Se você já pensa em viajar de bike ou ainda precisa levar suas roupas e equipamentos na bicicleta, da casa ao trabalho, considere bagageiros para bike. Esse recurso é ideal para quando você não quer levar— ou não dá mesmo —, um monte de acessórios numa mochila.

Seus passeios estão ficando cada vez mais longos ou o pedal urbano requer mais equipamentos para dar conta das suas necessidades. Isso é ótimo, porém, sua bike deve acompanhar sua evolução, e precisa ter mais espaços para guardar suas coisas para o pedal.

Antes de sair comprando qualquer modelo por aí, leia este artigo com tudo o que você precisa saber sobre bagageiros para bike, para pedalar com muita carga!

Quais são as vantagens de usar bagageiros para bike?

Se você já precisou de uma capa de chuva ou de uma garrafa d’água extra, mas não tinha porque não havia como levar na bike, precisa mesmo de um bagageiro!

Um bagageiro de bicicleta é uma peça feita para suportar pesos maiores do que as suas costas suportariam com uma mochila, por horas na estrada, cidade ou trilhas. E além dessa, há várias vantagens para cada uso com a bike.

Para cicloviagens

Em cicloviagens, você usa todo o recurso que um bagageiro pode oferecer, já que esse pedal exige o transporte de cargas pesadas. Para esse caso ainda, é essencial distribuir peso da carga sobre a bicicleta, e optar pelos bagageiros para bike, dianteiro e traseiro.

Assim, seu pedal e sua bike ficarão muito mais seguros, e você terá espaço de sobra para trazer algumas lembranças da viagem, em seus alforjes.

Bagageiros para bike

Para uso urbano

Principalmente se você vai de bike ao trabalho, precisa ter um espaço para guardar suas coisas, como roupas e equipamentos da bicicleta.

No uso urbano, os bagageiros para bike são ideais, já que armazenam nos alforjes, tudo o que você levaria — e não levaria — em bolsas de quadro, guidão e selim.

Fora tudo isso, a não ser que você transporte o equivalente a uma mudança de casa no bagageiro, o equipamento elimina o uso de mochila nas costas. Pedalar com o corpo livre é muito mais confortável, além de não deixar as suas costas tão suadas por causa da carga que elas seguram.

Para passeios

Ainda que você vá de bike, à padaria ou à casa de um amigo que mora próximo, o bagageiro é muito útil. Afinal, você precisará levar o pão ou alguma roupa extra para voltar da visita.

Ainda, quando se usa o bagageiro na bicicleta, com uma caixa ou alforje grande em cima, em muitos casos, dá para ao invés de ir de carro a um supermercado, ir de bike.

Ademais, se você tem filhos, há modelos de cadeirinhas para acoplar em bagageiros para bike. Esse acessório facilita até o passeio de final de semana no parque e os primeiros trajetos de bike, com o pequeno.

Quais são os modelos de bagageiro para bike?

No mercado, há vários tipos de modelos de bagageiros para bike, porém, que se encaixam apenas em duas categorias: dianteiro e traseiro.

Você deve saber mais sobre algumas limitações e possibilidades de cada, antes de se decidir por qual usar — ou se usará os dois.

Bagageiro dianteiro

Há modelos de bagageiros dianteiros para bike que são fixados tanto pela blocagem quanto por fixadores nas hastes da suspensão ou garfo rígido. Para qualquer dos casos, você deve ver qual é o padrão que sua bike aceita.

De forma geral, os modelos de bagageiro para bike para a dianteira oferecem um pequeno espaço superior para carregar uma bolsa. Já na lateral, eles suportam um par de alforjes — específicos para a dianteira.

A maior parte desses equipamentos também tem limite de carga em torno de 10 kg a 15 kg. Esse limite já é alto, considerando que quanto mais peso na frente da bicicleta, mais difícil fica a pilotagem.

Bagageiro traseiro

Os bagageiros traseiros para bike são conhecidos desde a época da Monark Barra Circular ou Caloi Barra Forte, aqui no Brasil. Essas bicicletas já vinham com os bagageiros soldados como parte do quadro.

Porém, hoje em dia, você tem dezenas de opções de bagageiros para bike, removíveis, cada um com uma vantagem diferente.

Esses modelos também se subdividem em duas categorias: para quadro e para canote.

Para canote

Esse modelo é fixado diretamente no canote e tem baixo limite de peso — até 9 kg na maioria dos modelos. Se você quer algo para um uso mais esporádico e leve, poderá ir desse bagageiro, mas atente-se para o peso carregado.

Para quadro

Os modelos de bagageiro para bike com fixação no quadro são bastante reforçados, e há modelos que aguentam até 25kg — dá para levar uma criança pequena na cadeirinha.

Como esse tipo de bagageiro exige que a bicicleta tenha fixação no quadro, você deve observar antes, se há os furos nos chainstays. Assim, o bagageiro é fixado direto neles, com parafusos, e também no canote ou abraçadeira de selim, com hastes.

Além disso, há modelos de bagageiros traseiros para quadro, para freio v-brake ou a disco, e aros 26 ou 29.

Então, mais importante do que comprar um bagageiro bom, é saber todas as especificações da sua bike, para levar um modelo que se encaixe na medida certa.

Depois de ver todas essas dicas de compra de bagageiros para bike, você fará uma boa escolha para sua bicicleta. Depois de instalado, talvez você nem queira mais tirar o seu bagageiro, por ver que ele pode te ajudar em qualquer pedal.

Quer pegar mais dicas sobre acessórios, peças, bikes, estradas e trilhas para pedalar? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos da Bike Registrada, direto em seu e-mail!