Qual biker que nunca teve o receio de sair com sua bicicleta para um pedal e ser roubado? Os furtos de bike no Brasil são um dos maiores medos dos ciclistas. Mas mesmo no cenário de insegurança pública que todos os ciclistas vivem, é possível tomar algumas medidas para ter mais tranquilidade.

Quer saber como? Leia esse artigo e veja várias dicas para se proteger dos furtos de bike no Brasil.

Pesquise as áreas em que há mais furtos de bike no Brasil

Uma dica bem importante é pesquisar em grupos de redes sociais e pela web, quais são os locais com os maiores índices de furtos de bike no Brasil.

No site Bicicletas Roubadas, é possível ver os rankings das cidades do país, com seus respectivos números de furtos e roubos. Dê uma olhada!

Há muitos furtos de bike no Brasil, em locais públicos, então use cadeados

Pedalar em um parque no final de semana é muito legal, mas se você quiser deixar a bike parada pra fazer uma caminhada, deve protegê-la bem!

vários modelos de cadeados no mercado. As diferenças de cada produto estão no material e tipo de fechadura. Alguns são de chave, outros de código, e há opções de fechaduras seladas – tipo blindadas.

Para não ser mais um número na estatística de furtos de bike no Brasil, use os mais reforçados, independente do valor da sua bike. E se você achar conveniente, use mais de um cadeado!

Os bicicletários públicos também não são muito seguros, então use cadeados na hora de estacionar a bike em algum desses locais.

O modo como você trava sua bicicleta também conta, então o jeito é passar de forma que as rodas e pedivela fiquem bem travados. Com essa dificuldade, o ladrão vai desistir!

Registre sua bike e use o selo de segurança

Combinar o uso do registro nacional de bikes e o selo do Bike Registrada é uma ótima maneira de recuperar a bike, e também de evitar um furto!

Com o selo aparente a bicicleta fica sinalizada que está registrada. Além disso, assim que o dono souber que foi furtada, ele já pode acionar o alerta de roubo. A bike será facilmente identificada por outros ciclistas, por lojistas ou órgãos de segurança do Estado.

O serviço abrange esse tipo de ocorrência como uma precaução tanto para o antes como o depois do furto!

Guarde a bike em locais pouco aparentes

Deixar a bike em casa é ótimo, mas só se ela estiver bem guardada! Na hora de guardar a bike dentro de casa, procure por locais em que ela fique mais escondida. Colocar a bicicleta em uma garagem ou área externa só vai facilitar o furto dela.

Além de não expor a bicicleta a olhos indesejados, você evita também deixar a bike em lugares que podem pegar chuva!

Deixe a bike no bicicletário do prédio ou em seu apartamento

Se você mora em prédio, provavelmente soube da notícia da construção do bicicletário no condomínio. Mas tome alguns cuidados para deixar a bike lá também!

Procure usar sempre o mesmo espaço e coloque a bike na mesma posição. Esses são modos de saber se alguém andou tentando retirar a bike do lugar, em caso de ‘minha bike não estava desse jeito da última vez…’. Sacou?

Trave a bicicleta com cadeados também. Há muitos casos de furtos de bike no Brasil, mesmo em bicicletários de condomínios.

E se você não confia no espaço, use o elevador de serviços e guarde sua bike dentro do seu apartamento mesmo. Você vai ficar seguro e o ambiente bem decorado!

Disfarce sua bike (se quiser!)

Em último caso, e o mais evitado por causa da descaracterização da bike, está o ‘disfarce da bicicleta’.

Alguns ciclistas optam por colocar fita adesiva na bike, de forma que a marca e outras partes com cores e indicações de modelo, fiquem escondidas.

Isso faz com que sua bike fique mais neutra no meio de outras, e passe despercebida. Mas pode deixá-la sem aquele visual bonito que ela tem.

Além de todas as dicas, você também pode recorrer ao seguro de bicicleta. Esse é um investimento necessário para se proteger dos furtos de bike no Brasil, além de roubos e acidentes. Assim você estará 100% protegido.

O Bike Registrada acaba de colocar na ativa um novo seguro, que é o mais barato do Brasil. Para conhecer os planos e condições – que são bem versáteis! – entre em contato com a gente!