Se perguntássemos a um grupo de ciclistas quais são os maiores desafios ao pedalar no frio, certamente eles responderiam problemas como: a preguiça, as baixas temperaturas, falta de energia, entre outras questões.

Você também responderia uma dessas alternativas? Então, continue acompanhando este artigo. Vamos ensiná-lo como manter em dia seus treinos de bicicleta mesmo em dias mais frios. Confira!

1. Organize a sua bike

Antes de sair de casa para pedalar, organize a sua bike para que você possa enfrentar as baixas temperaturas com mais tranquilidade.

Uma das dicas importantes é liberar espaço no bolso da camisa de ciclismo. Vale comprar uma bolsa de selim ou um porta-ferramentas, que se encaixe no suporte de garrafinha.

Durante o inverno, tomamos menos água e, algumas vezes, uma garrafinha é o suficiente para saciar nossa sede.

Essas pequenas mudanças aumentam o espaço para guardar roupas que você possa usar durante o seu trajeto. É possível armazenar também alguns alimentos, que, apesar de serem muito importantes, são ignorados nessa época do ano.

2. Aqueça o seu corpo

No frio, a preguiça domina grande parte dos ciclistas. Se ela também é o problema para você, anime-se! Assim como no verão, lembre-se de aquecer o corpo inteiro, pois as baixas temperaturas aumentam o risco de sofrer uma lesão.

A regra é iniciar o aquecimento aos poucos e aumentar o giro e potência com pouca intensidade. O cronograma deve seguir da seguinte forma: trabalhe a rotação das pernas e execute tiros curtos em alta RPM. Depois, quando seu corpo estiver quente, faça entre duas ou três acelerações em potencial elevado.

O período de treino dependerá de como o seu corpo reagirá em relação aos exercícios. Na maioria dos casos, o tempo indicado é, pelo menos, 20 minutos.

3. Alimente-se de forma correta antes de pedalar no frio

Quando pedalamos no frio, gastamos muita energia e muitas calorias, que ajudam o nosso corpo a se manter aquecido. Por isso, é essencial comer corretamente para impedir um dos grandes vilões dos ciclistas: o “prego de fome”.

Se você já enfrentou essa situação por ausência de alimento sabe o quanto ela é complicada. Falta energia para pedalar, e encarar ladeiras é uma missão quase impossível. O problema é ainda mais grave porque você tem chances de ter uma baixa no sistema imunológico.

Por isso, recomendamos que você procure um especialista a fim de ele desenvolver um plano alimentar de acordo com o seu estilo de vida. Geralmente, em treinos mais intensos, consumir um alimento a cada meia hora de atividade é o ideal.

Os carboidratos, as castanhas e outras fontes de gorduras boas ajudam o ciclista a manter-se saudável durante as pedaladas.

4. Escolha uma roupa confortável

Durante o pedal, a bike se movimenta em alta velocidade. Às vezes, muitas roupas não ajudam a proteger do frio e, caso você não esteja utilizando uma jaqueta ou um colete corta-vento, provavelmente, perderá calor para o ambiente.

Além disso, podemos utilizar os seguintes acessórios.

  • gorro;

  • balaclava;

  • máscaras no rosto: indicado para quem sofre de sinusite;

  • bandanas para proteger pescoço;

  • luvas.

5. Tenha cuidado ao subir montanhas

Para finalizar as nossas dicas, redobre a atenção quando for subir uma montanha. Nessas situações, abra o corta vento e baixe os manguitos. Aqui, é normal sentir um pouco de frio, mas não se desespere. Afinal, chegar ao topo e descer com o corpo molhado é uma situação prejudicial para a sua saúde.

Percebeu que pedalar no frio pode ser menos dolorido? Basta seguir nossas recomendações para suportar os efeitos do clima negativo. Siga-nos também nas redes sociais para acompanhar as últimas notícias ― estamos no Facebook, Instagram e Twitter! Se quer garantir o primeiro lugar no pódio, você ainda tem muito o que aprender sobre o assunto. Pense nisso!