Ter na mão algumas ferramentas para bike é essencial na hora de fazer um reparo no meio do pedal. Além dos clássicos pneus furados, ajustes nos câmbios e freios elas são necessárias para garantir pedaladas seguras. Então confira agora quais são os equipamentos básicos você deve levar toda vez que for pedalar.

Não importa se a sua bike tem peças simples ou tops de linha, tanto antes de sair para o pedal quanto durante, é preciso fazer ajustes com frequência. E um kit essencial que vai garantir tranquilidade a você. Se algum problema aparecer você terá como reparar ‘peças-chave’ da bicicleta.

Pneus, rodas, câmbios, e freios, são peças que sofrem com o uso, e frequentemente dão dor de cabeça se ficarem sem manutenção. Por isso você deve ter um kit de ferramentas básico que resolva os problemas principalmente destas peças.

Ferramentas para bike para levar em qualquer pedal

Kit multiferramentas

É uma espécie de canivete suíço com múltiplas chaves, e para a bike, este kit deve ter algumas ferramentas específicas. São elas: chaves Allen de diversas medidas, Philips, fenda, e a torx — parecida com a Allen, mas com formato de estrela na ponta.

Com este kit, freios e câmbios podem ser regulados e desinstalados numa boa. Além disso, o uso de parafusos Allen é padrão nas bikes hoje, e ajustes no selim, mesa, guidão, e outras peças podem ser feitos com este kit também!

Chave inglesa

Para quem já conta com os sistemas de blocagens na bike é fácil tirar uma roda, mas e para quem não tem? A chave inglesa serve para as bicicletas que têm o sistema de eixo e porca, que é usado em muitas rodas, e blocagens de selim.

Como cada bike usa uma medida, o ideal é ter uma chave inglesa separada, mas também esta peça faz parte de alguns kits multiferramentas. Isso facilita muito o seu transporte e, neste caso, veja se a medida da chave serve para a sua bicicleta antes de comprar a ferramenta!

Espátulas

As espátulas são ótimas aliadas na hora de reparar pneus e câmaras furadas. Retirar um pneu de uma roda não é uma tarefa simples em alguns modelos de pneus e aros. A espátula resolve isso.

Há modelos de aço, mais pesados, e também de nylon, muito rígidos e leves. Tanto um como o outro podem ser utilizados, e cabe a você a escolha do que é melhor pra sua bike. Não se esqueça de que as espátulas devem ser usadas sempre em par, porque com uma só, o serviço vai ser complicado!

Bomba de ar

A bomba de ar é um dos itens mais preciosos num kit de ferramentas para bike, porque sem ela, seus pneus vão ficar vazios, e seu passeio furado!

Estamos falando de um kit de ferramentas para bike para levar aos pedais, então você deve buscar uma bomba de ar compacta. Portanto ela deve ter suporte para quadro, caber em sua mochila, camisa, ou alforjes.

No mercado há diversos modelos, então busque uma que inspire confiança e não seja feita de um material que pareça frágil!

Kit remendo

Dentro das ferramentas para bike, o kit remendo não pode faltar. Os remendos funcionam para tampar pequenos furos — que sempre acontecem — na câmara. O kit ideal possui remendo, cola, e lixa, já que é necessário lixar o local do furo antes de remendá-lo. Você pode optar entre dois tipos de kit remendo: com cola ou a seco.

O remendo com cola acompanha uma cola, que pode vir no kit ou não, para passar no local do furo antes de remendá-lo. É eficiente e garante o serviço há décadas!

Já o remendo a seco leva a vantagem de tampar o furo sem o uso de cola, porque já vem com uma cola adesiva nele. Este segundo modelo protege você do imprevisto de o tubo de cola estourar!

Câmara de ar

Se o furo na câmara for tão grande a ponto de o remendo não cobrir, o jeito é trocá-la mesmo! Esse item deve ser da mesma medida da câmara que você já usa, afinal, os seus pneus continuarão os mesmos depois da troca.

Busque marcas confiáveis e que você sinta a resistência do material na mão, além de ter uma válvula de boa qualidade. E sempre leve no mínimo uma em seus passeios, e para se garantir em pedais longos, duas!

Para levar o seu kit de ferramentas para bike, tenha também uma bolsa, que pode ser de selim, ou de quadro. Além de levar a garantia de um pedal tranquilo dentro delas, você pode guardar seus documentos, celular e o salvador de perrengues, dinheiro!

Na hora de montar o seu kit de ferramentas para bike, pesquise todos estes itens e veja quais são os benefícios que cada marca oferece. Que tal começar a fazer o seu kit pela bomba de ar? Leia nosso artigo especial sobre este item e escolha a melhor para seus pedais!