é boa? Saiba aqui!

Nascida em 2018, a bicicleta TSW é uma opção nacional e com um custo mais acessível. Porém…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Bicicleta KSW é boa? Veja nossa análise

Sabemos que é muito comum surgir dúvidas na hora de comprar uma nova companheira de aventuras. A…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?