Um treino entre amigos é programação certa de um ciclista de estrada para o final de semana. E para deixar o pedal ainda mais divertido e desafiador, é possível incrementar disputas. Conheça agora 4 desafios para ciclistas, que vão descontrair os treinos com os amigos!

1. Comece nos desafios para ciclistas, com uma disputa equilibrada

Na turma do pedal, sempre há alguns ciclistas que se destacam por sua grande performance nas subidas. E esse jogo é ideal para testar como eles são bons nisso!

Dos desafios para ciclistas, essa opção traz duas boas características: colocar em vantagem os ciclistas mais lentos em subidas; e desafiar ao máximo quem já é bom.

Escolha uma estrada íngreme e com um grau de dificuldade de leve a moderado. Assim que os ciclistas mais lentos na subida saírem na frente, marque um tempo mínimo para os ciclistas ‘escaladores’ começarem a subir.

O divertido é que os primeiros a saírem também vão se esforçar para não deixarem que os outros os ultrapassem. Vence aquele que chegar ao topo primeiro, mas o treino de subida fica equilibrado pra todos!

2. Use a ‘marcha da vovó’

Se usar a marcha mais leve é motivo de piada, nesse jogo ela é motivo de vitória! Em algum ponto do treino o pelotão vai começar a fazer o sprint, aquela arrancada brusca com alto giro.

A ‘marcha da vovó’ vai servir para colocar à prova quem aguenta fazer esse mesmo sprint, na relação mais leve. Ou seja, a corrente deve ficar na menor coroa do pedivela, e no maior cog do cassete.

Com o pelotão ajustado nessa relação de marchas, é hora de começar a diversão. Vai ser muito engraçado ver que todos estão girando a altas rotações, mas ganham pouca velocidade.

A ideia desse jogo é treinar o giro rápido, a cadência em menor velocidade, e preparar as pernas e fôlego para momentos que demandam explosão de energia.

Esse não é um dos desafios para ciclistas mais fáceis, já que é um treino de muita intensidade. E aqui sai na vantagem quem usar sapatilhas e pedais de clipe. Já imaginou se o seu pé escapa em alta velocidade?

3. Vá o mais longe sem pedalar

Esse aqui é o teste para aprender a como cortar melhor o vento! Escolha um local em que você e sua turma já estejam acostumados a pedalar. Mas esse lugar deve ter obrigatoriamente uma grande subida seguida de uma longa descida.

Depois que todos subirem a estrada, é hora de colocar a competição em prática. Com todos alinhados lado a lado e espaçados para manter a segurança, a descida deve começar sem pedalar. Quem chegar mais longe ganha a corrida.

Vale ficar em qualquer posição para ganhar mais velocidade e se manter à frente; a única restrição é pedalar.  Quem está acima do peso sai na vantagem, já que consegue ganhar mais velocidade em descidas. O perfil do quadro, aros e os cubos também influenciam muito no ganho de velocidade.

Nessa brincadeira fique sempre com as mãos nos freios em caso de algum imprevisto acontecer na sua frente, já que você estará em alta velocidade!

4. Encare o desafio das coroas maiores

Esteja com a manutenção da bike perfeita para fazer esse que é um dos desafios para ciclistas mais malucos! Novamente você deve escolher um lugar mais conhecido por você e pelo pessoal do treino, que deve ter uma subida leve e bem longa.

Para fazer essa subida, você e seus amigos devem deixar as marchas posicionadas na coroa maior do pedivela, e no menor cog do cassete.

Não se preocupe que o seu câmbio ou corrente não vão quebrar, já as bikes de estrada são preparadas para usar esse perfil de relação. Além disso, a escolha da subida leve é para não fazer tanta força no pedal. O divertido desse jogo está no fato de que todos estarão fazendo forças muito parecidas.

Esse jogo é ótimo para treinar a resistência de subir numa marcha mais pesada, já que se usa a maior coroa do pedivela, que geralmente tem no mínimo 50 dentes. Vence quem chegar primeiro ao final da subida.

Essas compedições entre amigos podem proporcionar mais descontração ao pedal, e ainda assim, testar o desempenho de todos. Unir estratégia, a bike certa e treinamento, é a mistura perfeita para vencer esses desafios.

Já pensou qual desses desafios para ciclistas vai ser o escolhido para o próximo pedal com sua turma? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais e já avise seus amigos!