Não há nada melhor do que sair da rotina e poder fazer aquilo que gostamos em paz, sem nenhum compromisso ou obrigação na cabeça. Quem pedala com frequência certamente sabe disso, pois costuma se entregar à atividade por completo, e não vê a hora de poder estar de novo sobre a bicicleta.

A busca por novos roteiros também faz parte. Afinal, andar de bike sempre nos mesmos lugares e situações pode se tornar cansativo com o tempo. Às vezes vem a vontade de se aventurar um pouco mais e encarar outros desafios.

Sendo assim, separamos algumas dicas para que você possa pedalar com segurança, mas sem deixar de sentir o sabor irresistível da adrenalina. Confira!

Na chuva

Embora sejamos educados desde cedo a nutrir uma certa repulsa à água da chuva, ela pode ser bastante atraente para o ciclismo.

Contudo, cuidados específicos devem ser tomados para que você aproveite ao máximo a sensação e não tenha nenhum problema em seu trajeto.

Aqui vão algumas dicas de segurança:

  • mantenha os pés sempre secos para evitar que você derrape, caso perca o controle dos pedais;
  • utilize luvas e capas;
  • tenha consigo uma mochila que seja resistente e esteja bem protegida, assim, você poderá guardar uma roupa extra nela.

​Em longas distâncias

Qual ciclista não deseja uma oportunidade de poder se dedicar horas, talvez dias ou meses, àquilo que mais gosta, não é mesmo?

Andar por uma longa distância pode trazer grande satisfação por ser extremamente desafiador. No entanto, requer atenção para inúmeros aspectos:

  • saiba a hora de parar e descansar — não há nenhum demérito nisso e é essencial para que você consiga continuar a viagem;
  • carregue alimentos e líquidos consigo, mas sem exagerar no volume e no peso;
  • tenha uma rota bem traçada e leve um mapa, seja ele digital ou analógico, na mochila;
  • caso esteja com dificuldades de localização, busque por informações;
  • revise bem todos os acessórios e os equipamentos antes de sair;
  • use filtro solar sempre e repelente de mosquitos, dependendo da região.

No frio

Lidar com as baixas temperaturas ao andar de bike é totalmente possível, basta ter um cuidado especial com a alimentação prévia, que deverá ser planejada.

Ademais, recomenda-se a utilização de uma roupa adequada, que seja suficientemente quente, mas tenha a leveza necessária para permitir que o corpo transpire. Fazer um bom aquecimento antes de começar também é imprescindível.

Em grandes subidas

Quem gosta de lidar com ladeiras impossíveis e até mesmo montanhas precisa que a bicicleta esteja em pleno estado de conservação.

Vale frisar que uma preparação muscular reforçada, aliada a uma boa técnica de respiração, faz muita diferença. E não se esqueça de cuidar da postura!

Pedalar com segurança sozinho

Se você for encarar qualquer situação extrema, mas estiver sem companhia para o trajeto, é preciso informar família e amigos de seus planos.

Além disso, fique atento aos locais onde você para, seja para descansar, comer ou fazer pequenos ajustes na bicicleta.

É estimulante se entregar às novas descobertas e vivenciar momentos únicos. Ainda assim, é possível experimentar as aventuras mais radicais sem abdicar da necessidade importantíssima de pedalar com segurança, certo?

Achou estas dicas relevantes? Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem mais informados sobre o assunto