Deixar a bicicleta bem lavada e perfeita para os próximos pedais exige alguns cuidados, a começar pelos materiais usados na lavagem. Além de facilitar a tarefa, os itens para lavar a bike em casa são feitos especificamente para esse uso, e conservam as peças e pintura muito mais.

A lavagem de bicicleta é parte das manutenções preventivas, e por isso tem suas ferramentas certas para ser feita. Cada componente da bike demanda um cuidado especial com itens próprios para o serviço.

Confira o artigo e descubra os itens essenciais para lavar a bike em casa que você deve ter!

Itens para lavar a bike em casa com muita facilidade

Limpador de corrente

A corrente e toda a transmissão são algumas das peças mais delicadas das bicicletas, e precisam ser cuidadas com o máximo de atenção para “não darem pau”.

O limpador de corrente é uma máquina feita especialmente para dar essa geral na peça. A máquina possui escovas dentro de um compartimento fechado com água e produtos de limpeza. Basta girar algumas vezes o pedivela, com a corrente por dentro do limpador, para ela ficar limpa.

Essa máquina é comprada pronta, de marcas como Park Tool, Finish Line e Ice Toolz, que seguem padrões bastante parecidos em formato.

Desengraxante

O desengraxante é essencial para fazer parte do seu kit de itens para lavar bike em casa. Assim como seu nome explica, o produto é feito para remover toda a sujeira que fica grudada na bike, especialmente no sistema de marchas.

Também conhecido como bike wash, esse item vem em embalagens tipo borrifador, para ser usado com moderação, já que seu poder de remover a sujeira é alto. É só borrifar um pouco nas peças que sofrem mais com a sujeira, deixar o líquido agir por alguns minutos, e depois mandar água e lavar a área.

Escovas

Esses serão seus itens parceiros para lavar locais de difícil acesso, como o cassete, coroas do pedivela e câmbio dianteiro.

Existem kits de escovas vendidas em bike shops, feitas de materiais resistentes e de alta durabilidade. Porém, você também pode usar escovas ou pincéis de cerdas duras, que eles servem tão bem quanto.

Também use esses itens antes da lavagem para tirar a sujeira, e o barro — em mountain bikes, gravel etc. Assim você evita o chão enlameado na hora de lavar a bicicleta em casa.

Luva de limpeza

Não hesite em se proteger na hora de lavar a bike em casa. Use luvas de limpeza para a lavagem, assim suas mãos — regiões muito sensíveis do corpo — ficarão longe de machucados.

As bicicletas possuem armadilhas como os dentes do pedivela, e pontas de cabo de aço desfiadas e sem proteção. Essas partes cortam as mãos com facilidade, e usar luvas de borracha vai protegê-las, além de mantê-las limpas ao final do jato na bike.

Espuma macia

Para passar a água com detergente ou um produto próprio para limpeza de bikes, separe uma espuma macia. Ela pode ser parecida com aquelas de lavar louça, mas sem a parte abrasiva, para não deixar o quadro ou outra peça, foscos.

É possível encontrar boas espumas em lojas de materiais de construção, ou de artigos gerais para casa. Prefira as de tamanho grande, que limpam melhor além de durarem por mais tempo.

Panos

Na falta de um jato de ar — comum em oficinas de bike —, o pano é a solução para a secagem da magrela. Não pense que basta você deixar a bicicleta no sol que ela vai ficar 100% seca, por isso reforçamos o uso de panos depois da lavagem.

Pode ser aquela sua camiseta velha e com furos, ou um tecido comprado daqueles vendedores que batem de porta em porta. O que importa é reservar pelo menos dois paninhos só para a bike.

Secar a bike depois da lavagem evita ferrugem, e também a poeira grudando na bicicleta depois de limpa.

Com esses itens para lavar a bike em casa você pode ficar muito seguro que sua lavagem será 50% boa. Os outros 50% ficam com você, afinal, não basta ter os produtos certos quando não se faz uma lavagem de maneira adequada!

Quer saber qual é o melhor jeito de lavar sua bicicleta? Confira nosso post com 7 dicas para lavar a bike em casa!