Saúde e bem-estar

Por que a alimentação para ciclistas é fundamental?

As vantagens do ciclismo para a saúde do corpo e da mente são inúmeras. Mas você sabia que uma alimentação adequada potencializa os resultados sobre duas rodas?

Para ajudar você a usufruir melhor dos benefícios desse esporte, daremos 5 sugestões de alimentos para incluir na sua dieta. Antes, no entanto, explicaremos por que a alimentação para ciclistas é fundamental. Vamos lá?

 

Qual a importância da boa alimentação para ciclistas?

A escolha dos alimentos reflete diretamente no desempenho do ciclista durante a pedalada. As consequências ainda extrapolam o rendimento na bicicleta e afetam a saúde física: as dores musculares e o mau funcionamento do organismo são sintomas comuns quando se descuida da dieta.

Pratos pesados e ricos em gorduras devem ser banidos do cardápio porque o organismo demanda mais tempo para digeri-los.

Após o consumo, o fluxo sanguíneo se concentra no processo digestivo e não se espalha para o resto do corpo enquanto exercitado. Andar de bike logo depois de consumir esse tipo de alimento resulta em desconforto gastrointestinal.

Ingerir carboidratos, proteínas e antioxidantes é o recomendado para quem pratica ciclismo, seja por esporte, seja por lazer. Entenda o motivo de priorizá-los:

Carboidratos

Os carboidratos são macronutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para as células. Eles são armazenados no corpo na forma de glicogênio, fonte poderosa de energia para os músculos e para a performance física. São encontrados em batatas, arroz, massas e pães, por exemplo.

Proteínas

As proteínas são moléculas essenciais para a reparação dos tecidos e a reposição do gasto energético. Ótimas fontes de proteína — feijão, leite, queijo, carne e ovos — garantem a síntese proteica, que recupera os músculos.

Antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce, morte celular e outras doenças. A produção dessas substâncias danosas está ligada aos exercícios intensos, além de fatores externos.

Frutas cítricas, pimentão, cenoura e espinafre são ricos em vitaminas e em propriedades antioxidantes, como o betacaroteno, ideais para neutralizar os radicais livres.

Que alimentos os ciclistas devem consumir?

1. Beterraba

A beterraba produz óxido nítrico no organismo, importante dilatador de vasos, o que favorece o transporte de sangue oxigenado aos músculos. O resultado? Melhor rendimento no pedal!

2. Espinafre

Ele nutre os músculos e elimina as toxinas dos vasos sanguíneos, além de fornecer energia para o corpo. A exemplo da beterraba, o espinafre ajuda a melhorar o desempenho físico.

3. Iogurte

Fonte de cálcio e carboidratos, o iogurte fortalece e estimula o crescimento do tecido muscular. Antes de pedalar, ele é uma boa pedida acompanhado de frutas e cereais.

4. Maçã

A fruta é rica em vitaminas, o que é excelente para fortalecer a imunidade, e contém propriedades antioxidantes. A maçã modera o apetite, por isso é bom comê-la antes do passeio.

5. Pão integral

Ele é uma fonte preciosa de energia por ser rico em carboidratos. Além disso, graças às fibras, auxilia no funcionamento do intestino.

E quanto à hidratação dos ciclistas?

Hidratar-se é o hábito indispensável na dieta não só do ciclista, mas de qualquer ser humano. A regra é beber água antes, durante e depois dos exercícios sem esperar sentir sede, porque ela já é sinal de desidratação.

Outra forma apropriada de ingerir líquidos é por meio de alimentos com alto potencial de hidratação. Entre eles, estão: leite, alface, morango, ovo, acerola, melancia e maçã.

A alimentação para ciclistas tem o papel fundamental de garantir a saúde e o bom desempenho no passeio de bicicleta e na vida do praticante. Antes de subir na bike, avalie o que consumir e a quantidade, sem deixar a água de lado!

Você consome algum dos alimentos citados ou tem mais sugestões? Então deixe seu comentário abaixo!

Artigos relacionados
Manutenção de bikeModelos de bicicletasSaúde e bem-estar

Conheça a handbike, bicicleta adaptada para cadeirantes

Pedalar ou “mãodalar”? Esta segunda opção fica a cargo da handbike, a bike adaptada para…
Leia mais
Saúde e bem-estar

Sou ciclista e sinto pressão na parte íntima constantemente. O que pode ser?

O ciclismo é mais do que apenas um meio de transporte ou uma forma de exercício; para muitos, é…
Leia mais
Preparação e práticaSaúde e bem-estar

É ciclista e tem dor no ombro? Veja como aliviar

Você, ciclista apaixonado, conhece bem a sensação de liberdade ao pedalar por trilhas e estradas.
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?