“Levaram minha bike”. Mas foi por roubo, furto simples ou qualificado? Cada uma dessas palavras classifica um crime diferente, mas que tem em comum, infelizmente, levar a bicicleta de alguém.

Você já deve ter visto um post nas redes sociais, de algum ciclista falando que teve a bike roubada ou furtada. E a pessoa estava provavelmente certa quando disse isso, não por ter falado que perdeu sua bicicleta, mas por ter usado palavras diferentes.

Classificar esse crime em roubo, furto simples ou qualificado serve para além de fazer um B.O correto, entender o que um seguro de bicicleta cobre na hora de contratá-lo.

Entenda neste artigo as diferenças entre cada um desses crimes, e dicas de como se prevenir deles também!

Qual é a diferença entre roubo e furto?

Uma coisa é certa: nenhum ciclista quer passar por um roubo ou furto, mas precisa entender o que cada ato desses significa, na prática e na lei.

Roubo

O roubo acontece quando há a subtração de um bem mediante ameaça. Em palavras mais simples, e trazendo a bike na história, é quando alguém leva sua bike, se utilizando de uma arma de fogo, branca, ou outro objeto que tenha poder de destruição.

Ou seja, é quando você é obrigado a entregar a sua bicicleta por causa de uma ameaça à sua vida. Esse termo vale para classificar essa ação se você estiver parado ou pedalando e alguém chegar e ameaçá-lo para levar a bike.

Furto

O furto se dá quando o criminoso leva sua bike sem fazer nenhum tipo de ameaça, e muitas vezes sem que você esteja junto à magrela. Essa ação pode acontecer quando a pessoa usa alguma ferramenta, ou quando ela consegue pegar a bike sem ter obstáculos.

Por exemplo, alguém entra em sua casa ou prédio, e leva sua bicicleta; isso é um furto. Não houve ameaças e a pessoa subtraiu a bike sem que você estivesse com ela, enquanto pedala ou parado.

Quais as diferenças entre o furto simples e o qualificado?

Ainda há uma segunda divisão dentro do furto, usada para classificar a ação de forma mais precisa.

Furto simples

O furto simples classifica toda ação de furto em que não há rompimento ou quebra de obstáculos pelo criminoso, sem deixar assim, vestígios.

Em outras palavras, quando alguém furta a bicicleta de dentro de sua garagem ou prédio sem quebrar portões, cadeados ou outros obstáculos, é tido como furto simples.

Furto qualificado

Já o furto qualificado ocorre quando há rompimento, quebra e destruição de algum obstáculo que impedia que o bem fosse levado, deixando vestígios do crime.

Na prática, um furto qualificado acontece quando o criminoso quebra o portão de sua casa, o cadeado da bike, etc e leva a bicicleta. O portão, cadeado, porta, etc ficará quebrado, o que classifica o ato como furto qualificado.

Como se prevenir nesses casos?

Há vários jeitos de se prevenir desses crimes, que tanto atrapalham a vida de ciclistas nas estradas, trilhas e cidades.Vamos separar os cuidados em dois tipos: para ambientes externos e internos.

O ambiente externo é nada mais do que a rua, a trilha, a casa do seu amigo que você foi visitar de bike e qualquer outro lugar que você esteja com ela, fora de casa. Nesses espaços, nunca, repetindo, nunca, deixe a bicicleta encostada em algum lugar sem um bom cadeado ou trava resistentes.

Use travas U-Lock, que foram projetadas para evitar até as tentativas de quebras com alicates industriais. O sistema blindado dessa trava impede o uso de chaves falsas e é feito para dificultar ao máximo os furtos.

Ainda em áreas externas, nunca deixe sua bike em locais de grande circulação e se afaste, deixando sua bicicleta mais vulnerável aos furtos.

Já em ambientes internos como dentro de casa, na garagem do prédio, etc, a regra é a mesma. Use sempre travas — se possível duas ou mais e dos tipos mais resistentes —, para evitar encontrar o lugar em que guarda sua bike, vazio.

Além das duas dicas, a medida mais prudente que vai fazer com que você pedale despreocupado em qualquer lugar é ter um seguro de bike contra roubo e furto.

Agora que você sabe as diferenças entre roubo, furto, furto simples e qualificado, fica muito mais fácil contratar um seguro de bike que tenha coberturas para essas ações.

Faça sua cotação do seguro da Bike Registrada, sem burocracias e com os benefícios que todo ciclista precisa!