Competir exige além de bike preparada, corpo e mente em equilíbrio e reforçados para superar o desafio. Por isso, a preparação para competições começa muito antes da data da prova, e requer dedicação e foco.

Não é preciso uma bike de última geração para competir, mas o seu preparo deve ser avançado. Na “hora do vamos ver”, seja você um iniciante nas provas de MTB ou ciclismo de estrada, todo milésimo de segundo dedicado à preparação faz sentido no trajeto.

Confira dicas essenciais de como fazer uma boa preparação para competições no asfalto ou na lama!

Faça a preparação para competições a partir do tipo de prova

A escolha do tipo de prova deve ser coerente com o seu nível no ciclismo e na modalidade desejada.

Muitos ciclistas se saem melhor em provas de longa duração, já outros atingem maior desempenho em circuitos curtos. Entender como o seu corpo reage frente a diferentes tipos de pedais é uma maneira de escolher melhor o perfil da prova.

Se você contar com um treinador nessa hora, ele poderá ajudá-lo, por meio de testes, a definir qual é o seu biotipo de ciclista. Assim ficará fácil explorar melhor o seu potencial na bike.

Tenha um plano de treinos

Estabelecer um plano de treinos é como definir sua agenda de trabalho mensal, e aqui você deve pensar em atingir objetivos práticos a longo prazo, como numa carreira.

Foque em equilibrar treinos de longa duração, intervalados, de giro, de subida e outros, com o objetivo de criar resistência para diferentes situações na prova. Além de treinar na bike, praticar outras atividades como musculação, crossfit, natação e corrida também auxilia na preparação para competições.

Comece a fazer seus treinos no mínimo dois meses antes da competição, assim sua musculatura e mentalidade ficarão acostumadas para pedais intensos.

Invista bastante na alimentação

A alimentação e suplementação também são partes do programa de preparação para competições, e determinam muito de sua força e recuperação muscular.

Assim como o cronograma de treinos, sua alimentação deve ser regrada em tipos, quantidades e horários para ser feita. Aposte em alimentos ricos em carboidratos, para dar muita energia ao corpo para os treinos, e também em comidas com bastante proteína.

Para manter o organismo sempre funcionando “redondo”, beba bastante água, principalmente no calor. O líquido é responsável por ajudar na absorção de vitaminas e nutrientes dos alimentos.

Invista também em sucos naturais, vitaminas e nos suplementos antes e depois dos treinos.

Reforce seu psicológico

A parte psicológica é fundamental no mundo esportivo. Além do ciclismo ser um esporte altamente físico ele também é mental, e exige bastante do seu raciocínio.

Fora a alimentação, que é fator-chave para se raciocinar bem, ter atividades paralelas aos treinos como forma de manter a cabeça ativa ajuda muito.

Algumas atividades que reforçam o foco e relaxam a mente são a leitura, conversar com familiares e amigos que tragam confiança, e também passear pela natureza. Outro recurso também muito usado por qualquer esportista é manter o lado espiritual e religioso constantemente, seja indo às igrejas ou meditando.

Cercar-se de recursos que tragam tranquilidade e segurança são estratégias que elevam a força de vontade e superação, muito exigidas em competições.

Prepare seus equipamentos

Com equipamentos adequados, mesmo que simples, é possível participar de competições até de alto nível. Claro que, com uma bike top de linha seu desempenho melhora, porém, isso não faz com que você tenha que ter uma bicicleta assim.

Garantir a manutenção da bike, e trocar qualquer peça que provavelmente vai “dar pau” nos próximos pedais deve ser regra. Além da segurança para você não sofrer nenhum acidente causado pelo equipamento, isso garante que a máquina funcione no extremo.

Além do conjunto da bike, você deve investir em kit de ferramentas; reparo de pneus; câmaras reservas, garrafa, ciclocomputador, GPS (se precisar) etc.

O arsenal básico para enfrentar uma prova também exige roupa confortável e adequada para o esporte.

Toda a preparação para competições deve ser feita sempre com antecedência. Assim você pode testar com tranquilidade todas as ferramentas, roupas, bike e tudo o mais que tiver que levar para o tão aguardado dia.

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