Você deve conhecer as sapatilhas para ciclismo, certo? Mas você sabia que, além de darem mais segurança, estabilidade e conforto durante suas pedaladas, elas também proporcionam uma melhor performance ao ciclista, além de evitarem possíveis lesões?

Separamos algumas informações bastante úteis que ajudarão a entender um pouco mais sobre a importância desse acessório. Leia agora!

Quais os benefícios de usar a sapatilha?

Como dissemos, os principais benefícios são segurança, estabilidade, conforto e melhora no desempenho durante a prática do esporte.

A sapatilha vai impedir que o pé se solte do pedal acidentalmente e, com isso, dá mais segurança e firmeza ao ciclista. Em situações de queda, o ciclista pode soltar a sapatilha do pedal para evitar que se machuque gravemente.

Como o sapato fica preso ao pedal, o ciclista tem mais estabilidade e não movimenta os pés incorretamente, deixando a corrida mais confortável por não usar mais força que o necessário. Consequentemente, as sapatilhas evitam que o esportista sofra lesões e tenha dores nas articulações, aumentando, assim, seu desempenho.

Para quem é indicado o uso de sapatilhas para ciclismo?

O ideal é que todos os ciclistas utilizem a sapatilha, devido aos benefícios mencionados anteriormente. Porém, é importante ressaltar que, se você ainda não tem prática com o acessório, é recomendado que treine o engate e desengate da sapatilha no pedal. Isso porque em situações emergenciais o esportista deve agir rapidamente para conseguir colocar o pé no chão. O mau uso das sapatilhas para ciclismo pode provocar acidentes e lesões.

Se você já tem prática, quer participar de competições ou mesmo melhorar seu desempenho, elas, com certeza, ajudarão nesse processo. Se você é novo no ciclismo, peça ajuda para alguém com mais experiência. Assim você não corre riscos de se machucar.

Como escolher a sapatilha ideal?

A resposta aqui vai depender do tipo de ciclismo que você pratica. Existem sapatilhas específicas para diferentes situações, seja para o ciclista urbano, para quem pedala em estradas, faz cicloturismo ou pratica Mountain Bike, por exemplo.

Na hora de comprar a sua, certifique-se de escolher as sapatilhas indicadas para seu tipo de treino.

Onde encontrar as sapatilhas para ciclismo?

A internet está cheia de modelos de sapatilhas para ciclismo e que podem atender aos mais diversos gostos. Lojas virtuais como a Centauro, a Netshoes e outros estabelecimentos de artigos esportivos possuem muitas opções.

Uma alternativa possível, além das lojas virtuais é visitar uma loja física e conversar pessoalmente com um vendedor para analisar, com o auxílio do profissional, a melhor opção para cada objetivo.

Quais os tipos de sapatilhas disponíveis no mercado?

Existem muitos tipos de sapatilhas para ciclismo, desde as mais básicas para quem está começando a arriscar suas pedaladas, até para os ciclistas veteranos que buscam alto desempenho e performance. Veja a seguir os principais tipos, que são divididos de acordo com a modalidade do esporte.

Sapatilhas Speed

São indicadas para os ciclistas que andam em vias urbanas asfaltadas. Têm como característica a leveza, apesar do material de que são feitas ser mais rígido para garantir a firmeza no encaixe.

Possuem o taquinho maior, com 3 pontos de apoio, posicionados em formato triangular, o que garante maior conforto e aumenta o rendimento do esportista. Contudo, esse design específico faz com que a sapatilha só possa ser utilizada para pedalar.

Sapatilhas de Mountain Bike

Esse modelo é ligeiramente menos duro que o modelo de sapatilha speed. Por ser usado em longos trajetos, prioriza o conforto e a estabilidade dos ciclistas, motivo pelo qual possui altas travas e ranhuras que ajudam na fixação do pé e também protegem o taquinho, que tem dois pontos de fixação e permite que o pé alcance o chão em breves caminhadas, ao longo de trechos mais difíceis de lama e vegetação fechada, por exemplo.

Sapatilhas estilo tênis

Esse é o modelo mais versátil entre os que apresentamos, pois pode ser usado na cidade sem que o taquinho raspe o chão. O modelo da sapatilha assemelha-se ao de um tênis comum, o que o torna extremamente prático, pois não há necessidade de troca. Vale dizer que alguns possuem até cadarço, o que os deixa ainda mais urbanos.

Como usar as sapatilhas corretamente?

Quem vai começar a usar as sapatilhas pode passar por algumas dificuldades iniciais no encaixe e desencaixe delas nos pedais. No encaixe, a dica é deixar o pedal mais alto e manter o joelho flexionado. Depois, basta pressionar o taco da sapatilha contra o pedal até ouvir um “clique”.

O desencaixe é um pouco mais complicado e pode ser a causa de uma queda para os inexperientes. Nesse caso, é melhor manter a perna estendida, com o pedal mais baixo. Para desencaixar o movimento é lateral, podendo ser para fora ou para dentro. Lembre-se de ir diminuindo a velocidade da bike aos poucos e desencaixar a sapatilha do pedal antes de pará-la, para evitar acidentes.

Como lidar com o sistema de clipagem?

Para que o sistema de clipagem funcione perfeitamente, é fundamental usar a sapatilha adequada para cada trajeto. Outro aspecto que é importante ter em mente é que o sistema Speed é diferente do sistema Mountain Bike, e, portanto, ambos exigem sapatilhas específicas.

Para clipar a sapatilha ao pedal, basta pisar que o ajuste é praticamente automático. Porém, para desclipar é preciso girar o pé para o lado. Até que os ciclistas se acostumem com esses movimentos, alguns tombos podem acontecer.

Mas vale a pena insistir, pois o uso da sapatilha melhora diretamente o rendimento, cansa menos, evita lesões e minimiza dores.

Uma sugestão bacana é treinar várias vezes o encaixe e desencaixe, começar em um ritmo mais lento, e sempre desclipar o pé do pedal antes de parar totalmente, para que possíveis quedas não se transformem em acidentes mais graves. Outra dica é regular a pressão do encaixe, deixando-a mais leve.

Como mantê-las sempre limpas?

As sapatilhas para ciclismo são, normalmente, feitas de couro ou de material sintético. Mas fique atento: apesar do preço um pouco mais barato, as sapatilhas de material sintético costumam aquecer mais os pés, devido à retenção do calor.

Para manter suas sapatilhas sempre limpas e prontas para serem usadas, é indicado fazer a limpeza após os treinos.

Se a sapatilha não estiver muito suja, um pano úmido pode resolver o problema. Mas, se a sujeira for mais pesada, use uma escova macia e água com sabão neutro para limpá-las. Faça uma limpeza bem-feita, principalmente nas presilhas e tacos.

Para secar, basta tirar as palmilhas e colocar algumas folhas de jornal dentro do calçado.

E aí, já está pronto para comprar suas sapatilhas para ciclismo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para pedalar. Até a próxima!