Andar de bicicleta é uma das atividades mais prazerosas que existem! Mas, infelizmente, as “magrelas” estão suscetíveis ao roubo — por mais que tenhamos cuidado. Essa é uma situação extremamente desagradável, mas há algumas coisas que podemos fazer para tentar resolver o problema.

A primeira coisa é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) relatando o roubo de bicicleta. A polícia pode até não achar sua bike imediatamente, mas quem cometeu o delito poderá utilizar a magrela em outro crime. Nesse caso, ao prender o ladrão, a sua bike também será apreendida.

Além do B.O, existem outras medidas que você deve tomar para tentar recuperar a sua bike. Pensando nisso, elaboramos um guia explicando como agir caso tenha a bicicleta roubada. Veja!

Procure o número de série da sua bicicleta

Como falamos, registrar um B.O na polícia é o primeiro passo quando somos surpreendidos com o roubo. Para isso, é necessário que você tenha o número de série da sua bike.

Esse número vem marcado no quadro e também na nota fiscal. É importante que você o anote em algum lugar seguro. Além disso, sempre que possível, tenha fotos de sua bicicleta. Elas te ajudarão a dar detalhes precisos às autoridades, como cores, acessórios, marcas de uso, adesivos, entre outros.

Avise a todas as lojas de bicicleta de sua cidade

Após realizar um roubo de bicicleta, muitos indivíduos vão tentar vendê-la em lojas de bikes usadas. Por isso, é essencial que você avise o acontecido a todos os estabelecimentos de sua cidade.

Além disso, também é importante divulgar o roubo para o máximo de desconhecidos possível. Coloque a imagem da sua bike nas redes sociais e peça aos seus amigos para compartilhar. Às vezes, uma pessoa que estava navegando de bobeira no Facebook, por exemplo, pode ter uma informação importante!

Cadastre a sua bicicleta roubada em sites especializados

Atualmente, existem sites que fazem o cadastro de bicicletas roubadas gratuitamente. Funciona da seguinte forma: você registra a sua bike e emite um alerta de roubo. A partir daí, se alguém localizar a sua magrela, poderá mandar uma mensagem diretamente para você.

Esses sites podem trazer resultados bem satisfatórios, visto que muitas pessoas, ao comprar uma bicicleta, costumam consultar antes se ela é roubada ou não. Por isso, você saberá se algum espertinho tentar vender a sua bike.

Além disso, você tem a localização exata de quem consultar a sua magrelinha. Saiba como funciona a Bike Registrada.

Achou a sua bicicleta? Evite novos roubos!

Se você achou a sua bike — ou se ela ainda não foi roubada —, é importante tomar alguns cuidados para evitar outros roubos. Uma dica é deixar a bicicleta dentro de casa. Sabemos que nem sempre isso é possível, mas muitos furtos acontecem na própria garagem.

Além disso, por mais rápida que seja a sua parada, sempre tranque a bicicleta! Se, de toda forma, não for possível, nossa última dica é colocá-la na marcha mais leve.

Se você quer saber mais detalhes sobre como agir em casos de roubo de bicicleta, entre em contato com a gente! Teremos grande prazer em ajudar!