Aumentar o desempenho no ciclismo não é fácil, já que é um esporte de alta resistência que exige boa alimentação, disciplina e muitos treinos. E para melhorar a performance há técnicas que são ótimas. Saiba agora o que são os treinamentos intervalados no ciclismo, e coloque este treino no seu próximo pedal!

Além de pegar subidas, retas e percursos longos, muitos ciclistas são adeptos de mais de uma modalidade de ciclismo, para complementar os treinos. O mountain bike e o ciclismo de estrada são dois dos principais tipos praticados por milhares de bikers do mundo todo.

Apesar de praticar ambos ser um ótimo meio que une os dois mundos, de nada adianta querer resultados melhores se o treinamento sempre é o mesmo. Conheça tudo sobre os treinamentos intervalados no ciclismo e como eles farão sua performance decolar!

O que são treinamentos intervalados no ciclismo?

Treinamentos intervalados no ciclismo são pedaladas que intercalam séries curtas em alta intensidade de pedal — por vezes a máxima possível — e outras em baixo ritmo.

Mas, como isso é feito? Este treino exige explosões de energia para descarregar nos pedais, e também períodos curtos em ritmo muito lento, para recuperar a força para novas arrancadas. Ainda, dependendo da intensidade e propósito do treino, os intervalos de descanso podem ser sem pedalar nada!

Há diversos tipos de combinações de treinos intervalados no ciclismo, mas de uma forma objetiva, e com regra geral, eles devem ter um padrão a ser seguido em todas. O padrão — estabelecido por cada ciclista e treinador — serve para manter o mesmo ritmo na maior parte do treino sem que o ciclista fique esgotado antes de terminá-lo.

A ordem de um treino com intervalos para bike pode ser feita da seguinte maneira:

1 – 15 min. de pedal no plano, para aquecimento.

2 – 3 tiros de 3 a 5 min. em ritmo forte, com intervalos em ritmo muito leve no mesmo tempo pedalado.

3 – Fazer o treino em um período entre 30 a 40min., no máximo.

Este exemplo está pronto para qualquer iniciante que queira aumentar sua performance no pedal. E lembre-se, só aumente os tempos de cada tiro e descanso, e a intensidade, conforme você ganhar mais preparação para pedais fortes!

Para que servem os treinamentos intervalados no ciclismo?

O treino intervalado é uma técnica que busca ganhar desempenho. Este ganho é maior do que treinar em pedais longos, tanto em baixo como em alto ritmo. Ciclistas que fazem este tipo de treino conseguem maior resistência sem perder potência para pedais em que o esforço extremo será durante horas, ou apenas em picos!

Existem treinamentos para subidas, sprints, e até curvas, mas o intervalado faz o que estes não fazem. Por colocar o sistema cardiorrespiratório em ritmo alto e baixo, em pequenos espaços de tempo, os intervalados alcançam mais ganhos em performance.

Além dos enormes benefícios em respiração e melhora na capacidade do coração, os músculos trabalhados durante o treinamento de intervalos são mais beneficiados.

O uso do treino intervalado para ciclismo ainda é mais conhecido e praticado por competidores ou ciclistas mais experientes que buscam alto desempenho. Mas não é por isso que ele fica restrito a apenas esse grupo que vai às competições, muitas vezes assessorado por equipes.

Um ponto importante deste treino é que ele não deve ser o único numa rotina de treinamentos. Assim como qualquer pessoa que busca melhorar a performance no esporte que pratica, outros treinos devem ser feitos paralelamente. Assim é possível alcançar uma excelente condição física, preparada para desafios intensos, com melhores resultados!

Por ser um treinamento de extremo desgaste, a recomendação de profissionais de ciclismo é que os treinos intervalados sejam feitos no máximo duas vezes por semana. Em casos específicos um terceiro dia de treinos com intervalos é válido.

Além disso, como estes treinos com pequenos intervalos são voltados para a alta performance, é preciso o acompanhamento de um profissional do esporte. Assim, o monitoramento e a avaliação de até quanto é possível ir além a cada treino, será mais seguro!

Depois de praticar treinamentos intervalados no ciclismo vai ficar cada vez mais difícil até para quem quer levar a bike roubada durante o pedal. Brincadeiras à parte, você não precisa ter necessariamente pernas e pulmão de aço para se proteger; para isso existe o seguro contra roubo de bicicleta!

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