Em meio a tantas opções que o mercado oferece, comprar bicicleta não é uma tarefa que se resolve em um dia. Aros pequenos ou grandes, com suspensão ou sem, e para trilhas ou cidades, são alguns dos pontos que causam dúvidas nessa hora.

Mountain bikes, road bikes, elétricas, dobráveis, urbanas, e por aí adiante, é preciso saber algumas coisas essenciais antes da compra. As informações servem para você amadurecer algumas ideias antes de definir sua bicicleta, e não se arrepender depois de ter fechado negócio.

Se você vive esses dilemas e quer ter logo sua magrela para sair pedalando, confira este artigo completo com tudo o que você precisa saber para comprar bicicleta.

Antes de comprar bicicleta, defina o seu objetivo

O primeiro ponto para qualquer compra, é simplesmente definir o seu objetivo. Sem isso você ficará perdido nas lojas de bikes, admirando diversos modelos sem saber qual pode atender o seu uso.

Se você é do tipo que só quer usar a bike na cidade, ou então pretende fazer trilhas, ou então quer ir ao trabalho, saiba que há bicicletas específicas para cada caso.

Anote num papel: aonde vai pedalar, como pretende pedalar e por qual motivo vai pedalar. Isso já vai definir suas prioridades como ciclista iniciante, e adianta muito na hora de conversar com um vendedor.

Converse com outros ciclistas

Nada melhor do que ter um feedback de alguém que faz o que você quer fazer. Troque ideias com ciclistas, lojistas, e vendedores, para saber as experiências e opiniões deles sobre diferentes tipos de bike.

Em uma conversa fica mais fácil identificar as necessidades que o ciclista teve e como a bicicleta atendeu as expectativas dele, seja nas estradas, trilhas etc.

Fale seus objetivos e veja se a pessoa pode indicar um tipo de bicicleta, e até modelos, que se encaixam no seu estilo de pedal.

Prefira uma bicicleta já montada

Montar uma bicicleta do zero é muito legal e a deixa personalizada ao seu gosto, mas a escolha das peças exige um bom conhecimento do comprador. Por isso, bicicletas montadas de fábrica ainda são as melhores opções para quem vai iniciar no mundo do ciclismo.

Há bikes montadas para diferentes níveis de ciclistas, e a maioria dos modelos é de bicicletas de entrada. Estas bikes são chamadas assim por terem peças mais simples e atenderem muito bem os iniciantes, perfil de ciclista que cresce a cada dia.

Vá a uma loja especializada

A melhor escolha sempre é com o especialista nessa área. E indo aos lojistas, além de você conhecer de perto as bikes, pode conversar com os vendedores!

Independente se você chegou aqui através do Google, Yahoo!, ou outro buscador de internet, você está lendo um artigo especializado em comprar bicicleta. Portanto, use essa ferramenta e conheça várias lojas, dentro de casa.

Você vai digitar na barra de pesquisa “lojas de bike” e procurar as melhores e mais próximas de você. Veja endereços, fotos, acesse os sites e as redes sociais delas. Busque lojas bem avaliadas e tire um dia para visitá-las.

Teste diferentes bicicletas

Esta parte você consegue fazer com bastante tempo em lojas. Converse com os vendedores e experimente diferentes modelos, até aqueles que você acha que não são os ideais para seu uso, para conhecer cada estilo de bike.

Cada bike tem uma geometria diferente, então só subindo nela e pedalando que você sente a diferença na posição de pedalada e no estilo de condução dela. Assim você saberá como cada bicicleta reage, qual o conforto, o tipo de pegada no guidão e todos os outros fatores que vão influenciar muito sua pedalada.

Compre uma bike do tamanho certo

Este é o último ponto a definir na hora em que você vai fazer negócio. Isso acontece porque a bike deve ter o tamanho de quadro de acordo com sua altura, mas algumas marcas trabalham com medidas diferentes para as mesmas numerações.

Por exemplo, uma bike de tamanho médio (M), pode ter 17 polegadas para bikes da marca ‘X’, e 18 pol. nas bikes da marca ‘Y’.

Além desse ponto importante, o tamanho correto da bicicleta está relacionado a posição certa que não vai causar dores no seu corpo. Esteja certo de que uma bike adequada à sua altura é o primeiro passo para pedalar bem.

Seguir estas dicas é uma ‘mão na roda’ na hora de comprar bicicleta, já que são muitas as opções. E independentemente da bicicleta que você escolher ela deve te levar, da saída à chegada, com muita segurança e proporcionando prazer.

Uma escolha acertada estimula e aumenta a confiança para qualquer iniciante pedalar cada vez mais.

Além deste artigo sobre como comprar bicicleta, semanalmente temos novidades para novos ciclistas saberem as melhores dicas sobre bikes. Assine nossa newsletter e receba artigos novos e completos como este!