Fazer a manutenção na própria bike é, além de necessária para prevenir acidentes e garantir pedais melhores, é uma terapia para muitos ciclistas. Mas para dar uma geral na máquina é preciso um bom jogo de ferramentas para ter em casa, não é mesmo? Conheça um ferramental completo que dá conta de você revisar a bicicleta neste artigo!

Além de ferramentas para levar durante a pedalada, é preciso ter uma série de equipamentos específicos para bike para garantir uma boa revisão nela, em casa. O jogo básico inclui materiais de oficinas profissionais, mas que qualquer ciclista pode aprender a usar sem dificuldades para mexer em sua própria magrela.

Com um pouco de prática e os equipamentos certos na mão, é possível ser um ótimo mecânico de bicicletas. Confira todas as ferramentas para ter em casa e garanta a bike sempre preparada para pedalar!

Ferramentas para ter em casa e garantir manutenções completas

Chaves Philips

Um jogo de chave Philips é essencial para fazer reparos rápidos em câmbios e trocadores de marchas que usam parafusos desse tipo.

Estas chaves também são perfeitas para a instalação de acessórios e equipamentos na bike, como um suporte de cadeado, ótimo item para prevenir o roubo de bike!

Chaves de fenda

As chaves de fenda complementam o trabalho das chaves Philips, e resolvem a instalação de qualquer acessório na bicicleta que use um parafuso de fenda.

Duas ou três chaves deste perfil, de medidas finas e largas, são o suficiente para ter em casa e fuçar na bike com tranquilidade!

Extratores de pedivela e movimento central

O extrator de pedivela é uma das ferramentas para ter em casa que garante a instalação e retirada da peça, para lubrificações, troca e reparos.

Junto à chave, o extrator de movimento central faz o par perfeito para manutenções nesta área da bike. Depois de pedais na chuva e na lama, esta é uma das partes que mais sofre com a sujeira, e ter as chaves é essencial na hora de remover as peças para limpá-las!

Chaves Allen

As chaves Allen devem ser companheiras de qualquer pedal, e também dentro de casa. Elas são usadas para instalar praticamente todas as peças da bicicleta, desde o guidão ao câmbio traseiro!

Dê preferência para as chaves de aço e com cabo longo, assim você consegue ter uma alavanca maior, além de resistente, para peças que exigem apertos mais fortes.

Chaves Torx

As chaves Torx são diferenciadas ferramentas para ter em casa, por seu formato de estrela de seis pontas.

Elas servem muito bem para minúsculos parafusos da tampa de trocadores de marchas, que são neste padrão na maior parte dos modelos. Por vezes outras peças podem exigir o uso de uma torx, e ter uma na mão vai ser um alívio na hora do conserto!

Chaves de boca

As chaves de boca são muito úteis para ciclistas que ainda temem o uso de blocagens por causa do roubo de bicicleta. O motivo é de usarem eixos com rosca é de que há gente que rouba peças com blocagem, que são fáceis de retirar.

Porém, há ainda quem tenha uma bike mais simples, de uso urbano, que geralmente usa os eixos com porca. Seja em qualquer situação que tenha estas peças em comum, ter um jogo de chave de boca do número 8 ao 18 em casa, vale muito a pena!

Chave de pino de corrente

Se você ficou com medo de ter sua bicicleta roubada depois que a corrente quebrou no pedal, e fez com que você voltasse a pé para casa, é porque não tinha essa chave!

O extrator de pinto de corrente serve para consertar a corrente nesses momentos de apuros, no meio da trilha ou da estrada. Além disso, esta chave é usada para instalar uma corrente nova também.

Além da ajuda da chave, você também deve ter na mão um pino de corrente novo compatível com o número de velocidades — 7v, 8v, 9v, 10v, 11v, ou 12v!

Chave de pedal

Retirar e instalar pedais na bike exige uma ferramenta feita que se encaixa na área estreita entre o braço do pedivela e o pedal, sem causar danos!

Por isso elas são finas e têm uma leve curva próxima da cabeça, e ainda servem em praticamente qualquer bike!

Um jogo de ferramentas para ter em casa facilita revisões mais avançadas, além de fazer você aprender mais sobre a refinada mecânica das bicicletas. Afinal, nada melhor do que o próprio dono da bike para deixá-la do jeito que ele gosta!

Já que você se interessa por mecânica de bikes, que tal se aprofundar de vez no assunto? Baixe o ebook da Bike Registrada e aprenda a fazer a manutenção completa na sua bicicleta!