A violência no nosso país cresce a cada dia e o furto de bicicletas está mais frequente. Isso pode levar a um grande prejuízo, especialmente se você adora bikes e a sua é toda modificada, com acessórios que tiverem um custo elevado. Por esse motivo, proteger sua bicicleta é essencial.

Mas como posso fazer isso? Nós separamos aqui algumas dicas bem legais e práticas para que tanto você quanto a sua bicicleta fiquem cada vez mais seguros. Veja quais são elas e coloque-as em prática hoje mesmo!

Não pedale em locais isolados

É preciso ter cuidado quanto a escolha do local para praticar o seu exercício. Decidiu sair para pedalar? Opte por um local que seja bem iluminado e que tenha movimento, tanto de pessoas quanto de carros. Isso acaba inibindo os ladrões, já que eles preferem locais isolados onde possam roubar sem serem vistos ou pegos em flagrante.

Se for pedalar durante o dia, faça o mesmo. A verdade é que o fato de estar claro não impede que a sua bike seja roubada. Caso você esteja em um local isolado, o risco não é só pela questão do furto, mas também pela sua própria segurança.

Providencie uma boa tranca

Teve que parar em algum lugar para tomar uma água ou foi à rua pagar uma conta e precisa deixar a sua bicicleta do lado de fora? Então é necessário que você tenha uma boa tranca para ela. Pense bem: se os bandidos estão conseguindo abrir a porta de carros, imagine de um cadeado que não seja bom? Fica muito fácil para eles!

Por exemplo, as travas de cabo de aço não são indicadas como trancas principais, já que são fáceis de serem cortados. O ideal são as travas no modelo “U” que são feitas com ferro maciço e muito mais difíceis de quebrar. Este modelo tem suas desvantagens como a pouca flexibilidade (não dá para prender em qualquer lugar) e o peso maior, porém compensa pela segurança e tranquilidade oferecidas.

Prenda-a em locais visíveis

Caso não haja um bicicletário seguro por perto, o mais indicado é encontrar um local bem movimentado para prender a sua bike. Isso porque quanto mais gente passando por ali, melhor. Além disso, prenda-a em locais firmes no chão como em postes ou placas de sinalização de forma que não atrapalhe a passagem dos pedestres na calçada.

Pedale em grupo

Se um dos seus esportes preferidos é pedalar e você não passa um final de semana sem subir na magrela, que tal reunir os amigos para um passeio? Ciclistas que andam em grupo ficam mais seguros e são menos visados pelos bandidos. Além do mais, a pedalada fica muito mais divertida!

Em caso de roubo, vá à delegacia

Se sua bike foi roubada, a primeira coisa a se fazer é ir à delegacia para efetuar o boletim de ocorrência (B.O.). Neste caso, é necessário ter o número de série da bicicleta e o maior número de informações possível. Ainda que você ache que não adiantará muito, é melhor ter o B.O. já que ela pode ser encontrada e assim identificada.

Outra boa estratégia é espalhar uma foto da bicicleta nas redes sociais ou mesmo em sites específicos para isso. Facebook e Instagram são ótimas mídias para divulgar o ocorrido.

Não se esqueça também de enviar para grupos e contatos do WhatsApp. Hoje em dia, esse é o meio mais rápido de difundir uma informação na rede.

Quer mais uma opção? Faça o registro da sua bicicleta. Dessa forma, a pessoa que comprar ou encontrá-la, poderá consultar neste registro se a bike é uma das registradas. A partir disso, será possível entrar em contato diretamente com você, o dono.

Gostou das nossas dicas sobre como proteger sua bicicleta? Se você quiser ainda mais segurança e tranquilidade, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!