Você já viu que tem uma ciclovia na cidade ou mesmo um caminho que é seguro para você ir de bicicleta para trabalhar? Então, é preciso se equipar para fazer o trajeto de ida e volta numa boa, poupar sua grana e garantir esse treino extra na semana.

Já não é mais novidade que muitas cidades brasileiras ganharam ciclovias nos últimos anos. Com isso, ficou mais fácil e seguro ir de bicicleta para trabalhar e deixar o carro na garagem ou abandonar o transporte público. Só que é preciso se preparar com vários equipamentos para fazer o percurso com a garantia de segurança.

Neste post, você vai conferir tudo o que é essencial para ir de bike ao trabalho e voltar para casa, diariamente, sem passar apertos!

Use roupas leves para ir de bicicleta para trabalhar

Não rola chegar ao trampo com a camisa encharcada de suor, e ter de encarar uma reunião com o cliente ou a equipe, logo cedo. Por isso, invista em roupas de tecidos leves e na clássica bermuda de ciclismo.

Você pode usar essa bermuda por baixo de outra, ou se tiver um trocador no seu emprego, pode ir vestido com ela e se trocar por lá.

Invista em um alforje espaçoso

Tudo o que você leva ao trabalho, na mochila nas costas, deve ser transferido para um bom par de alforjes. Procure modelos que comportem as roupas, aparatos, marmita e tudo o mais que você leva ao trabalho.

Ainda, há modelos que são bolsas com alça de ombro ou mesmo para carregar segurando com as mãos, muito fáceis de remover e instalar no bagageiro.

Tenha um bagageiro resistente

Sem um bagageiro, ir de bicicleta para trabalhar fica muito mais difícil. Portanto, invista em modelos traseiros, que aguentam mais peso, para carregar os seus alforjes e aliviar a barra de carregar peso nas costas. Afinal, mochila no pedal faz você suar muito.

Coloque paralamas nas duas rodas

É inevitável, a chuva aparece hora ou outra. Você pode ir pela manhã ao trabalho, e o clima ter muito sol, mas na hora da saída, a chuva pode te pegar no meio do caminho.

Então, faz parte dos acessórios de um ciclista urbano usar paralamas. Eles protegem a sua roupa e a bicicleta de ficarem cheios de sujeira que as rodas jogam do chão molhado. Lembre-se de usar um modelo compatível com a sua bike.

Não abra mão de um cadeado

Mesmo que você diga que conhece todo mundo da firma, o local é pequeno e tem estacionamento fácil, sempre use o cadeado. Esse item de segurança evita o roubo de bike e mantém você com a cabeça mais tranquila para trabalhar.

Ainda, se você quiser garantir mais tranquilidade para ir de bike ao trabalho todo dia, invista em um seguro de bike também. Afinal, já que vai usar a bike com frequência, é bom se prevenir para andar por todos os cantos.

Ir de bike ao trabalho, com capa de chuva, de bicicleta para trabalhar

Instale um kit de iluminação potente

Você pega na labuta de manhã e só sai de lá quando o dia escurece? É preciso usar a iluminação nos dois casos. O kit de luzes dianteira e traseira serve para sinalizar motoristas e qualquer um, que você está nas vias.

Sempre use o capacete de ciclismo

Acessório “básico do básico” para ir de bicicleta para trabalhar, o capacete é o seu protetor nas estradas e ruas. Portanto, invista em um modelo resistente e do estilo que você curte.

Reserve espaço para uma capa de chuva

Se a chuva aparecer no meio do caminho e você estiver pedalando com a roupa de trabalho, é preciso se proteger para chegar limpo. Então, a capa de chuva é necessária — veja modelos que você pode compactar e guardar dentro no bolso.

Separe os itens de higiene pessoal

Esses itens valem para quando a empresa em que você trabalha oferece banheiros para a galera que vai pedalando tomar uma ducha. Então, sabonete, shampoo, desodorante e tudo o que for preciso para ficar limpo depois de ir de bicicleta para trabalhar, entram aqui.

Proteja seus pneus com fita antifuro e selante

Você não quer parar no meio do caminho para trocar uma câmara que furou, porque isso vai te atrasar e sujar. Então, instale um par de fitas antifuro nos pneus e coloque selante — vale para rodas com e sem câmara.

Você não ficará 100% livre de furos, mas vai garantir proteção em dobro contra eles, além de chegar sempre no horário.

Como dica final, não se esqueça de sempre manter a manutenção da bike em dia, para garantir tudo funcionando perfeitamente. Assim como um carro, ela precisará ir à oficina e trocar algumas peças, de tempos em tempos.

Portanto, programe-se com antecedência para não ir de bicicleta para trabalhar por alguns dias, enquanto a magrela fica na oficina. Depois que ela estiver pronta, você voltará com tudo para ir pedalando de casa ao serviço.

Gostou do conteúdo? Então veja nosso post sobre ferramentas essenciais para se usar toda vez que for pedalar!