Fazer um pedal competitivo de mountain bike exige um bom treinamento, que inclui principalmente a alimentação para ciclista. E esse fator é chave para você atingir um bom desempenho em todas as fases do circuito de uma prova de MTB.

Seja uma prova de short track ou uma ultramaratona, há alimentações específicas com propriedades excelentes para suprir a demanda de energia do organismo. Para não perder força e nem foco, já que os alimentos são essenciais para a energia mental também.

Confira neste artigo, qual é a melhor alimentação para ciclista para fazer prova de MTB, antes da largada, durante o percurso e depois da linha de chegada!

Confira a alimentação para ciclista para antes da prova de MTB

Prepare-se com tudo o que vem listado a seguir, e inclua fazer uma alimentação leve principalmente no dia anterior à prova. Já que a maior parte das competições acontecem bem cedo, para você ter uma boa noite de sono e ter força nas pernas também.

Banana

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A banana é rica em potássio, além de frutose, que é o açúcar das frutas. O conjunto garante resistência e energia para fazer pedais em provas de MTB longas ou curtas. Você ainda pode consumir a banana com flocos de aveia, para potencializar a alimentação para ciclista e ainda ajudar a digestão.

Batata doce

Tida como a alimentação para ciclista mais famosa, além de ser muito usada entre atletas de outros esportes, a batata doce é perfeita para comer antes da prova.

Por ter baixo índice glicêmico, ela oferece energia por longos períodos, fazendo com que o organismo absorva os carboidratos lentamente. Assim, o seu corpo terá energia do começo ao fim da prova de MTB.

Sucos

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Hidratação é essencial para qualquer momento, seja em treinos ou provas de mountain bike. Porém, não é qualquer suco que deve ser consumido antes de um pedal agressivo, já que você pode ter dores de estômago e acabar com o seu rendimento.

Prefira sucos de laranja, limão ou mesmo abacaxi, que serão rapidamente absorvidos pelo corpo e dão aquele pico de energia que você precisa logo na largada.

Descubra os alimentos para comer durante a competição de MTB

Se depois de uma subida cansativa ainda tem mais duas que você já avista de longe, pode se preparar com uma alimentação para ciclista vencer mais trechos da prova. Aqui, o foco são alimentos compactos e que não fazem peso para você carregar com facilidade na mochila ou na camiseta de ciclismo.

Frutas secas

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As frutas secas, também conhecidas como cristalizadas, são ótimas opções de alimentação para ciclista levar em provas de MTB e garantir sempre picos de energia.

Todas as frutas cristalizadas concentram ainda mais açúcar no processo de secagem, o que ajuda a você ter mais energia, sem contar que elas são bastante saborosas.

Esses alimentos são suficientes para fazer você aguentar mais uma subida ou uma reta interminável. Pode ser banana, abacaxi, damasco e outras.

Barras de cereal

As barrinhas de cereal são um mix de alimentos que garantem energia e ao mesmo tempo, ajudam a regular a flora intestinal. Aveia, granola, chocolate, mel, maçã e castanha são alguns dos ingredientes que muitas barras de cereal têm.

Essas barrinhas são fáceis de carregar e garantem a energia do açúcar com a fibra dos alimentos, ideal para a rápida absorção e digestão dos alimentos.

Mel

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Sachês pequenos de mel, daqueles que você comia na feira quando era criança, são indispensáveis para o pedal em provas. Essas pequenas doses naturais feitas abelhas fornecem uma alta carga de energia para o pedal, além de uma série de benefícios para o organismo.

Carboidratos

Carboidratos são perfeitos para pedais competitivos, pois, concentram em alta dose a substância responsável por oferecer energia ao corpo. Em forma de gel ou pó, essa alimentação para ciclista pode ser misturada à água na sua garrafa.

Eles garantem a energia aos músculos do seu corpo, que trabalham no máximo em uma prova de MTB.

Água

Nem precisaríamos falar que a água é imprescindível. Se ela é necessária no pedal da sua casa até a padaria, imagine em uma prova de MTB? Ela é que vai manter a hidratação ao seu corpo, além de auxiliar na metabolização dos alimentos que você vai ingerir no percurso.

Veja os alimentos para qualquer ciclista comer depois da prova

Depois de levantar a sua bike comemorando a vitória, nada melhor do que bons alimentos para recompor todo o desgaste do seu corpo.

Massas

Dê preferência para ingerir massas leves, sem tanto molho vermelho, já que o tomate é ácido e pode causar indigestão. Então prefira massas como as de espinafre, ou mesmo integrais, recheadas de queijo. Elas vão auxiliar o seu organismo a recompor as energias e não queimar massa muscular magra, ou seja, seus músculos.

Frutas

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Em especial, coma frutas que auxiliem na digestão, como a maçã, o abacaxi, melancia ou a pera. Essas três frutas são uma perfeita alimentação para ciclista, que fornece vitaminas e também líquidos para hidratar o organismo depois do esforço.

Legumes e verduras

Os legumes e verduras contém diversos nutrientes, como o ferro, selênio, vitaminas, fibras, cálcio, entre outras. Todas essenciais para a recomposição do tecido muscular e também para a reparação dos nutrientes e sais perdidos no suor.

Escolha de preferência legumes e verduras grelhadas ou no vapor, que são mais saudáveis, e evite frituras, que podem causar indigestão por causa do óleo.

Carne

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A proteínas derivadas da carne são fundamentais para que você recomponha os seus músculos, fazendo com que sua estrutura fique ainda mais resistente para as próximas provas.

Prefira frango, que é rico em proteína e, se você for de carne bovina ou suína, apenas modere o consumo, já que esses alimentos em excesso causam indigestão.

Ovos

Os ovos são uma alimentação para ciclista melhorar sua performance a cada treino e prova de MTB. Esses alimentos têm albumina, uma proteína que ajuda na rápida recuperação muscular. Consuma até dois ovos cozidos depois do pedal, para garantir a recuperação na medida.

Se você sentiu cansaço ou não teve energia para completar a última competição, ou ainda vai fazer sua primeira prova de mountain bike, agora pode relaxar. Com essa alimentação para ciclista, não há como faltar energia antes e durante o percurso, e você vai se recuperar rápido depois do pedal.

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