A pergunta de hoje é uma das grandes dúvidas dos ciclistas, pois é possível apontar benefícios para ambas as opções — pedalar sozinho ou em grupo.

Sabendo disso, destacamos as principais questões de cada modalidade neste artigo para que você tire suas dúvidas e faça a melhor escolha para seus treinos.

Acreditamos que, após a leitura do post de hoje, você estará mais preparado para pedalar sozinho ou em grupo. 

Vamos nessa?

Pedalar em grupo 

Vamos começar o artigo falando sobre o pedal com os amigos. Confira:  

Segurança 

Pedalar com outros ciclistas é mais seguro do que pedalar sozinho. No trânsito, o grupo ocupa mais espaço e impõe mais autoridade em relação aos carros que estão circulando na via.

O mesmo vale para a segurança dos locais onde você costuma trafegar. Afinal, quantas vezes você já deixou de curtir um trajeto com medo de assaltos?

Com a companhia de outros amigos, não é necessário mudar o seu percurso. Basta curtir a sua aventura. 

Socialização

Quando participamos de um grupo, temos mais chances de fazer amigos que possuem gostos e desejos semelhantes.

O mais legal é que, geralmente, esses tipos de amizades extrapolam as ruas e estradas.

Quando menos esperar, você estará participando de comemorações e de momentos importantes daquele seu colega de ciclismo que acabou se tornando um parceiro amigo de vida!

Empolgação

Sabe aquele dia em que você está desanimado para pedalar? Então, ao se juntar a um grupo de ciclistas, a preguiça vira coadjuvante em sua vida, pois seus parceiros seguem o objetivo à risca, e você não vai querer ficar de fora desse desafio, não é mesmo? 

Concordamos que pedalar na chuva ou em dias frios requer uma motivação extra, mas, seguindo algumas orientações e contando com o apoio de mais pessoas, tudo ficará mais fácil.

Outro desafio é que cada grupo possui diferentes personalidades, senso de humor e jeito de pensar. Portanto, tenha calma e tente se adaptar a essa nova cultura, combinado?

Pedalar sozinho 

Agora, vamos comentar os pontos de aproveitar a bike na sua própria companhia. Entenda: 

Liberdade 

Quem pedala sozinho vai se sentir o “dono dos pedais”. Isso, porque o ciclista pode definir o seu trajeto, as horas de parar para descansar, lanchar e tirar foto, entre outras questões.

E para que essa experiência seja ótima, vale uma dica especial. O registro de bicicletas é ótima alternativa para pedalar sozinho ou em grupo, pois deixa a sua aventura mais segura.

O processo funciona da seguinte forma: após fazer o cadastro da sua bike em um registro nacional, caso ocorra um roubo ou furto da sua magrela, você receberá um alerta sobre o acontecimento. Simples, prático e eficiente. 

Concentração 

Muitos ciclistas adoram pedalar sozinhos porque usam esse momento para fazer uma reflexão sobre a sua vida. Há até mesmo quem use o momento de exercício como uma forma de esfriar a cabeça e colocar as ideias no lugar. 

O lado negativo é conviver com a solidão e ter força de vontade para encarar seus desafios, mas, com determinação, é possível superar cada obstáculo e atingir os seus objetivos.

Por fim, conhecendo os pontos de pedalar sozinho ou em grupo, a escolha vai depender dos seus objetivos como ciclista. Analise as nossas dicas e opte pela modalidade que tem relação com o seu estilo de vida.

E aí, você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu questionamento na nossa seção de comentários!