Antes de pegar mais pesado no pedal, estar em dia com sua saúde e bem é essencial para garantir que seu corpo suporte o esforço. Para te ajudar a aumentar o ritmo das pedaladas, preparamos esse conteúdo com três pontos-chave pra alcançar alto desempenho. Conheça agora várias dicas sobre alimentação, resistência e performance para subir na bike bem preparado para as trilhas e estradas mais difíceis!

Saúde e bem estar começam pela alimentação

Para aguentar toda a carga do treino, seja ele leve, moderado ou forte, é importante ‘abastecer o tanque’ com os nutrientes certos. Ingerir alimentos ricos em carboidratos e de fácil digestão lhe renderá muita energia.

Pão integral, batata, banana, granola, castanhas e mel estão entre opções ideais para um pico energético. Além deles, os sucos de frutas naturais, muita água e uma xícara de café também trazem hidratação e boas doses de força para sua pedalada.

Lembramos que não é preciso exagerar na alimentação, apenas coma o necessário até ficar satisfeito. Seu corpo vai processar as substâncias em menor tempo e você vai se sentir muito melhor!

Além de ingerir no dia do treino os alimentos que indicamos, para garantir uma boa saúde e bem estar, você deve ter refeições diárias bem regradas. Evite alimentos muito gordurosos, ricos em açúcar e opte por beber muita água e sucos naturais diariamente. Assim você completa o quadro nutricional que vai te deixar bem abastecido para um bom pedal!

Aumentando a resistência pra qualquer pedal

Se comer os alimentos certos vai abastecer seu corpo, agora é hora de colocar ele no teste de resistência! Independentemente de você fazer seu treino pela manhã, tarde ou noite, o ideal é se alimentar no mínimo meia hora antes.

Assim, dá tempo de seu corpo absorver parte dos nutrientes e se fortalecer para encarar o pedal. Essa simples ação faz com que você mantenha sua resistência por mais tempo.

Intercalar treinos leves e pesados também é uma forma de ganhar mais resistência. Por exemplo, você pode, em um dia, fazer uma longa distância em ritmo leve, e no outro, encarar caminhos cheios de subidas por bastante tempo. Além disso, distribuir seus treinos por no mínimo três vezes por semana, isso vai te ajudar a ficar preparado para pedais desafiadores.

E claro, descansar é parte do treino, então sempre tenha um dia de intervalo entre cada treinamento. Isso faz com que seu corpo se recupere bem e fique mais resistente!

Outro ponto importante para ganhar resistência é praticar mais exercícios além do ciclismo. Caminhar, correr, nadar, fazer Yoga ou musculação são algumas atividades que vão reforçar seu corpo para pedais cada vez mais técnicos e difíceis.

Busque equilibrar seus treinos. Se optar por mais de uma atividade combinada ao ciclismo, sua saúde e bem estar vão agradecer e você terá resultados melhores!

Garanta a alta performance

Para fechar o trio de dicas sobre saúde e bem estar, o resultado da combinação entre a alimentação certa e o aumento de resistência, é o avanço de sua performance. Pra alcançar esse patamar, antes de tudo, é preciso planejamento, disciplina e muita disposição.

Quando falamos em performance, há uma grande parte dela que é atingida por você. Combinar a alimentação balanceada, treinos semanais e o descanso vão te transformar em um atleta preparado.

Mas, como em toda aliança ‘pessoa + máquina’, pra chegar ao ápice, a bicicleta fará a diferença também. Fazer um bike fit, que é o ajuste da bicicleta ao seu corpo, já é um ótimo começo para sentir a diferença de ter uma bike correta para um pedal com alta performance.

Investir também em peças e até numa bike nova de nível avançado vai melhorar significativamente seu desempenho. Com isso você estará com o equipamento desenvolvido para grande rendimento, no qual a performance é a chave!

Se seus objetivos estão nesse nível, também é bom contar com o trabalho de profissionais como preparadores físicos e nutricionistas. Eles serão seus parceiros para atingir muita performance sem prejudicar sua saúde e bem estar!

Seguir essas dicas e se preparar para longas pedaladas vão trazer todos os benefícios que o ciclismo oferece e ainda deixar sua saúde e bem estar.

Pra acompanhar todas as nossas dicas e ficar sempre atualizado sobre nossas novidades, siga o Bike Registrada nas redes sociais!