O uso de alguns equipamentos para pedalar vai além de um fator meramente estético. Funciona como um item de segurança muito necessário. Os óculos para ciclistas comprovam essa afirmação, mesmo para quem quer fazer um pedal leve. Descubra como os óculos para ciclismo garantem um pedal mais seguro, e o porquê você deve usá-los!

Apesar de inúmeros ciclistas abrirem mão de usarem este acessório, o seu uso é essencial para pedalar com segurança. Os óculos são importantes em pedais por trilhas, cidades, e em qualquer outro terreno sob duas rodas.

Acompanhe este artigo para saber como os óculos para ciclistas vão ajudar suas pedaladas a ficarem melhores e mais seguras!

Por que devo usar óculos para ciclistas?

Independentemente da distância, sair para um pedal é sempre uma aventura. E, como em todo passeio, há riscos embutidos. No pedal, os riscos se apresentam a todo instante depois que você está em cima da bike.

Vento, poeira, insetos, detritos que voam pelo caminho depois que seus amigos ultrapassam você. São muitas as possíveis situações incômodas presentes em pedais, e sua cara está exposta a todos elas. Já sabe quem vai te proteger? Sim, os óculos de ciclismo!

A principal função deles é a proteção dos olhos, órgãos extremamente sensíveis do nosso corpo e que estão expostos. Eles resguardando seus olhos da intensidade da luz e de toda sujeira do ambiente. Com o vento batendo na cara, em baixa ou alta velocidade, você está sujeito a receber nos olhos, qualquer detrito, pedrinha, insetos, e objeto minúsculo.

Em uma trilha, estes perigos aumentam. É um ambiente cheio de árvores e pedras, que em uma queda podem ferir gravemente seus olhos.

Os óculos para ciclistas também funcionam como uma proteção contra a luminosidade, que por vezes atrapalha seu pedal. Usar óculos adequados fará você ficar despreocupado com estes problemas e aproveite muito mais o treino, fazendo com que sua pedalada seja muito melhor!

Quais são as características de óculos para ciclistas?

Armação

A armação de óculos para ciclismo pode ser feita de diversos materiais, entre eles o plástico, o nylon, e até a fibra de carbono — para ciclistas que querem menos peso no pedal!

Além dos tipos de materiais, o formato e design também contam como importantes recursos de óculos para pedalar. Alguns modelos possuem hastes largas enquanto outros mais finas, e com vantagens como ajustes, e furos, para ajudar na ventilação no rosto.

O recurso da narigueira também é muito válido em um bom par de óculos, já que torna seu uso mais confortável, e diminui o estresse na região, causado pelo aperto dos óculos no nariz.

Há armações também que permitem a troca de lentes, um importante fator que proporciona a adaptação de novas lentes de acordo com a iluminação do dia!

Lentes

As lentes dos óculos para ciclistas cumprem a missão de proteger os olhos de qualquer sujeira que vá de encontro com eles durante um pedal. Além disto, elas devem ter proteção UV, para resguardar seus olhos dos raios ultravioletas do sol.

Um recurso interessante e muito útil que alguns modelos de lentes usam são pequenos furos, para ventilar a região. Isso evita o embaçamento delas. A proteção antirrisco também é mais um bom recurso de algumas lentes, que as protegem de pequenos riscos causados por detritos que batem nelas.

Além destes diferenciais que um par de lentes deve ter para garantir uma boa proteção aos seus olhos, as lentes intercambiáveis são de extrema ajuda para os pedais. Conheça cada uma e suas vantagens:

  • Lentes escuras: ideais para o sol intenso e dias muito claros, em que a incidência de luz é grande.
  • Lentes claras: para dias nublados, e com pouca luminosidade. Também podem ser usadas à noite.
  • Lentes fotocromáticas: atendem pedais diurnos e noturnos, já que escurecem ou clareiam de acordo com a luz ambiente.
  • Lentes amarelas: são ótimas para pedais à noite, pois deixam o ambiente e qualquer objeto claro aos olhos.

Para escolher os óculos há diferentes marcas e modelos, cada qual com seus diferenciais e valores. Mas, sabendo que um par de óculos para ciclistas deve ter alguns destes recursos básicos, é possível fazer uma boa escolha e deixar seus pedais mais seguros e divertidos!

Receba dicas sobre equipamentos, bikes, e acessórios do mundo do ciclismo. Siga o Facebook, Instagram, Twitter, e Youtube da Bike Registrada!